quarta-feira, 27 de julho de 2011

APENAS NA LÍNGUA PORTUGUESA

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APENAS NA LÍNGUA PORTUGUESA: "
edro Paulo Pereira Pinto, pequeno pintor Português, pintava portas, paredes, portais. Porém, pediu para parar porque preferiu pintar Panfletos. Partindo para Piracicaba, pintou prateleiras para poder progredir.

Posteriormente, partiu para Pirapora. Pernoitando, prosseguiu para Paranavaí, pois pretendia praticar pinturas para pessoas pobres. Porém, pouco praticou, porque Padre Paulo pediu para pintar panelas, porém posteriormente pintou pratos para poder pagar promessas. Pálido, porém personalizado, preferiu partir para Portugal para pedir permissão para papai para permanecer praticando pinturas, preferindo, portanto, Paris.

Partindo para Paris, passou pelos Pirineus, pois pretendia pintá-los. Pareciam plácidos, porém, pesaroso, percebeu penhascos pedregosos, preferindo pintá-los parcialmente, pois perigosas pedras pareciam precipitar-se, principalmente pelo Pico, porque pastores passavam pelas picadas para pedirem pousada, provocando provavelmente pequenas perfurações, pois, pelo passo percorriam, permanentemente, possantes potrancas.

Pisando Paris, pediu permissão para pintar palácios pomposos, procurando pontos pitorescos, pois, para pintar pobreza, precisaria percorrer pontos perigosos, pestilentos, perniciosos, preferindo Pedro Paulo precaver-se.

Profunda privação passou Pedro Paulo. Pensava poder prosseguir pintando, porém, pretas previsões passavam pelo pensamento, provocando profundos pesares, principalmente por pretender partir prontamente para Portugal.

Povo previdente! Pensava Pedro Paulo... - Preciso partir para Portugal porque pedem para prestigiar patrícios, pintando principais portos portugueses.

Paris! Paris! Proferiu Pedro Paulo. - Parto, porém penso pintá-la permanentemente, pois pretendo progredir.

Pisando Portugal, Pedro Paulo procurou pelos pais, porém Papai Procópio partira para Província.

Pedindo provisões, partiu prontamente, pois precisava pedir permissão para Papai Procópio para prosseguir praticando pinturas. Profundamente pálido, perfez percurso percorrido pelo pai. Pedindo permissão, penetrou pelo portão principal.

Porém, Papai Procópio puxando-o pelo pescoço proferiu:

- Pediste permissão para praticar pintura, porém, praticando, pintas pior. Primo Pinduca pintou perfeitamente prima Petúnia. Porque pintas porcarias?

- Papai, - proferiu Pedro Paulo - pinto porque permitistes, porém, preferindo, poderei procurar profissão própria para poder provar perseverança, pois pretendo permanecer por Portugal.

Pegando Pedro Paulo pelo pulso, penetrou pelo patamar, procurando pelos pertences, partiu prontamente, pois pretendia pôr Pedro Paulo para praticar profissão.

Perfeito: Pedreiro!

Passando pela ponte precisaram pescar para poderem prosseguir peregrinando. Primeiro, pegaram peixes pequenos, porém, passando pouco prazo, pegaram pacus, piaus, piabas, piaparas, pirarucus. Partiram pela picada próxima, pois pretendiam pernoitar pertinho, para procurar primo Péricles primeiro. Pisando por pedras pontudas, Papai Procópio procurou Péricles, primo próximo, pedreiro profissional perfeito. Poucas palavras proferiram, porém prometeu pagar pequena parcela para Péricles profissionalizar Pedro Paulo.

Primeiramente Pedro Paulo pegava pedras, porém, Péricles pediu-lhe para pintar prédios, pois precisava pagar pintores práticos. Particularmente Pedro Paulo preferia pintar prédios. Pereceu pintando prédios para Péricles, pois precipitou-se pelas paredes pintadas.

Pobre Pedro Paulo pereceu pintando...

Permita-me, pois, pedir perdão pela paciência, pois pretendo parar para pensar...

Para parar preciso pensar.

Pensei. Portanto, pronto: Pararei!
E ainda há quem se ache o máximo quando consegue dizer: 'O Rato Roeu a Rica Roupa do Rei de Roma...'!
Grato a amiga Glaucielly Suze pelo envio da mensagem.

Retirado do blog sílvio-araújo.blospot.com


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TRABALHO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - CIEP ANTÔNIO CANDEIA FILHO

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TRABALHO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - CIEP ANTÔNIO CANDEIA FILHO: "
Nós, professores do PEJA II percebemos em nossas turmas, alunos com graves deficiências em leitura. Alguns sequer conseguem ler. A nossa maior preocupação era fazer com que eles acompanhassem todas as disciplinas, o que nos parecia impossível. Foi quando eu me propus a oferecer oficinas de alfabetização e letramento para estes alunos. Mas como fazer isso sem prejuízo para os alunos que não se encontram nessa situação? Pensamos, conversamos e resolvemos criar algo inovador: aqueles que não têm deficiências em relação à leitura, mas precisam de reforço em matemática, ficariam estudando com a professora da disciplina, e os demais, fariam oficinas de atividades diversificadas com os professores de geografia e ciências, sempre dentro dos projetos pedagógicos que estivermos desenvolvendo.
As oficinas têm a duração de uma hora diária e acontecem ao final da aula. Fizemos duas semanas de avaliação de português e matemática para triagem de alunos com dificuldades. As oficinas começaram e estão dando muito certo. Os professores de ciências, história e geografia trabalham em conjunto e batizaram suas oficinas de "Histo é Geo-Ciências"! Todos os professores do PEJA estão muito envolvidos, criando atividades e vibrando com os resultados. Veja imagens das oficinas:

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Brasil tem três projetos do Jornal e Educação premiados no Prêmio Mundial Jovens Leitores, da Associação Mundial de Jornais

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Brasil tem três projetos do Jornal e Educação premiados no Prêmio Mundial Jovens Leitores, da Associação Mundial de Jornais: "
Excelentes notícias para o Brasil. Temos três programas de Jornal e Educação entre vencedores do Prêmio Mundial Jovens Leitores 2011, da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA). São eles:
  • Projeto Ler e Pensar, da Gazeta do Povo (PR) ganhou o Top Prize na categoria NIE (Newspaper in Education Program - Programa Jornal e Educação). Ou seja, foi considerado o melhor projeto de Jornal e Educação do mundo este ano, entre os concorrentes;
  • Projeto A Gazeta na Sala de Aula, do jornal A Gazeta (ES), ganhou a Commend também na categoria NIE, que significa um segundo lugar no prêmio, dando ao Brasil os dois prêmios mais importantes nessa categoria.
  • Projeto Vamos Ler, do Jornal da Manhã (PR), recebeu uma menção especial na categoria Mobile, por seus workshops com celular para estudantes. Não houve vencedores (1º e 2º lugares) nessa categoria.
O Prêmio Mundial Jovens Leitores, da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA) teve este ano 7 categorias (Brand, Editorial, Enduring Excellence, Making the News, Natasa Prize, Newspaper in Education, Mobile e Public Service) e 77 concorrentes de vários países do mundo, como Índia, USA,Rússia, Áustria, Equador, Portugal, Alemanha e China.

Foi a primeira vez que o Brasil enviou tantos projetos ao concurso, sete no total, sendo que desses, três foram premiados e fazem parte do grupo do Jornal e Educação.

Como coordenadora do Programa Jornal e Educação no Brasil, não poderia dar uma notícia melhor a todos que acreditam em nosso trabalho e na seriedade e competência com a qual nossos coordenadores trabalham em seus jornais. Cristiane Parente
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Festa Julina da G.O

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Festa Julina da G.O: "
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Fotos da inauguração da Unidade

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Fotos da inauguração da Unidade: "
Gente, devido as atividades na unidade não tivemos tempo de postar as fotos da nossa inauguração.
Segue aqui algumas fotos... Confira:































Pra quem tem o nosso facebook, as outras fotos já estão lá!
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Acompanhamento Pré-Natal

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Acompanhamento Pré-Natal: "

A gestação não é uma doença, e sim um processo fisiológico normal, que na grande maioria das vezes transcorre sem complicações. Esse grupo de mulheres que não apresenta complicações compõe o chamado grupo de gestações de 'baixo risco'. Porém, em alguns casos, a gestação pode já começar com problemas, ou esses surgem durante a mesma, apresentando uma possibilidade maior de evolução desfavorável tanto para a mãe quanto para a criança. São as chamadas gestações de 'alto risco'. O objetivo do pré-natal é garantir o bom andamento das gestações de baixo risco e, também, identificar adequada e precocemente quais as pacientes com maiores chances de evolução desfavorável.


A assistência pré-natal deve ser iniciada assim que a possibilidade de gravidez for considerada, geralmente devido a atraso menstrual. Quanto antes for iniciado o acompanhamento, melhores serão os resultados alcançados.

Na primeira consulta, se tem a oportunidade de realizar uma entrevista detalhada com a gestante, englobando vários aspectos. São questões a serem levantadas: os sintomas que a paciente esteja sentindo; a história de doenças no passado; detalhes sobre os ciclos menstruais, a prática sexual e o uso de métodos anticoncepcionais; gestações prévias; doenças atuais, como pressão alta, diabetes, e outras; aspectos emocionais, se a gravidez foi planejada, se está sendo bem recebida.
A partir daí, inicialmente deve-se confirmar o diagnóstico de gestação. Para isso, existem alguns sinais no exame da paciente que podem ajudar, como o aumento do útero, mudanças nas mamas, na vagina e no colo do útero. Realiza-se também um exame de sangue, para detecção de um hormônio que está presente durante a gravidez, fechando o diagnóstico.
Após confirmada a gestação, a mulher deve fazer vários exames de sangue. O objetivo é detectar qualquer alteração ou doença que possa acometer a criança ou comprometer o seu desenvolvimento no útero.

Os exames realizados, geralmente, são os seguintes:
Grupo sanguíneo e fator Rh: importante porque se a mãe for Rh negativo e a criança Rh positivo (caso o pai seja Rh positivo), pode ocorrer uma incompatibilidade sanguínea que leva à destruição das células vermelhas do feto, podendo levar à sua morte antes mesmo do nascimento.
Glicemia: para avaliação da presença de diabetes mellitus.
Anti-HIV: para detectar a infecção por esse vírus (vírus da AIDS). Isso é importante porque existem medicamentos que se utilizados de maneira correta e no momento certo podem reduzir bastante o risco de transmissão do vírus para o bebê.
Exame de sífilis: essa doença é causada por uma bactéria e pode ser transmitida ao bebê, podendo causar malformações.
Exame de toxoplasmose: doença causada por um protozoário, também pode ser transmitido ao feto e causar malformações.
Exame de rubéola: doença viral, que pode levar a abortamento e malformações graves.
Exame de urina e urocultura: para detectar infecção urinária. A ocorrência de infecção urinária, durante a gestação, pode aumentar o risco de parto prematuro e de infecções mais graves (como a renal).
Exame de hepatite B: caso a mãe seja portadora do vírus, existem condutas que reduzem a transmissão do mesmo para o bebê.
Ultra-sonografia (US): atualmente, temos observado a utilização exagerada da US durante a gestação. Às vezes nos deparamos com mulheres que realizaram mais de 4-5 exames, o que é desnecessário. Indica-se, geralmente, dois exames. Um no primeiro trimestre, entre 11 e 13 semanas de gestação, para avaliação da idade gestacional. O outro, entre 18 e 20 semanas (segundo trimestre), para avaliar a presença de malformações. A realização de exames adicionais depende da presença de condições específicas, que exijam um monitoramento mais cuidadoso, como nas gestações de alto risco.

Nas gestações de baixo risco, as consultas devem ser realizadas mensalmente até o sétimo mês de gravidez. A partir daí, a consulta deve ser a cada duas semanas até completar uma idade gestacional de 36 semanas. Depois disso, as consultas são semanais. Nas gestações de alto risco, o intervalo das consultas é menor, dependendo da necessidade de cada caso.
Em cada consulta são realizadas a entrevista e o exame físico, com palpação do abdome e determinação do tamanho do útero e a ausculta dos batimentos cardíacos fetais.

Além de todas essas abordagens já descritas, o acompanhamento pré-natal permite a avaliação de queixas comuns em gestantes, como náuseas e vômitos, constipação intestinal, queimação no estômago, inchaço e varizes nas pernas, cãibras, tonteiras, cansaço e dor nas costas. Essas queixas preocupam bastante as mulheres, e durante as consultas elas podem ter suas dúvidas esclarecidas ou receberem tratamento adequado. A orientação do uso de meia elástica também é importante para evitar o surgimento de varizes e diminuir o risco de trombose durante a gestação.
Outras questões levantadas durante o pré-natal são relativas ao uso de medicamentos. Sabemos que muitos remédios não podem ser utilizados durante a gestação, por causarem efeitos graves no feto. Assim, o acompanhamento médico é essencial para garantir que a gestante não utilize tais medicações. A vacinação com a vacina antitetânica, deve ser feita em todas as gestantes.

Como vimos, o pré-natal é de extrema importância, pois permite que a gestação seja conduzida da forma mais saudável possível. Além disso, as possíveis alterações são detectadas e tratadas precocemente, o que reduz bastante a chance de resultados desfavoráveis, protegendo a saúde da mãe e do bebê.








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