Como estudar? (IV):
Organize-se em seus estudos com estas orientações a mais que disponibilizamos:
a) REALIZE E INCENTIVE A LEITURA - A leitura é uma excelente ferramenta para que o aluno ganhe argumentos para escrever ou se expressar oralmente, melhorar seu vocabulário, estar preparado para falar dos temas da atualidade... A escola realiza programações de leitura em diferentes disciplinas, com títulos escolhidos de acordo com temas de interesse para cada ano escolar e adequados a cada faixa etária. Além destas leituras é importante que em casa as famílias motivem seus filhos a leitura, tanto de livros quanto de revistas ou jornais. Para tanto, motive-os a buscar leituras que sejam de seu interesse, como por exemplo a seção de esportes, cinema ou mesmo os quadrinhos dos jornais. No caso dos livros, há coleções e livros que tem causado entre as crianças e adolescentes um grande interesse, se seu filho demonstrar interesse, providencie para ele exemplares, isto irá motivá-lo. O exemplo da família é importantíssimo e, no caso da leitura, reforça a ideia de que ler é prazer, cultura e crescimento.
b) ESTUDAR NA VÉSPERA DAS PROVAS - O estudo antes das provas é também parte da preparação dos alunos. Não se pode deixar tudo para a última hora e, por isso, o melhor é ir se preparando desde o primeiro dia de aula, participando ativamente das aulas, realizando os exercícios e atividades propostas, fazendo os trabalhos e tarefas. O estudo na véspera das avaliações, quando isso acontece, é revisão, reforço, servindo também para tirar dúvidas, refazer exercícios. Se a programação de estudos tiver sido realizada de forma a prever pelo menos meia hora de estudos e resolução de tarefas por dia, na véspera da avaliação o que se deve fazer é a leitura atenta, o refazer ou reescrever exercícios e fórmulas, o retorno a informações e raciocínios mais elaborados e recorrentes e, durante aulas de véspera, apresentar eventuais dúvidas para os professores.
c) ESTUDAR EM GRUPO - O estudo em grupos é estimulado e de grande importância para que os alunos socializem ideias, dúvidas e, em especial, que aprendam a trabalhar com os outros. Quando forem agendados ou pedidos trabalhos e tarefas ou recomendado que os alunos se reúnam para estudar, é preciso que os grupos se organizem quanto ao tempo disponível, as atividades a serem realizadas, a divisão de funções e, no final, a compreensão do todo produzido. Como normalmente os alunos dividem as funções e acabam se encarregando cada um de uma parte destes trabalhos ou estudos, fica sempre um vácuo em sua compreensão da totalidade do que está sendo estudado. Por isso mesmo, o ideal é que quando estes trabalhos ou estudos sejam finalizados o grupo se preocupe em dividir, discutir, debater, rever as ideias no todo.
Por João Luís de Almeida Machado