terça-feira, 9 de agosto de 2011
Cartazes Alimentação Saudável
Cartazes Alimentação Saudável: "
Dia Internacional da Alfabetização
Dia Internacional da Alfabetização: "8 de Setembro é o Dia Internacional da Alfabetização! O que você vai fazer para celebrar essa data? Em 2008 vários catunistas doaram trabalhos para a Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA) para que ela pudesse, através de seus jornais associados, lembrar essa data tão importante.
Veja o vídeo abaixo e inspire-se para criar cartoons em sua escola, jornal, trabalho...e divulgar para o mundo a importância de um país alfabetizado! O Programa Jornal e Educação vai fazer a sua parte. Se você aceitar nossa sugestão e fizer esse trabalho também, manda pra gente publicar em nosso facebook, site e blog, ok?
"
PSE NSEC 06 - GRÁFICO DOS PROCEDIMENTOS AMBULATORIAIS SELECIONADOS REALIZADOS NOS CMS E NAS CLÍNICAS DE FAMÍLIAS - AP 3.3
A Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, mediante a SMSDC/SUBPAV, divulga o gráfico de evolução dos atendimentos ambulatoriais selecionados, realizados nos CMS - Centros Municipais de Saúde e nas CF - Clínicas da Família da Área Programática 3.3.
"
Portaria para o Programa de Saúde na Escola
Portaria para o Programa de Saúde na Escola: "
Hoje foi publicada uma nova portaria, seria ótimo se pudéssemos cobrar das autoridades que esse Programa de Saúde na Escola realmente funcionasse para os alunos
Veja detalhes em no site Brasilsus.
Desconhecemos se há na verdade algo de fato sendo cumprido em relação a lei que criou o PSE.
Por: Clásudia Filatro (Pró-diabéticos)
"Ler e Pensar
Ler e Pensar: "O vídeo abaixo mostra um dos momentos mais importantes do Programa Ler e Pensar, desenvolvido pelo jornal Gazeta do Povo (PR) e Instituto GRPCOM. Sempre, ao final do ano, o projeto realiza um grande evento em homenagem aos professores, com premiações, palestras e, no ano passado, o lançamento do livro do programa 'Leitura - O mundo além das palavras', que contou com artigos acadêmicos e textos de professores mostrando suas atividades de incentivo à leitura a partir do jornal.
Importante lembra que o Ler e Pensar foi o vencedor do Prêmio Mundial Jovens Leitores - 2011, da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA), na categoria Newspaper in Education (Jornal e Educação), por seu trabalho de excelência na utilização do jornal para melhorar a educação de dezenas de escolas do Paraná.
Conheça um pouquinho do evento de 2010:
"
Processo de acolhimento de bebês
Processo de acolhimento de bebês: "
Mais sobre Creche
Planos de aula
Objetivos
- Construir um ambiente de acolhimento e segurança para os bebês e suas famílias
- Estabelecer diálogos com eles e ressignificar os gestos, as ações e os sentimentos por meio da linguagem
Conteúdos
- Inclusão das famílias no processo de adaptação
- Respeito às singularidades de cada criança
Idade
Até 2 anos
Tempo estimado
Duas semanas
Material necessário
Objetos de apego dos bebês e para os cantos de atividades diversificadas, uma foto de cada criança e livros de literatura infantil
Flexibilização
Bebês com deficiência intelectual costumam apresentar um desenvolvimento mais lento que os demais. No entanto, no caso de deficiências menos severas, essas diferenças podem ser pouco notadas nos primeiros anos de vida. O bebê é capaz de desenvolver sua mobilidade (mesmo que tenha algumas limitações motoras) e também a capacidade de comunicação, embora costume apresentar dificuldades de equilíbrio e de orientação espacial. Certifique-se das limitações desta criança, respeite o ritmo de cada bebê e conte muito com a ajuda dos pais ou responsáveis para adequar os procedimentos nas situações de cuidado e de aprendizagem. Repetir atividades e oferecer objetos que façam parte do dia a dia do bebê são ações fundamentais que ajudam a criança nesse processo de acolhimento. Organizar um caderno de registros, com as evoluções e dificuldades de cada bebê em diferentes situações de aprendizagem também contribui para diagnosticar eventuais dificuldades da criança.
Desenvolvimento
1ª etapa
Leia a anamnese dos bebês ou entreviste seus familiares. Converse com eles sobre a possibilidade de uma pessoa próxima à criança acompanhar o período de adaptação e participar de situações da rotina para compartilhar formas de cuidados com o educador. Não é preciso que os pais estejam presentes. Outros responsáveis, como avós, tios e irmãos mais velhos, podem participar dos primeiros dias.
2ª etapa
No primeiro dia, acompanhe os responsáveis nas situações de cuidado, como banho, alimentação e sono, e observe procedimentos e formas de interação (a entrega do objeto de apego no momento de sono, como foi interpretado o choro etc.). Monte alguns cantos (por exemplo, com jogos de encaixe) e se aproxime dos pequenos. Depois, faça uma roda com eles e as pessoas de sua referência para despedida e transforme os gestos e as ações observados em palavras. Converse sobre as brincadeiras, os interesses e o que foi possível aprender sobre eles: João gosta de bola, Marina tem um paninho etc. Fale que novas brincadeiras serão feitas no dia seguinte. No segundo dia, organize outros cantos, com bacias com água, bonecas e livros, por exemplo. Circule e participe das situações. Oriente as pessoas que acompanham o processo a ficar no campo de visão do bebê, mas que procurem desta vez não interagir o tempo todo. No momento de trocar a fralda, a referência familiar pode ficar ao lado do educador, enquanto ele realiza o procedimento explicando à criança o que foi que aprendeu sobre ela (“Eu já sei que você adora segurar seu urso ao ser trocado. Pegue aqui”).
3ª etapa
No terceiro dia, brinque e abra espaço para a expressão de sentimentos e gestos. Procure dar sentido às ações com base nas experiências que os envolvem (“Seu bebê está com fome, José. Vamos preparar uma sopa?). As pessoas que acompanham os bebês podem se afastar do campo de visão deles. A saída deve ser comunicada às crianças. No quarto dia, mostre cantos variados. À medida que demonstrarem segurança, faça as despedidas das pessoas que os acompanham. Anuncie onde estarão (quem ainda fica na creche, quem vai tomar um café ou quem vai embora). Brinque e acolha os possíveis choros, pegando no colo, oferecendo brinquedos etc. Leia uma história.
4ª etapa
No quinto dia, componha o ambiente com os três cantos que mais atraíram no decorrer da semana. Selecione fotos dos pequenos para a composição de um painel. Nesse dia, apresente cada um, diga o nome, do que já brincou, se é sapeca, brincalhão etc. Quando os responsáveis vierem buscá-los, compartilhe esse painel na presença dos bebês e crie um contexto de conversa que demonstre o pertencimento deles à creche (“Agora esta sala é da Estela também. Olha onde fica sua foto.”). Na segunda semana, planeje os cantos com base nos interesses das crianças e no que julga pertinente para ampliar as experiências delas com o mundo — a repetição de propostas é importante.
Avaliação
Observe o comportamento dos bebês. Se possível, empreste um brinquedo às mais resistentes, diga para cuidarem bem e trazerem de volta à escola.
Formadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo.
Fonte: Revista Nova Escola
"Wagner Santisteban : "Bullying é uma forma de preconceito e descriminação que pode acabar com a autoestima da pessoa"
Wagner Santisteban : "<i>Bullying</i> é uma forma de preconceito e descriminação que pode acabar com a autoestima da pessoa": "Mesmo sem ter sofrido esse tipo de problema na adolescência, o ator sabe o quanto o bullying pode prejudicar a formação dos jovens"
Do tempo juntos à brincadeira #AlimentaçãoInfantil
Do tempo juntos à brincadeira #AlimentaçãoInfantil: "
Ontem eu postei sobre a importância de se oferecer às crianças uma oportunidade de estarem na cozinha, em companhia dos pais e/ou responsáveis, para que eles possam fazer experimentações e ganhar noções de autonomia, envolvimento e desmistificar alimentos, cheiros e sabores.
Pensando nisto, mais uma vez meu filho e eu fomos para a bancada da cozinha preparar alguns quitutes. E os favoritos, como sempre, são: cupcakes. O pequeno mexe a colher de pau, ajudando a misturar os ingredientes da massa até obter um conteúdo homogêneo (que o CJ chama de massa duma cor só) e depois ainda me ajuda a colocar, com apoio de uma conchinha, a massa nas forminhas. O momento do forno fica comigo, mas o de comer, compartilhamos novamente.
Ficam as imagens e a sugestão para o dia de hoje. Beijos.
Ah…
Outra mãe que adora cozinhar (e, mais importante, compartilhar as experiências) é a @Kitaferreira no blog Inventando com a mamãe. E dois endereços onde vocês podem encontrar dicas boas de cupcake, bolos e receitas maravilhosas para testar com os pequenos são os blogs Aqui na Cozinha e Cozinha Pequena. Valem a visita!
"
Novos parceiros da Prefeitura oferecem desconto de até 80%
Novos parceiros da Prefeitura oferecem desconto de até 80%: "
Passaram a integrar a rede de conveniados com a Prefeitura do Rio um curso de Inglês, uma instituição de ensino superior, um curso de qualificação profissional, um centro de treinamento baseado em neurociência, uma clínica odontológica, um restaurante e pousada, uma corretora de seguros, um centro de terapia complementar e um consultório de fisioterapia. As novas parcerias firmadas com organizações particulares garantem descontos de até 80% para funcionários em atividade e aposentados da Administração Direta e Indireta, bem como seus dependentes – incluindo os netos –, na aquisição de bens e serviços. | ||||
Também foi assinado termo aditivo ao contrato com uma instituição educacional para incluir o curso de técnico em enfermagem. | ||||
Conheça os novos parceiros: | ||||
Uptime: Inglês em 12 meses com 47,5% | ||||
O curso Uptime (BRT-DT Comércio de Materiais Didáticos Ltda.) oferece curso de Inglês em 12 meses, com ênfase em conversação, com isenção de taxa de matrícula, redução de 47,5% nas mensalidades – em12 parcelas com cheques pré-datados – e de 26% na aquisição de material didático (pagamento à vista). As unidades são as seguintes: | ||||
Barra da Tijuca – Shopping Downtown: Av. das Américas, 500/Bl. 6-A, cob. 309; | ||||
Centro – Rua do Rosário, 103, 2º andar; | ||||
Copacabana – Rua Siqueira Campos, 12, loja; | ||||
Niterói – Rua Lopes Trovão, 189, Icaraí | ||||
Tijuca – Rua Dr. Satamini, 69 | ||||
Informações mais completas podem ser obtidas pelos tels.: 3154-4800,7887-4576 e 9215-2300, email: edsonjr.cml@uptime.com.br ou site: www.uptime.com.br | ||||
Mackenzie Rio: graduação, extensão e pós-graduação | ||||
A Faculdade Moraes Rio – Mackenzie Rio (Instituto Presbiteriano Mackenzie) está com inscrições abertas para cursos de graduação em Direito (25% de desconto), e Administração, Ciências Contábeis, Economia e Sistemas de Informação (30%) no campus da Rua Buenos Aires, 283 – tel.: 2169-8200. | ||||
No campus da Av. Rio Branco, 277 – 3º andar, tel.: 2220-3380, há vagas para cursos de pós-graduação em Auditoria e Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças e Gestão Pública, e de extensão em várias áreas. As mensalidades são reduzidas em 20%. | ||||
Outros detalhes: www.mackenzie-rio.edu.br | ||||
Curso profissionalizante de Topografia: até 15% | ||||
A Mensural Serviços Topográficos Ltda concede desconto de 15% na matrícula e mensalidade com pagamento à vista, de 5% na matrícula e na mensalidade em caso de parcelamento, nos seguintes cursos: Profissionalizante de Topografia, Operação de GPS, Nivelamento, Locação de obra, Memorial descritivo, Interpretação de plantas, Planta de desmembramento, Planta de Loteamento, Planta de usucapião, Planta de retificação de metragem, Levantamento Topográfico, Controle de recalque, Verificação de excentricidade e Verificação de verticalidade. | ||||
Os interessados devem se dirigir à Rua Mariz e Barros, 1.001, sala 604 – Tijuca, tels.: 2569-7898 e 3872-4674. | ||||
Site: www.cursotopdata.com.br e email: cursotopdata@gmail.com | ||||
Academia Pedagógica do Cérebro: 45% em cota única | ||||
A Academia Pedagógica do Cérebro Ltda. – Rua Barão de Mesquita, 710-A, sobrado, Andaraí – desenvolve técnicas de neurociência em pacotes de aulas: | ||||
– Soroban (ábaco japonês), adição, subtração, multiplicação e divisão; | ||||
– Jogos simbólicos (coletivos e individuais) | ||||
– Dinâmicas em grupos; | ||||
– Aulas de criatividades. | ||||
O pagamento pode ser feito com redução de 45% em cota única ou de 35% nas mensalidades, à vista. | ||||
Mais informações pelos tels.: 3048-7721 e 3684-8944 ou por email: academiapedagogicadocerebro@gmail.com | ||||
Serviços de odontologia com 10% à vista | ||||
Na Clínica Escola de Odontologia Real Grandeza S/S Ltda ME; sediada na Rua Real Grandeza, 108, salas 125 e 126 – Botafogo, o tratamento está sujeito a 10% de desconto, mediante pagamento à vista. Contatos por email: eduardoajsampaio@gmail.com, tel.: 2535-7874 ou através do site: ceorg.com.br | ||||
Hospedagem em Itaipuaçu: 20% na baixa temporada | ||||
Redução de 10% nas diárias na alta temporada e em todos os pacotes de feriados prolongados, de 20% na baixa temporada e tarifa especial para grupos acima de 40 pessoas – são as condições oferecidas pelo Espelho do Mar Restaurante e Pousada Ltda., na Av. Beira Mar, lote 03, Quadra 296, Itaipuaçu, Marica. | ||||
Contatos por email: ritamaiacordovil@hotmail.com, tel.: 2638-1974 ou site: www.pousadadonavio.com | ||||
Jan Paul: seguros com 10 a 20% | ||||
A Jan Paul Corretora de Seguros Ltda., na Rua Buenos Aires, 100, 8º andar, sala 801 – Centro, propõe desconto de 10% nos seguros de vida, saúde e embarcação; 15% nos seguros de automóvel e 20% nos seguros de residência e empresarial, a serem concedidos somente no ato de adesão. Site: www.janpaulassessoria.com.br, email: janpaul@janpaulassessoria.com.br e tels.: 3553-5091/5092 e 5093. | ||||
Terapia holística com 30% | ||||
O terapeuta holístico Paulo Edson Reis Jacob Neto cobra 30% a menos nas consultas das áreas ortomolecular e de psicohomeopatia, para pagamento em cheque de 30 dias. O atendimento é prestado no Centro de Terapia Complementar – Rua Senador Dantas, 118, sala 710. Email: p.jacob@terra.com.br Tel.: 2240-2246. | ||||
Fisioterapia com até 80% por sessão | ||||
A Salutares Fisioterapia Ltda. funciona na Rua Lucídio Lago, 126, sala 311 – Méier. No consultório estão disponíveis serviços de Acupuntura, Drenagem linfática, Fisioterapia geral, Fisioterapia pediátrica (estimulação sensório-motora e neurológica) e RPG (adulto e pediátrico). Na residência, Cárdio-respiratório, Neurológico, Oncológico, Pós-operatório, Reumatológico e Traumato-ortopédico. | ||||
A primeira consulta é gratuita. Para as sessões de Fisioterapia geral e pediátrica, com pagamento à vista, o desconto é de 80% (mínimo de 10) e para as de Acupuntura, Drenagem linfática e RPG, 50%. | ||||
site: www.salutaresfisioterapia.com.br, tels.: 9231-6697, 4101-4006 e 8107-1456; email: luzneto@salutaresfisioterapia.com.br | ||||
Colégio Mercúrio: curso de técnico em enfermagem | ||||
Termo aditivo ao convênio firmado com a Associação Educacional e Social Nossa Senhora de Fátima inclui o curso Técnico em Enfermagem, nos turnos da manhã, tarde e noite, no Colégio Mercúrio – Rua Mercúrio, 293, Pavuna, tel.: 2474-2626 – com desconto de 25%. O estágio acadêmico do curso não está contemplado na parceria. | ||||
A lista completa das organizações conveniadas está no site www.rio.rj.gov.br/web/sma |
REGULAMENTA O CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO NO CARGO DE PROFESSOR I - GEOGRAFIA DO QUADRO PERMANENTE DE PESSOAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, NO ÂMBITO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.
REGULAMENTA O CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO NO CARGO DE PROFESSOR I - GEOGRAFIA DO QUADRO PERMANENTE DE PESSOAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, NO ÂMBITO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.: "
III. DAS INSCRIÇÕES | ||
1- As inscrições serão recebidas das 10h do dia 18/08/2011 até às 23h59min do dia 29/08/2011, horário de Brasília - incluindo sábados, domingos e feriados - somente via Internet, através de requerimento específico disponível no site http://concursos.rio.rj.gov.br: | ||||
1.1 a inscrição vale, para todo e qualquer efeito, como forma de expressa aceitação, por parte do candidato, de todas ] as condições, normas e exigências constantes deste Edital e demais instrumentos reguladores, dos quais o candidato não poderá alegar desconhecimento, bem como de todos os atos que forem expedidos sobre o concurso; | ||||
1.2 somente haverá devolução de taxa de inscrição nos casos previstos na Lei Municipal n.º 2.937, de 24.11.1999; | ||||
1.3 no ato da inscrição no concurso não haverá qualquer restrição ao candidato que não cumprir os requisitos básicos. No entanto, só poderá ser admitido no cargo aquele que, na data de sua convocação cumprir, integralmente, o contido nos Títulos II e XIII; | ||||
1.4 a Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos da Secretaria Municipal de Administração não se responsabiliza por inscrições não recebidas, independente do motivo: ordem técnica dos equipamentos, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que ] impossibilitem a efetivação da inscrição. | ||||
2- Para inscrever-se, o candidato deverá: | ||||
2.1 certificar-se, preliminarmente, de que preenche todos os requisitos exigidos para participação no Concurso e para posse no cargo; | ||||
2.2 no ato da inscrição, assinalar a opção da Coordenadoria Regional de Educação - CRE para a qual deseja concorrer, sendo vedada a possibilidade de alteração posterior; | ||||
2.3 acessar o site http://concursos.rio.rj.gov.br, onde estarão disponibilizados o Edital, o requerimento de inscrição, orientações e os procedimentos necessários à efetivação da inscrição; | ||||
2.4 cadastrar-se, das 10h do dia 18/08/2011 até às 23h59min do dia 29/08/2011, (horário de Brasília), incluindo os sábados, domingos e feriados, através de requerimento específico disponível na página eletrônica citada; | ||||
2.5 assegurar-se de que preencheu corretamente o requerimento de inscrição; | ||||
2.6 imprimir o requerimento preenchido e guardá-lo consigo; | ||||
2.7 efetuar o pagamento da taxa, obrigatoriamente, por meio de DARM, que deverá ser impresso logo após a conclusão de preenchimento do requerimento de inscrição on-line, sendo este o único meio aceito para a efetivação da inscrição: | ||||
2.7.1 a impressão do DARM deverá ser feita, exclusivamente, em papel A4, até às 23h 59min do dia 29/08/2011 (horário de Brasília); | ||||
Não serão validados os pagamentos realizados através de DARM ou documentos similares que não sejam gerados pelo sistema de inscrição de concursos da Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos. | ||||
2.7.2 O PAGAMENTO EFETUADO APÓS A DATA OFICIAL DE VENCIMENTO NÃO SERÁ VALIDADO E RESULTARÁ NO CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO. | ||||
2.7.3 o pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetivado SOMENTE NOS BANCOS ABAIXO DISCRIMINADOS, ATÉ ÀS 16h DO DIA 30/08/2011; | ||||
B A N C O S C R E D E N C I A D O S | ||||
' BRASIL S/A | ||||
' SANTANDER S/A | ||||
' ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S/A | ||||
' BRASÍLIA S/A | ||||
' CAIXA ECONÔMICA FEDERAL | ||||
' BRADESCO S/A | ||||
' ITAÚ S/A | ||||
' MERCANTIL DO BRASIL S/A |
Troféu Rioeduca 2011
Troféu Rioeduca 2011: "
A SME juntamente com a Subsecretaria de Novas Tecnologias Educacionais e o Portal Rioeduca estão promovendo a 1ª Edição do Troféu Rioeduca para destacar e premiar boas práticas pedagógicas, bem como destacar e premiar escolas e professores que tenham blogs relevantes para sua comunidade escolar.
Troféu Rioeduca 2011 -
Vote na Rose Klabin!
Vote na Rose Klabin!: "
Rose Avisa - Centro de Estudos!
Rose Avisa - Centro de Estudos!: "Veja como funcionará o horário HOJE (09/08/2011):
Seu filho acha a escola chata? Que motivos ele tem para pensar assim?
Seu filho acha a escola chata? Que motivos ele tem para pensar assim?: "
"