terça-feira, 9 de agosto de 2011

Língua Portuguesa | O Twitter e a reflexão linguística na sala de aula de português - A norma culta é uma ferramenta útil, mas não precisa ser uma mordaça, nem na vida nem em sala de aula. Isso pode ser apresentado aos alunos enquanto se ensina a norma culta

Língua Portuguesa | O Twitter e a reflexão linguística na sala de aula de português - A norma culta é uma ferramenta útil, mas não precisa ser uma mordaça, nem na vida nem em sala de aula. Isso pode ser apresentado aos alunos enquanto se ensina a norma culta

Literatura | A real parceria entre escola e família Os erros e acertos na construção do mais importante relacionamento na vida da criança

Literatura | A real parceria entre escola e família Os erros e acertos na construção do mais importante relacionamento na vida da criança

Geografia | Educação - Os Desafios do Direito de Todos à Educação

Geografia | Educação - Os Desafios do Direito de Todos à Educação

Língua Portuguesa | Palavras e Palavras, uma questão de estilo - Como a escolha e o uso das palavras definem o estilo do autor

Língua Portuguesa | Palavras e Palavras, uma questão de estilo - Como a escolha e o uso das palavras definem o estilo do autor

Língua Portuguesa | Contribuições da Socio linguística para o ensino de Língua Portuguesa - [...] Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi. Decoreba: esse é o método de ensino. Eles me tratam como uma ameba e assim eu num raciocino[...]

Língua Portuguesa | Contribuições da Socio linguística para o ensino de Língua Portuguesa - [...] Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi. Decoreba: esse é o método de ensino. Eles me tratam como uma ameba e assim eu num raciocino[...]

Cartazes Alimentação Saudável

http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/
Cartazes Alimentação Saudável: "
Lindos cartazes para imprimir, colorir e decorar sala de aula ou mural, todos eles com dicas para uma boa alimentação. Pode ser também feito atividades com esses cartazes para entregar aos pais, assim eles criaram um vinculo maior com os objetivos do projeto, pois levarão para casa a conscientização para uma alimentação rica e hábitos saudáveis.























Receba nossas atividades Digite aqui seu email:



"

Dia Internacional da Alfabetização

http://programajornaleeducacao.blogspot.com/
Dia Internacional da Alfabetização: "8 de Setembro é o Dia Internacional da Alfabetização! O que você vai fazer para celebrar essa data? Em 2008 vários catunistas doaram trabalhos para a Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA) para que ela pudesse, através de seus jornais associados, lembrar essa data tão importante.

Veja o vídeo abaixo e inspire-se para criar cartoons em sua escola, jornal, trabalho...e divulgar para o mundo a importância de um país alfabetizado! O Programa Jornal e Educação vai fazer a sua parte. Se você aceitar nossa sugestão e fizer esse trabalho também, manda pra gente publicar em nosso facebook, site e blog, ok?



"

PSE NSEC 06 - GRÁFICO DOS PROCEDIMENTOS AMBULATORIAIS SELECIONADOS REALIZADOS NOS CMS E NAS CLÍNICAS DE FAMÍLIAS - AP 3.3

GRÁFICO DOS PROCEDIMENTOS AMBULATORIAIS SELECIONADOS REALIZADOS NOS CMS E NAS CLÍNICAS DE FAMÍLIAS - AP 3.3: "



A Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, mediante a SMSDC/SUBPAV, divulga o gráfico de evolução dos atendimentos ambulatoriais selecionados, realizados nos CMS - Centros Municipais de Saúde e nas CF - Clínicas da Família da Área Programática 3.3.


































"

Portaria para o Programa de Saúde na Escola

http://primeirainfancia.org.br/2011/08/portaria-para-o-programa-de-saude-na-escola/
Portaria para o Programa de Saúde na Escola: "

Hoje foi publicada uma nova portaria, seria ótimo se pudéssemos cobrar das autoridades que esse Programa de Saúde na Escola realmente funcionasse para os alunos


 


Veja detalhes em no site Brasilsus.


 


Desconhecemos se há na verdade algo de fato sendo cumprido em relação a lei que criou o PSE.


 


Por: Clásudia Filatro (Pró-diabéticos)

"

Ler e Pensar

http://programajornaleeducacao.blogspot.com/
Ler e Pensar: "O vídeo abaixo mostra um dos momentos mais importantes do Programa Ler e Pensar, desenvolvido pelo jornal Gazeta do Povo (PR) e Instituto GRPCOM. Sempre, ao final do ano, o projeto realiza um grande evento em homenagem aos professores, com premiações, palestras e, no ano passado, o lançamento do livro do programa 'Leitura - O mundo além das palavras', que contou com artigos acadêmicos e textos de professores mostrando suas atividades de incentivo à leitura a partir do jornal.

Importante lembra que o Ler e Pensar foi o vencedor do Prêmio Mundial Jovens Leitores - 2011, da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA), na categoria Newspaper in Education (Jornal e Educação), por seu trabalho de excelência na utilização do jornal para melhorar a educação de dezenas de escolas do Paraná.

Conheça um pouquinho do evento de 2010:
"

Processo de acolhimento de bebês

http://primeirainfancia.org.br/
Processo de acolhimento de bebês: "


Mais sobre Creche


 


Planos de aula


Objetivos


- Construir um ambiente de acolhimento e segurança para os bebês e suas famílias


- Estabelecer diálogos com eles e ressignificar os gestos, as ações e os sentimentos por meio da linguagem


 


Conteúdos


- Inclusão das famílias no processo de adaptação


- Respeito às singularidades de cada criança


 


Idade


Até 2 anos


 


Tempo estimado


Duas semanas


 


Material necessário


Objetos de apego dos bebês e para os cantos de atividades diversificadas, uma foto de cada criança e livros de literatura infantil


 


Flexibilização


Bebês com deficiência intelectual costumam apresentar um desenvolvimento mais lento que os demais. No entanto, no caso de deficiências menos severas, essas diferenças podem ser pouco notadas nos primeiros anos de vida. O bebê é capaz de desenvolver sua mobilidade (mesmo que tenha algumas limitações motoras) e também a capacidade de comunicação, embora costume apresentar dificuldades de equilíbrio e de orientação espacial. Certifique-se das limitações desta criança, respeite o ritmo de cada bebê e conte muito com a ajuda dos pais ou responsáveis para adequar os procedimentos nas situações de cuidado e de aprendizagem. Repetir atividades e oferecer objetos que façam parte do dia a dia do bebê são ações fundamentais que ajudam a criança nesse processo de acolhimento. Organizar um caderno de registros, com as evoluções e dificuldades de cada bebê em diferentes situações de aprendizagem também contribui para diagnosticar eventuais dificuldades da criança.


 


Desenvolvimento


1ª etapa


Leia a anamnese dos bebês ou entreviste seus familiares. Converse com eles sobre a possibilidade de uma pessoa próxima à criança acompanhar o período de adaptação e participar de situações da rotina para compartilhar formas de cuidados com o educador. Não é preciso que os pais estejam presentes. Outros responsáveis, como avós, tios e irmãos mais velhos, podem participar dos primeiros dias.


 


2ª etapa


No primeiro dia, acompanhe os responsáveis nas situações de cuidado, como banho, alimentação e sono, e observe procedimentos e formas de interação (a entrega do objeto de apego no momento de sono, como foi interpretado o choro etc.). Monte alguns cantos (por exemplo, com jogos de encaixe) e se aproxime dos pequenos. Depois, faça uma roda com eles e as pessoas de sua referência para despedida e transforme os gestos e as ações observados em palavras. Converse sobre as brincadeiras, os interesses e o que foi possível aprender sobre eles: João gosta de bola, Marina tem um paninho etc. Fale que novas brincadeiras serão feitas no dia seguinte. No segundo dia, organize outros cantos, com bacias com água, bonecas e livros, por exemplo. Circule e participe das situações. Oriente as pessoas que acompanham o processo a ficar no campo de visão do bebê, mas que procurem desta vez não interagir o tempo todo. No momento de trocar a fralda, a referência familiar pode ficar ao lado do educador, enquanto ele realiza o procedimento explicando à criança o que foi que aprendeu sobre ela (“Eu já sei que você adora segurar seu urso ao ser trocado. Pegue aqui”).


 


3ª etapa


No terceiro dia, brinque e abra espaço para a expressão de sentimentos e gestos. Procure dar sentido às ações com base nas experiências que os envolvem (“Seu bebê está com fome, José. Vamos preparar uma sopa?). As pessoas que acompanham os bebês podem se afastar do campo de visão deles. A saída deve ser comunicada às crianças. No quarto dia, mostre cantos variados. À medida que demonstrarem segurança, faça as despedidas das pessoas que os acompanham. Anuncie onde estarão (quem ainda fica na creche, quem vai tomar um café ou quem vai embora). Brinque e acolha os possíveis choros, pegando no colo, oferecendo brinquedos etc. Leia uma história.


 


4ª etapa


No quinto dia, componha o ambiente com os três cantos que mais atraíram no decorrer da semana. Selecione fotos dos pequenos para a composição de um painel. Nesse dia, apresente cada um, diga o nome, do que já brincou, se é sapeca, brincalhão etc. Quando os responsáveis vierem buscá-los, compartilhe esse painel na presença dos bebês e crie um contexto de conversa que demonstre o pertencimento deles à creche (“Agora esta sala é da Estela também. Olha onde fica sua foto.”). Na segunda semana, planeje os cantos com base nos interesses das crianças e no que julga pertinente para ampliar as experiências delas com o mundo — a repetição de propostas é importante.


 


Avaliação


Observe o comportamento dos bebês. Se possível, empreste um brinquedo às mais resistentes, diga para cuidarem bem e trazerem de volta à escola.


 


Formadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo.


 


Fonte: Revista Nova Escola

"

1746 - CENTRAL DE TELEATENDIMENTO

Divulgando mais um serviço da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Wagner Santisteban : "Bullying é uma forma de preconceito e descriminação que pode acabar com a autoestima da pessoa"

http://educarparacrescer.abril.com.br/amigos-educar
Wagner Santisteban : "<i>Bullying</i> é uma forma de preconceito e descriminação que pode acabar com a autoestima da pessoa": "Mesmo sem ter sofrido esse tipo de problema na adolescência, o ator sabe o quanto o bullying pode prejudicar a formação dos jovens"

Do tempo juntos à brincadeira #AlimentaçãoInfantil

http://blogdati.com/

Do tempo juntos à brincadeira #AlimentaçãoInfantil: "

Ontem eu postei sobre a importância de se oferecer às crianças uma oportunidade de estarem na cozinha, em companhia dos pais e/ou responsáveis, para que eles possam fazer experimentações e ganhar noções de autonomia, envolvimento e desmistificar alimentos, cheiros e sabores.


Pensando nisto, mais uma vez meu filho e eu fomos para a bancada da cozinha preparar alguns quitutes. E os favoritos, como sempre, são: cupcakes. O pequeno mexe a colher de pau, ajudando a misturar os ingredientes da massa até obter um conteúdo homogêneo (que o CJ chama de massa duma cor só) e depois ainda me ajuda a colocar, com apoio de uma conchinha, a massa nas forminhas. O momento do forno fica comigo, mas o de comer, compartilhamos novamente.


Ficam as imagens e a sugestão para o dia de hoje. Beijos.



 


Ah…


Outra mãe que adora cozinhar (e, mais importante, compartilhar as experiências) é a @Kitaferreira no blog Inventando com a mamãe. E dois endereços onde vocês podem encontrar dicas boas de cupcake, bolos e receitas maravilhosas para testar com os pequenos são os blogs Aqui na Cozinha e Cozinha Pequena. Valem a visita!



Share

"

Novos parceiros da Prefeitura oferecem desconto de até 80%

http://adaoblogado.blogspot.com/
Novos parceiros da Prefeitura oferecem desconto de até 80%: "






Passaram a integrar a rede de conveniados com a Prefeitura 
do Rio um curso de Inglês, uma instituição de ensino superior,
 um curso de qualificação profissional, um centro de
 treinamento baseado em neurociência, uma clínica odontológica,
 um restaurante e pousada, uma corretora de seguros, um centro
 de terapia complementar e um consultório de fisioterapia.
 As novas parcerias firmadas com organizações particulares 
garantem descontos de até 80% para funcionários em atividade
 e aposentados da Administração Direta e Indireta,
 bem como seus dependentes – incluindo os netos –,
 na aquisição de bens e serviços.






Também foi assinado termo aditivo ao contrato com uma
 instituição educacional para incluir o curso de técnico em enfermagem.






Conheça os novos parceiros:






Uptime: Inglês em 12 meses com 47,5%






O curso Uptime (BRT-DT Comércio de Materiais Didáticos Ltda.) 
oferece curso de Inglês em 12 meses, com ênfase em conversação,
 com isenção de taxa de matrícula, redução de 47,5% nas
 mensalidades – em12 parcelas com cheques pré-datados –
 e de 26% na aquisição de material didático (pagamento à vista).
 As unidades são as seguintes:






Barra da Tijuca – Shopping Downtown: Av. das Américas, 500/Bl.
 6-A, cob. 309;






Centro – Rua do Rosário, 103, 2º andar;






Copacabana – Rua Siqueira Campos, 12, loja;






Niterói – Rua Lopes Trovão, 189, Icaraí






Tijuca – Rua Dr. Satamini, 69






Informações mais completas podem ser obtidas pelos tels.: 3154-4800,7887-4576
 e 9215-2300, email: edsonjr.cml@uptime.com.br ou site: www.uptime.com.br






Mackenzie Rio: graduação, extensão e pós-graduação






A Faculdade Moraes Rio – Mackenzie Rio (Instituto Presbiteriano Mackenzie)
 está com inscrições abertas para cursos de graduação em Direito
 (25% de desconto), e Administração, Ciências Contábeis, Economia e Sistemas 

de Informação (30%) no campus da Rua Buenos Aires, 283 – tel.: 2169-8200.






No campus da Av. Rio Branco, 277 – 3º andar, tel.: 2220-3380, há vagas
 para cursos de pós-graduação em Auditoria e Gestão Estratégica de Pessoas,
 Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças e Gestão Pública, e de extensão 
em várias áreas. As mensalidades são reduzidas em 20%.






Outros detalhes: www.mackenzie-rio.edu.br






Curso profissionalizante de Topografia: até 15%






A Mensural Serviços Topográficos Ltda concede desconto de 15% 
na matrícula e mensalidade com pagamento à vista, de 5% na matrícula 
e na mensalidade em caso de parcelamento, nos seguintes cursos: 
Profissionalizante de Topografia, Operação de GPS, Nivelamento,
 Locação de obra, Memorial descritivo, Interpretação de plantas,
 Planta de desmembramento, Planta de Loteamento, Planta de 

usucapião, Planta de retificação de metragem, Levantamento
 Topográfico, Controle de recalque, Verificação de excentricidade e 
Verificação de verticalidade.






Os interessados devem se dirigir à Rua Mariz e Barros, 1.001, 
sala 604 – Tijuca, tels.: 2569-7898 e 3872-4674.






Site: www.cursotopdata.com.br e email: cursotopdata@gmail.com






Academia Pedagógica do Cérebro: 45% em cota única






A Academia Pedagógica do Cérebro Ltda. – Rua Barão de Mesquita,
 710-A, sobrado, Andaraí – desenvolve técnicas de neurociência em pacotes de aulas:






– Soroban (ábaco japonês), adição, subtração, multiplicação e divisão;






– Jogos simbólicos (coletivos e individuais)






– Dinâmicas em grupos;






– Aulas de criatividades.






O pagamento pode ser feito com redução de 45% em cota única 
ou de 35% nas mensalidades, à vista.






Mais informações pelos tels.: 3048-7721 e 
3684-8944 ou por email: academiapedagogicadocerebro@gmail.com






Serviços de odontologia com 10% à vista






Na Clínica Escola de Odontologia Real Grandeza S/S Ltda ME; 
sediada na Rua Real Grandeza, 108, salas 125 e 126 – Botafogo, 
o tratamento está sujeito a 10% de desconto, mediante 
pagamento à vista. Contatos por email: eduardoajsampaio@gmail.com,
 tel.: 2535-7874 ou através do site: ceorg.com.br






Hospedagem em Itaipuaçu: 20% na baixa temporada






Redução de 10% nas diárias na alta temporada e em todos 
os pacotes de feriados prolongados, de 20% na baixa temporada
 e tarifa especial para grupos acima de 40 pessoas – são as condições
 oferecidas pelo Espelho do Mar Restaurante e Pousada Ltda.,
 na Av. Beira Mar, lote 03, Quadra 296, Itaipuaçu, Marica.






Contatos por email: ritamaiacordovil@hotmail.com, 
tel.: 2638-1974 ou site: www.pousadadonavio.com






Jan Paul: seguros com 10 a 20%






A Jan Paul Corretora de Seguros Ltda., na Rua Buenos Aires, 100, 
8º andar, sala 801 – Centro, propõe desconto de 10% nos 
seguros de vida, saúde e embarcação; 15% nos seguros 
de automóvel e 20% nos seguros de residência e empresarial, 
a serem concedidos somente no ato de adesão. 
Site: www.janpaulassessoria.com.br, email:
 janpaul@janpaulassessoria.com.br e tels.: 3553-5091/5092 e 5093.






Terapia holística com 30%






O terapeuta holístico Paulo Edson Reis Jacob Neto cobra 
30% a menos nas consultas das áreas ortomolecular e 
de psicohomeopatia, para pagamento em cheque de 30 dias.
 O atendimento é prestado no Centro de Terapia Complementar
 – Rua Senador Dantas, 118, sala 710. Email: p.jacob@terra.com.br
 Tel.: 2240-2246.






Fisioterapia com até 80% por sessão






A Salutares Fisioterapia Ltda. funciona na Rua Lucídio Lago, 126,
 sala 311 – Méier. No consultório estão disponíveis serviços
 de Acupuntura, Drenagem linfática, Fisioterapia geral,
 Fisioterapia pediátrica (estimulação sensório-motora e neurológica) 
e RPG (adulto e pediátrico). Na residência, Cárdio-respiratório,
 Neurológico, Oncológico, Pós-operatório, Reumatológico e Traumato-ortopédico.






A primeira consulta é gratuita. Para as sessões de Fisioterapia
 geral e pediátrica, com pagamento à vista,
 o desconto é de 80% (mínimo de 10)
 e para as de Acupuntura, Drenagem linfática e RPG, 50%.






site: www.salutaresfisioterapia.com.br,
 tels.: 9231-6697, 4101-4006 e 8107-1456; 
email: luzneto@salutaresfisioterapia.com.br






Colégio Mercúrio: curso de técnico em enfermagem






Termo aditivo ao convênio firmado com a Associação Educacional 
e Social Nossa Senhora de Fátima inclui o curso Técnico em Enfermagem,
 nos turnos da manhã, tarde e noite, no Colégio Mercúrio – 
Rua Mercúrio, 293, Pavuna, tel.: 2474-2626 – com desconto de 25%.
 O estágio acadêmico do curso não está contemplado na parceria.




A lista completa das organizações conveniadas está no site www.rio.rj.gov.br/web/sma
"

REGULAMENTA O CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO NO CARGO DE PROFESSOR I - GEOGRAFIA DO QUADRO PERMANENTE DE PESSOAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, NO ÂMBITO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

http://adaoblogado.blogspot.com/
REGULAMENTA O CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO NO CARGO DE PROFESSOR I - GEOGRAFIA DO QUADRO PERMANENTE DE PESSOAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, NO ÂMBITO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.: "




III. DAS INSCRIÇÕES






1- As inscrições serão recebidas das 10h do dia 18/08/2011 
até às 23h59min do dia 29/08/2011, horário de Brasília -
 incluindo sábados, domingos e feriados - somente via Internet, 
através de requerimento específico disponível no site http://concursos.rio.rj.gov.br:






1.1 a inscrição vale, para todo e qualquer efeito, como forma 
de expressa aceitação, por parte do candidato, de todas 
]
as condições, normas e exigências constantes deste Edital e 
demais instrumentos reguladores, dos quais o candidato não
 poderá alegar desconhecimento, bem como de todos os atos que
 forem expedidos sobre o concurso;






1.2 somente haverá devolução de taxa de inscrição nos casos
 previstos na Lei Municipal n.º 2.937, de 24.11.1999;






1.3 no ato da inscrição no concurso não haverá qualquer restrição
 ao candidato que não cumprir os requisitos básicos. No entanto,
 só poderá ser admitido no cargo aquele que, na data de sua 
convocação cumprir, integralmente, o contido nos Títulos II e XIII;






1.4 a Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos da Secretaria
 Municipal de Administração não se responsabiliza por inscrições
 não recebidas, independente do motivo: ordem técnica dos 
equipamentos, falhas de comunicação, congestionamento 
das linhas de comunicação, bem como outros fatores que
] impossibilitem a efetivação da inscrição.






2- Para inscrever-se, o candidato deverá:






2.1 certificar-se, preliminarmente, de que preenche todos
 os requisitos exigidos para participação no Concurso e para 
posse no cargo;






2.2 no ato da inscrição, assinalar a opção da Coordenadoria 
Regional de Educação - CRE para a qual deseja concorrer, 
sendo vedada a possibilidade de alteração posterior;






2.3 acessar o site http://concursos.rio.rj.gov.br, 
onde estarão disponibilizados o Edital, o requerimento de inscrição, orientações
 e os procedimentos necessários à efetivação da inscrição;






2.4 cadastrar-se, das 10h do dia 18/08/2011 até às 23h59min
 do dia 29/08/2011, (horário de Brasília), incluindo os sábados,
 domingos e feriados, através de requerimento específico disponível
 na página eletrônica citada;






2.5 assegurar-se de que preencheu corretamente o requerimento de inscrição;






2.6 imprimir o requerimento preenchido e guardá-lo consigo;






2.7 efetuar o pagamento da taxa, obrigatoriamente, por meio de DARM,
 que deverá ser impresso logo após a conclusão de preenchimento do 
requerimento de inscrição on-line, sendo este o único meio aceito para 
a efetivação da inscrição:






2.7.1 a impressão do DARM deverá ser feita, exclusivamente,
 em papel A4, até às 23h 59min do dia 29/08/2011 (horário de Brasília);






Não serão validados os pagamentos realizados através de DARM
 ou documentos similares que não sejam gerados pelo sistema
 de inscrição de concursos da Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos.






2.7.2 O PAGAMENTO EFETUADO APÓS A DATA OFICIAL DE VENCIMENTO
 NÃO SERÁ VALIDADO E RESULTARÁ NO CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO.






2.7.3 o pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetivado 
SOMENTE NOS BANCOS ABAIXO DISCRIMINADOS, ATÉ ÀS 16h DO DIA 30/08/2011;






B A N C O S C R E D E N C I A D O S






' BRASIL S/A






' SANTANDER S/A






' ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S/A






' BRASÍLIA S/A






' CAIXA ECONÔMICA FEDERAL






' BRADESCO S/A






' ITAÚ S/A




' MERCANTIL DO BRASIL S/A
"

Troféu Rioeduca 2011

http://moniqueiroz.blogspot.com/

Troféu Rioeduca 2011: "

A SME juntamente com a Subsecretaria de  Novas Tecnologias Educacionais e o Portal Rioeduca estão promovendo a 1ª Edição do Troféu Rioeduca para destacar e premiar boas práticas pedagógicas, bem como destacar e premiar escolas e professores que tenham blogs relevantes para sua comunidade escolar.

Este blog concorre na categoria Blog de Professor (RioEducador). Os vencedores ganharão, além do TROFÉU RIOEDUCA 2011, um selo especial Rioeduca para ser utilizado no blog de acordo com sua classificação: 3º lugar, 2º lugar e 1º lugar.



Se você gostou do meu blog, vote nele no  
Troféu Rioeduca 2011
Categoria: BLOG DE RIOEDUCADORES




Quem pode votar?
Alunos e funcionários do Município do RJ.
(É necessário informar seu e-mail Rioeduca)

"

Vote na Rose Klabin!

http://rknoticia.blogspot.com/
Vote na Rose Klabin!: "
Alunos, Professores e Funcionários, nossa escola está concorrendo ao 'TROFÉU RIOEDUCA 2011' nas categorias 'RIO DE TODOS' (http://rknoticia.blogspot.com/2011/05/reportagem-multimidia-bullying.html) e 'Melhor blog de U.E.' (www.rknoticia.blogspot.com). Para passarmos para a próxima fase precisamos de vocês!
Para votar, clique aqui! Não deixe de ler o regulamento!
Veja abaixo, como preencher os dados da planilha de votação votando em nossa escola:



E.M. ROSE KLABIN - UMA ESCOLA DE TODOS!
"

Rose Avisa - Centro de Estudos!

http://rknoticia.blogspot.com/
Rose Avisa - Centro de Estudos!: "Veja como funcionará o horário HOJE (09/08/2011):

1º turno:
1º tempo - 07h30min até 08:00h;
2º tempo - 08:00h até 08h30min;
3º tempo - 08h30min até 09:00h;
4º tempo - 09:00h até 09h30min;
5º tempo - 09h30min até 10:00h;
INTERVALO - 10:00H ATÉ 10H20MIN;
SAÍDA - 10H20MIN.

2º turno:
1º tempo - 13:00h até 13h30min;
2º tempo - 13h30min até 14:00h;
3º tempo - 14:00h até 14h30min;
4º tempo - 14h30min até 15:00h;
5º tempo - 15h30min até 15h50min;
INTERVALO - 15H30MIN ATÉ 15H50MIN;
SAÍDA - 15H50MIN
"

Seu filho acha a escola chata? Que motivos ele tem para pensar assim?

http://www.vithais.com.br/
Seu filho acha a escola chata? Que motivos ele tem para pensar assim?: "


Segundo o projeto pioneiro de John Goodlad, A Study of Schooling, que envolveu pesquisadores numa observação em mais de mil salas de aula em todo o país, quase 70% do tempo em sala de aula era gasto em falas de “professor” – principalmente professores falando “para” alunos (dando instruções, fazendo apresentações expositivas). A segunda atividade mais amplamente observada foi a tarefa escrita dos alunos e, segundo, Goodlad, “grande parte deste trabalho era na forma de responder a diretivas em livros de exercício ou folhas de resposta”. [ARMSTRONG, Thomas. Inteligências Múltiplas na Sala de Aula. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2001]


Esta escola é aquela na qual, neste exato momento, seu filho provavelmente está sentado, escutando o professor ou então se preparando para realizar exercícios escritos. Na realidade, com a guinada conservadora observada nos últimos anos na educação mundial, ocorrida em função das alterações globais que preconizam a necessidade da competitividade e da eficiência como fatores fundamentais para a entrada no mundo do trabalho, passou inclusive a ser a meta, o objetivo ou mesmo o sonho de muitos pais...


Imagine-se então no lugar de seu filho. Passe 4 ou 5 horas sentado numa cadeira tendo que escutar alguém falando sobre equações, paisagens, guerras ou concordância verbal sem ter muito espaço para se articular, questionar, posicionar-se, buscar espaços nos quais consiga, literalmente, respirar. Durante alguns breves momentos você perderá a concentração e ao invés de estudar irá mexer em seu celular, quem sabe fazer algum desenho no seu caderno ou mesmo adentrar o mundo da lua, tirando o foco completamente do que acontece ao seu redor.


Depois de algum tempo seu corpo se sente desconfortável.Você tem vontade de se levantar. Quer dar uma voltinha, sair daquela sala de aula. Só pode fazer isso se pedir para ir ao banheiro ou tomar água. Ainda que não esteja com vontade de fazer isso, acaba pedindo 'água' daquela aula e, se houver anuência do professor, se retira por alguns breves minutos, com tendência a tentar esticá-los ao máximo, o quanto der...


Se não bastasse isso, o perfil multitarefas (multitasker, conforme o termo originalmente cunhado em língua inglesa) da atual geração, plugada em computadores, celulares, TVs e ao mesmo tempo escutando música, fazendo suas tarefas escolares ou jogando videogames faz com que a escola lhes pareça um local de aborrecimentos, de monotonia ou mesmo de desconforto, insatisfação, ou seja, chato e desagradável. 


E as aulas? Com tanta matéria sendo dada oralmente, o que de fato fica?


Me lembro quanto a isso da metáfora utilizada por Rubem Alves para descrever o que pensa a respeito de tantos conteúdos sendo apresentados nestes procedimentos conteudistas baseados em sua maior parte do tempo em aulas expositivas. Nos diz o sábio educador que é como passar o macarrão no escorredor logo depois que foi fervido. A massa permanece, mas o líquido, ou seja, o entorno que deveria permanecer como parte dos conteúdos, escorre...


É claro que no caso gastronômico de preparação de um macarrão o que se espera é que fique apenas a massa. Na escola, o que se apreende de fato, é muito menos do que deveria ser compreendido, fixado, trabalhado, aprendido... E entre estas palavras todas que descrevem o que teria que acontecer, todas importantes, é fato, devemos destacar o termo 'compreender'. O ensino só tem sentido se houver sentido, significado e o real entendimento de como estes saberes poderão ser úteis aos alunos depois que se formarem.


O sentido de utilidade dá aos conteúdos e saberes trabalhados para o aluno a motivação inicial para o aprendizado. Aprender simplesmente por aprender, desvinculado da realidade, da ideia de que o que está sendo ensinado poderá ser utilizado durante outros momentos da vida e não somente na escola, na resolução de exercícios ou tarefas é um mote importantíssimo para os educadores.


Pode-se dizer que a vida adulta hoje, num mundo onde os serviços (o setor terciário da economia) suplantou as ações de caráter mais prático, físico e imediato como aquelas realizadas na indústria ou no agronegócio, o que se espera é que as pessoas trabalhem em computadores, sentados durante todas as horas de seu expediente e que, de certo modo, a escola já está preparando os alunos para isso... Irônico, não é mesmo, ainda mais se pensarmos no processo de crescimento e alterações fisiológicas, hormonais pelas quais passam as crianças e os adolescentes... Com toda esta energia pulsando, ficar amarrado a uma mesa, ouvindo os professores durante algumas horas pode ser muito improdutivo... É preciso repensar os processos!


Isso não significa que iremos reinventar a roda, ou a própria escola, por assim dizer. Na verdade, igualmente não representa o fim ou o ocaso das aulas expositivas e do trabalho com conteúdos, basilar para a educação desde que a mesma se assentou sobre as bases contemporâneas que hoje temos. É preciso que as escolas encontrem alternativas e processos pedagógicos que trabalhem no sentido da utilização da energia dos alunos, contando com o apoio dos vários recursos materiais e tecnológicos que estão disponíveis e atuando dentro de linhas pedagógicas que estimulem, coloquem o aluno para atuar em parceria com os professores, como reais construtores de seu saber a partir da orientação de seus mestres.


Repensar a escola e seus processos pedagógicos é um exercício constante, uma necessidade vital para as escolas e, além disso, representa valorizar a dinâmica pela qual a humanidade e a própria educação vêm se mantendo vigorosas há tantas décadas, ou seja, pautando-se em reflexões que lhes permitam rever seus passos, aperfeiçoar seus procedimentos e, com isso, melhorar seus resultados, principalmente, fazendo sentido para quem aprende e também para quem ensina...


Por João Luís de Almeida Machado



"