A dez dias do fim da campanha, menos de 5% dos jovens já se vacinaram contra a hepatite B - O Globo
RIO - A dez dias do fim da campanha de vacinação contra a hepatite B, voltada para jovens de 11 a 19 anos, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) informou que menos de 5% das pessoas nesta faixa etária se vacinaram. A meta é imunizar cerca de 450 mil jovens. Pessoas com risco elevado de se infectar, como profissionais de saúde, manicures e usuários de drogas, também devem ser vacinadas nas unidades de saúde durante o restante do ano.
A vacina está disponível durante todo o mês de setembro em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. O objetivo é aumentar a cobertura desta faixa etária, que não está totalmente imunizada, pois a vacina faz parte do calendário nacional de vacinação somente desde o ano de 2001.
São aplicadas três doses, sendo a segunda em outubro e a terceira em março de 2011. É importante que as três doses sejam tomadas, para que a proteção seja realmente eficaz. Para se imunizar, basta comparecer a uma unidade de saúde levando a carteira de vacinação, a caderneta do adolescente ou os comprovantes anteriores de vacinação contra a hepatite B, para que seja avaliado o número de doses a serem realizadas.
A hepatite B é transmitida principalmente a partir de relações sexuais, além do uso de drogas intravenosas (seringas e agulhas compartilhadas) e aspiradas (canudos e cachimbo compartilhados) e de instrumentos de manicure, odontológicos e cirúrgicos não esterilizados ou esterilizados inadequadamente e também pelo compartilhamento de objetos de uso pessoal, como alicates de unha, barbeadores, escovas de dente etc.
Links patrocinados
Nenhum comentário:
Postar um comentário