De sua loja de processadores de água, Débora Vieira sempre acompanhou o vai-e-vem de alunos da Escola Municipal Ítalo Zappa, em Vargem Pequena. Até que, em dezembro de 2009, a empresária do Conjunto Bandeirantes decidiu ultrapassar os portões do colégio. Nascia a “Rede Social Bandeirantes Já”, grupo formado por ela e mais sete empreendedores da comunidade, responsável por projetos voluntários na unidade escolar.
O trabalho de Débora e do grupo faz parte do projeto Apoie uma escola/creche, da Secretaria municipal de Educação do Rio, que busca o apoio de pessoas interessadas em contribuir com a Educação. São aceitas ações como a doação de livros para a formação de uma biblioteca, o desenvolvimento de uma oficina de artes ou qualquer outro projeto que possa beneficiar a escola.
Débora aproveitou a experiência, obtida numa capacitação do Instituto Criança é Vida, para oferecer à Escola Ítalo Zappa aulas de orientação sexual. Durante seis meses, a empresária conversa com crianças de 9 a 12 anos sobre temas importantes para quem está se preparando para entrar na adolescência. Autoestima, higiene, namoro, mudanças no corpo e sexualidade são abordados com um material apropriado para a faixa etária.
— A maioria dos alunos se queixa de que não tem esse tipo de conversa em casa. Às vezes, os pais não estão preparados para conversar. O que a gente faz por uma criança pode modificar a vida dela — afirma.
Além da iniciativa com os alunos da escola, a “Rede Social Bandeirantes Já” mobiliza adolescentes para atividades da comunidade. Os jovens estão sendo capacitados para cuidar de uma biblioteca e participam de aulas de artesanato e de customização de roupas. A produção vai parar num brechó comunitário.
Fonte: Extra
Nenhum comentário:
Postar um comentário