quarta-feira, 23 de março de 2011

PLANO DE AULA CONTRA O PRECONCEITO

PLANO DE AULA CONTRA O PRECONCEITO: "



Não ao preconceito

Faixa etária

4 e 5 anos

Conteúdo

Identidade e autonomia

Objetivos

- Estimular o respeito à diversidade.

- Formar cidadãos preocupados com a coletividade.



Tempo estimado

O ano todo.



Materiais necessários

Retalhos de tecidos de diversas cores e estampas, linha, agulha, botões, papel, lápis de cor e giz de cera.



Desenvolvimento

Atividade 1

Reúna a turma em círculo para ouvir você ler histórias que tratem da diversidade e valorizem o respeito à diferença. Peça que todos comentem. A roda de conversa pode ser aproveitada para debater eventuais conflitos gerados por preconceitos.



Atividade 2

Convide os pais para fazer, junto com os filhos, uma oficina de bonecos negros. Ofereça o material necessário.

Depois de prontos, deixe-os à disposição na sala para as brincadeiras ou organize um revezamento para que as crianças possam levá-los para casa.

Os pequenos criam laços com esses objetos e se reconhecem neles.



Atividade 3

Um dos problemas enfrentados pelas crianças negras é relacionado aos cabelos. Não é difícil ouvir algumas falando que gostariam de tê-los lisos.

Mexer nos cabelos e trocar carinho é uma forma de cuidar delas, romper possíveis barreiras de preconceitos e aprender que não existe cabelo ruim, só estilos diferentes. Sugira que a turma desenhe em uma folha os diferentes tipos de cabelos (textura, cor etc.) que existem.



Atividade 4

Peça pesquisas sobre a história de alimentos e músicas de diversas origens. Planeje momentos de degustação e de escuta. As aulas de culinária são momentos ricos para enfocar heranças culturais dos vários grupos que compõem a sociedade brasileira. Conhecer músicas em diferentes línguas é um bom caminho para estimular o respeito pelos diversos grupos humanos. Isso se aplica a todas as formas de arte.



Avaliação

Observe em brincadeiras e falas se as crianças aceitam bem a diversidade e se todos valorizam suas origens e a auto-imagem.

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário