8ª Jornada Internacional de Educação -RJ - MARIA CLARA GAMA SODRÉ/CRISTINA DELON: "
MARIA CLARA GAMA SODRÉ/CRISTINA DELON
Cidade: RJ
País: BRASIL
Currículo:
Tema da Palestra:
Crianças Superdotadas e Talentosas: Problema ou Riqueza Nacional?
Sinopse:
Pode a riqueza se transformar num problema nacional? Enquanto os países mais desenvolvidos encontraram, na educação dos alunos superdotados e talentosos, boas práticas pedagógicas para a educação de todos como o enriquecimento curricular e a diferenciação de ensino, no Brasil justificamos, através de mitos, a não oferta de atendimento educacional especializado aos mais capazes. A legislação brasileira aponta diversas possibilidades na organização dos sistemas de ensino, assim como da sala de aula, com vistas à adequação escolar, social e de conteúdos, para alunos superdotados e talentosos. Apesar disso, o que vemos é a negação de sua existência ou a inexistência de programas que estimulem o seu potencial, impedindo-os de terem produção superior em suas áreas de atuação. Assim, enquanto crianças superdotadas e talentosas forem vistas como inconvenientes, a nossa maior riqueza será vista como problema nacional.
"
Cidade: RJ
País: BRASIL
Currículo:
Tema da Palestra:
Crianças Superdotadas e Talentosas: Problema ou Riqueza Nacional?
Sinopse:
Pode a riqueza se transformar num problema nacional? Enquanto os países mais desenvolvidos encontraram, na educação dos alunos superdotados e talentosos, boas práticas pedagógicas para a educação de todos como o enriquecimento curricular e a diferenciação de ensino, no Brasil justificamos, através de mitos, a não oferta de atendimento educacional especializado aos mais capazes. A legislação brasileira aponta diversas possibilidades na organização dos sistemas de ensino, assim como da sala de aula, com vistas à adequação escolar, social e de conteúdos, para alunos superdotados e talentosos. Apesar disso, o que vemos é a negação de sua existência ou a inexistência de programas que estimulem o seu potencial, impedindo-os de terem produção superior em suas áreas de atuação. Assim, enquanto crianças superdotadas e talentosas forem vistas como inconvenientes, a nossa maior riqueza será vista como problema nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário