quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Como abrir as portas da escola para o Ideb

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Como abrir as portas da escola para o Ideb: "

A esta altura do campeonato, muita gente já sabe, ou pelo menos já ouviu falar, de Prova Brasil e Índice de De-senvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os sistemas de avaliação que medem o desempenho dos alunos e, por tabela, das escolas começaram a ser implantados há mais de 15 anos e já se pode dizer com segurança que estão consolidados. O que todo mundo quer agora é ver esses indicadores melhorando. Os avanços são perceptíveis, principalmente nas séries iniciais, mas a velocidade ainda está abaixo do que seria necessário e não há uma evolução consistente em todas as séries e em todo o país.



Diante desse quadro, há um consenso de que o próximo passo é fazer com que as escolas incorporem os resultados ao seu planejamento, aos seus objetivos pedagógicos e ao trabalho em sala de aula. Para entender como isso é importante, é preciso, primeiro, saber que as escolas possuem um grau elevado de autonomia - e devem continuar assim, ainda que se corrija uma ou outra distorção. Também é essencial levar em conta a proximidade única entre a escola e a comunidade que ela atende.



Por mais que desejemos resumir tudo em relações simples de causa e efeito, a maioria das coisas que nos cercam no mundo de hoje é complexa; a maioria dos problemas, influenciada por grande variedade de fatores. A qualidade da educação é igualmente complexa (afetada, por exemplo, pela estrutura familiar de cada aluno). Na escola, mal ou bem, por ali se reunir um número limitado de alunos num espaço também limitado, essa complexidade pode ser um pouco mais bem monitorada e administrada. O esforço, portanto, deve ser para levar para dentro da escola o Ideb, o índice que hoje melhor resume a situação do ensino no país. E mais: fazer com que ele entre pela porta da frente, acolhido como parâmetro por quem lida com os estudantes.



É natural que apareçam, nessa hora, as mais diferentes propostas. Algumas geram polêmica, como a ideia de fixar nos muros da escola placa com a nota do Ideb. Alguns Estados e municípios já estão fazendo isso e há até um projeto na Câmara dos Deputados tornando obrigatória a prática. Nesse caso, o Ideb até vai parar dentro da escola, mas pela porta dos fundos, ou goela abaixo. Melhor seria capacitar professores, diretores e pais a lidar com os números e deixar que cada comunidade crie seu jeito de melhoriar.


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