Mãe, o que é família? #vidademãe: "
FAMÍLIA.
Frequentemente meu filho nos pergunta o que é família. Ele gosta de perguntar quando revemos fotos antigas em que muitos rostos parecidos vão surgindo e a curiosidade sobre alguns “desconhecidos” vão dando espaço a histórias familiares, em geral carregadas de sorrisos e boas lembranças.
Também é frequente vê-lo perguntar quando papai e eu o abraçamos ou ficamos à sua volta, juntos, de maneira sossegada, daquele jeito à observar gestos e novidades comportamentais. Vocês sabem, àqueles momentos em que estão montando blocos, criando histórias próprias e interagindo com seus brinquedos quase sem perceber alguém à sua volta.
“Mas então, diz ele, família somos nós? Todo mundo tem? Por que chama família?”
É nítido que ele já entrou na fase dos grandes questionamentos, inserindo um “por que” para cada ideia nova, claro. E na ânsia de tentar respondê-lo e satisfazer sua aguçada curiosidade lá fui eu criar uma definição muito particular…
“Família é um grupo de pessoas que se amam e vivem juntas, que podem ou não ter o mesmo sangue e serem parecidas e que cuidam umas das outras”.
Ele achou que precisava decorar, judiação! Às vezes o vejo tentando repetir minhas palavras enquanto presta esclarecimentos aos amigos de pelúcia que, invariavelmente, são também membros da sua família. Depois de segurar o riso volto a conversar sobre o assunto e explicar minha definição, dando exemplo, contando histórias e assim por diante. Por definição ou por sentimento, o termo agrada nosso gurizinho e o estimula a solicitar os “abraço-famíliaaaaaa” quando papai, mamãe e CJ precisam se abraçar apertadinho e ele ri feliz da vida. Coisa boa de se ver.
Hoje, antes da escola, dizia ele… “vou para a minha escolinha que é minha família também, porque lá tem os amigos que eu gosto” e ainda, chegando lá, cantou música que eu fiz pra ele quando nasceu, criando uma relação entre escola-casa (na minha ótica, claro). Perfeito, não foi?! A Escola é onde ele também se sente seguro, interage, cresce e exercita suas novas descobertas. Gostei de ter ouvido isso. E aí fiquei pensando se deveria alterar minha definição…
Por definição oficial Família vem a ser:
s.f. O pai, a mãe e os filhos: família numerosa. Todas as pessoas do mesmo sangue, como filhos, irmãos, sobrinhos etc.
Grupo de seres ou coisas que apresentam características comuns: família espiritual. Os descendentes de um indivíduo, a linhagem, a estirpe.
Família de palavras, grupo de palavras que procedem de uma raiz comum. Família real, o rei, a rainha, seus filhos e parentes do mesmo sangue.
Santa Família, quadro que representa a Virgem Maria, São José e o Menino Jesus.
Biologia. Unidade de classificação científica. (dicionário de língua portuguesa)
… Então acho que estamos ensinando e “agregando” do jeito certo.
E, principalmente, num momento de vida em que valores morais e estrutura familiar estão sendo subjugados e por vezes ignorados, a exemplo de tantos atentados criminosos contra e entre a família noticiados diariamente ou ainda, a exemplo da dissolução de famílias recém compostas no confronto com pequenos desafios, acho que revermos o que pensamos sobre “ser uma família” e a importância disso em nossas escolhas, vale como ótima reflexão social.
E pra você, o que é família?
Contribua conosco e nos conte como você responderia aos seus filhos o que vem a ser FAMÍLIA
"
Nenhum comentário:
Postar um comentário