Metas e objetivos da e na Educação Infantil:
Por que estamos aqui reunidos nesta instituição?
Para que serve a Educação Infantil que estamos realizando?
Qual é a nossa tarefa principal?
Quais são as nossas expectativas com relação às experiências que desejamos que as crianças tenham na instituição?
Em que medida aquilo que oferecemos às crianças fará a diferença na vida delas?
Exemplos:
- promover o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças;
- disponibilizar atividades, experiências e materiais adequados para viabilizar a aquisição e troca de conhecimentos;
- promover interações positivas entre os adultos e crianças e crianças e crianças;
- planejar e executar atividades que terão impacto na vida pessoal e trajetória escolar das crianças;
- dar a oportunidade para todas as crianças de se expressarem claramente;
II - Objetivos pedagógicos gerais:
Qual é a estrutura curricular a partir da qual trabalhamos?
Como ela dirige a nossa ação?
Qual é a estrutura do funcionamento da instituição e como ela favorece o desenvolvimento, a aprendizagem e a socialização das crianças?
Como os adultos se preparam para o desenvolvimento de ações pedagógicas com e para as crianças?
Como organizamos as salas para receber as crianças e possibilitar interações e trocas de conhecimento?
Exemplos:
- desenvolver atividades e promover experiências nas diferentes áreas do conhecimento e das linguagens;
- organizar as salas de maneira a potencializar a autonomia das crianças;
- promover a investigação de temas que auxiliam a construção do conhecimento;
- planejar atividades e experiências que utilizem o conhecimento prévio das crianças e impulsionem a descoberta e construção de novos conhecimentos;
- identificar temas que sejam relevantes para o grupo em questão
- etc.
Como nossas ações impactam o desenvolvimento das crianças?
Quais são as áreas do desenvolvimento que queremos focar (cognitivo, social, emocional, social, físico/motor)?
Como as crianças se apresentam em termos desenvolvimentais?
Exemplos:
- selecionar materiais que promovam o movimento, a dança, e o exercício físico (amplo e fino) das crianças;
- usar atividades que instiguem a curiosidade e o raciocínio lógico das crianças;
- utilizar livros e outros materiais impressos como recursos para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita;
- promover a socialização das crianças;
- desenvolver ações que promovam a amizade e colaboração entre as crianças;
- etc.
Objetivos que justificam/descrevem a escolha das atividades e experiências
Exemplos:
- apresentar as diferentes cores para utilização nas pinturas
- explorar os diferentes tipos de transportes utilizados nas cidades grandes e pequenas e na área rural
- utilizar revistas e jornais para ter contato com o mundo letrado;
- visitar um museu de ciências;
Nenhum comentário:
Postar um comentário