Com respeito e amor: tudo junto e misturado:
Atividade: Com respeito e amor: tudo junto e misturado
Veja a atividade que a professora Zuleide Vinter, da EMPEF Dr. Octávio Manhães de Andrade, de Colatina/ES, criou para seus alunos do 5º ano, com a ajuda do jornal A Gazeta, do Espírito Santo. Essa atividade foi a vencedora do concurso "Mídias na Educação", promovido pelo Programa A Gazeta na Sala de Aula, desenvolvido pelo jornal A Gazeta e pelo Instituto Carlos Lindemberg.
Objetivos:
• Proporcionar a oportunidade de respeito ao próximo.• Compreender a existência da diversidade na escola e na sociedade.
Desenvolvimento:
• Elaboração de tabelas com os títulos “O que eu sei” e “O que eu não sei”.
• Leitura e interpretação do texto “Os lápis da caixa”, de Clêdes Pessoa.
• Realização de pesquisas na internet sobre os temas: inclusão, leis que garantem a inclusão social, acessibilidade e contra a homofobia.
• Busca de notícias do jornal A GAZETA para embasar o tema do trabalho.
• Sessão de cinema na escola com o filme “O contador de histórias”, de Maria de Medeiros.
• Visita à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
• Apreciação de palestra sobre o tema.
• Realização de entrevista com uma pessoa com deficiência visual.
• Visita ao asilo “Vovô Simão” para integração e entendimento dos alunos e respeito dos idosos.
• Confecção de murais contendo todas as informações e fotos relacionadas ao trabalho.
• Escrita coletiva de uma peça teatral e apresentação com a participação de atores, alunos do 5º ano, professores, alunos da APAE, funcionários da escola e familiares.
Comentário:
“Visto que a inclusão social é um tema muito amplo e que sua prática engloba inúmeros valores, a proposta foi verificar as mudanças e concepções erradas adquiridas ao longo da vida e, assim, mostrar para os alunos que todos nós somos iguais”
Atividade: Com respeito e amor: tudo junto e misturado
Professora: Zuleide Vinter
Escola: EMPEF Dr. Octávio Manhães de Andrade
Série: 5º ano
Município: Colatina/ES
Fonte: Programa A Gazeta na Sala de Aula
Nenhum comentário:
Postar um comentário