sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

FIQUE SABENDO!

http://elosdasaude.wordpress.com/
FIQUE SABENDO!:


O diagnóstico precoce do HIV é fundamental para garantir o sucesso do tratamento antirretroviral e a qualidade de vida do paciente. O teste é grauito, sigiloso e é um direito de todo cidadão brasileiro. Ainda assim, o Ministério da Saúde estima que 225 mil pessoas infectadas pelo vírus da Aids não tenham conhecimento de sua sorologia.


Para contribuir para a redução deste índice, o município do Rio de Janeiro promove um mutirão neste sábado, 03 de dezembro, como parte das atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado dia 1° de dezembro. De 8h às 17h, postos de saúde e clínicas da família de toda a cidade vão oferecer testes para deteção de HIV e sífilis. Ao todo, 185 unidades de saúde estarão à disposição da população para realização dos exames. Os resultados estarão disponíveis para os pacientes em aproximadamente 10 dias, no local da coleta. Aproveite e fique sabendo!


Baixe e compartilhe o laço vermelho, símbolo da luta contra a Aids.


Saúde do Adolescente - De acordo com a Nota Técnica Relativa à Solicitação de Resultados de Sorologia anti-HIV no Âmbito da SMSDC-RJ, o adolescente pode decidir sozinho pela realização do exame, desde que o profissional de saúde avalie que ele é capaz de entender o seu ato e conduzir-se por seus próprios meios. O sigilo profissional deve ser rigorosamente respeitado em relação à sorologia do adolescente e o profissional de saúde não deve revelar o status sorológico do paciente sem o seu consentimento.


Todo esforço deve ser feito para apoiar e auxiliar  o paciente adolescente a revelar o seu diagnóstico para parceiros sexuais e pessoas com quem compartilha o uso de drogas endovenosa. Apenas nos casos em que o paciente  se recusar , após devidamente esclarecido da necessidade de proteção e cuidadocom a vida do parceiro sexual ou comunicante no uso de droga endovenosa, deve ser ofertado o auxílio médicopara esta revelação. O profissional de saúde podeá quebrar o sigilo médico, visando à proteção da vida do parceiro sexual e dos parceiros de material compartilhado para u uso de droga endovenosa.


A jogadora de vôlei Leila apóia a campanha, assista:



Compartilhe!

Like this:

Be the first to like this post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário