A utilização de mídias ajuda a compreensão dos alunos:
Sou professora de Matemática e participo de uma revolução na qualidade da educação pública da cidade do Rio de Janeiro. Em maio de 2011, fiz uso de recursos tecnológicos para melhorar a aprendizagem das minhas turmas de 6º ano. Muitas vezes a aprendizagem fica comprometida pela abordagem dada a determinado assunto. A visualização facilita muito a abstração, mas não é um dom intrínseco a todas as pessoas e, muitas vezes, é justamente a sua falta que impede a compreensão. Portanto, partir do concreto faz com que o aluno ganhe maturidade para tratar o abstrato.
Ao introduzir a geometria nas salas de aulas, com a utilização do ‘data show’ pude explorar os sólidos geométricos e suas características de forma dinâmica. Além de uma apresentação de slides, onde eram expostas as parte e as propriedades dos sólidos geométricos, um software de geometria dinâmica facilitou muito a visualização de vértices, arestas e faces.
Com este software, era possível dar rotação ao poliedro, por exemplo, e deixar a figura em qualquer posição desejada. O melhor do software era a possibilidade que oferecia de planificar o poliedro, que se “abria” com um simples toque, transformando-se em uma figura plana, facilitando para os alunos a visualização das faces e a identificação de suas formas geométricas. Desta forma, era possível trabalhar conjuntamente a geometria plana e a espacial, o que facilita muito a compreensão de espaço.
Definitivamente, a abordagem é diretamente proporcional à compreensão e apreensão dos conteúdos por parte dos alunos. Sem dúvida, a utilização de mídias em sala de aula é um facilitador em vários momentos, principalmente no que diz respeito à visualização. Foi uma experiência muito bem-sucedida, que refletiu até nos resultados das avaliações sobre o assunto.
Bárbara Ferreira da Cunha Teles
E. M. Orlando Villas Bôas
Nenhum comentário:
Postar um comentário