terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

NENHUMA CRIANÇA A MENOS

CircularE/SUBE nº 008 Rio deJaneiro, 16 de fevereiro de 2012. Senhor (a) Coordenador (a) deE/SUBE/CRE Senhor (a) Gerente deE/SUBE/CRE/GED OProjeto Nenhuma Criança/Jovem a Menos torna-se cada vez mais importante para oPrograma Reforço Escolar, constituindo-se na prática pedagógica que deveráestar sempre presente na Rede Municipal de Ensino: não deixar nenhum aluno paratrás. 2. Nesse ano de 2012, a orientação é iniciar oprojeto no dia 5 de março, com alunos nas seguintes condições: § alunos queparticiparam do NCM em 2011 e repetiram o ano; § alunos que nãoobtiveram sucesso no Realfabetização 1 A e Realfabetização 2 A; § alunos que repetiram o3° ano escolar. 3. Esses grupamentos estão sendo encaminhados nalistagem em anexo para que as E/SUBE/CRE/GEDs e as Direções das Unidades Escolarespossam organizar a proposta do trabalho e marcar os alunos participantes doprojeto na coluna NM do Sistema de Controle Acadêmico (SCA). 4. Cabe relembrar que o projeto tem como propostauma ação mais cuidadosa e um acompanhamento intenso do aluno pelo professorregente da turma, no primeiro segmento, e pelo professor de Língua Portuguesa,prioritariamente, no segundo segmento. As principais ações são: §o aluno permanece 3 vezes por semana em horário no contraturno, com atividadesde reforço escolar, com estagiários ou voluntários; §o aluno tem acompanhamento quinzenal, com base no preenchimento de fichas deobservação, já disponibilizadas desde o ano passado; §o aluno faz provas mensais, permitindo, assim, intervenções mais rápidas naaprendizagem; §o aluno tem leitura obrigatória de livros pré-determinados; §uso do reforço digital e da educopédia; §termo assinado pelos pais, com ciência de que o filho participa do projeto. 5. Os alunos que seguiram para o 2º ano e para o3º ano com conceito I, conforme listagem enviada pelo prof. Antonio Mateus,anteriormente, iniciaram o processo de recuperação paralela no início do anoletivo. Os alunos do 3º ano, ainda analfabetos, podem também ingressar noprojeto Nenhuma Criança a Menos. 6. Nalistagem agora enviada existem dois pontos de atenção: a) alunos reprovados noRealfabetização 1 e enturmados no Aceleração 1 e b) alunos reprovados (conceitoI) no 3º ano, porém com notas altas nasprovas. Após verificação daCoordenadoria, alguns alunos poderão ser incluídos ou excluídos do projetoNenhuma Criança/Jovem a Menos. 7. Caso o aluno recupere-se na aprendizagem, podesair do projeto, preferencialmente ao final do bimestre. 8. Os alunos com baixo desempenho na ProvaRioingressarão no projeto, assim que consolidarmos a listagem dos que deverãoparticipar. 9. Outrosalunos poderão também ingressar, a partir da necessidade observada pelosprofessores das turmas e pelo desempenho apresentado nas provas bimestrais. 10. Estamos à disposição para quaisqueresclarecimentos. Atenciosamente, JuremaRegina Holperin Gerentedo Reforço Escolar

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