terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
NENHUMA CRIANÇA A MENOS
CircularE/SUBE nº 008
Rio deJaneiro, 16 de fevereiro de 2012.
Senhor (a) Coordenador (a) deE/SUBE/CRE
Senhor (a) Gerente deE/SUBE/CRE/GED
OProjeto Nenhuma Criança/Jovem a Menos torna-se cada vez mais importante para oPrograma Reforço Escolar, constituindo-se na prática pedagógica que deveráestar sempre presente na Rede Municipal de Ensino: não deixar nenhum aluno paratrás.
2. Nesse ano de 2012, a orientação é iniciar oprojeto no dia 5 de março, com alunos nas seguintes condições:
§ alunos queparticiparam do NCM em 2011 e repetiram o ano;
§ alunos que nãoobtiveram sucesso no Realfabetização 1 A e Realfabetização 2 A;
§ alunos que repetiram o3° ano escolar.
3. Esses grupamentos estão sendo encaminhados nalistagem em anexo para que as E/SUBE/CRE/GEDs e as Direções das Unidades Escolarespossam organizar a proposta do trabalho e marcar os alunos participantes doprojeto na coluna NM do Sistema de Controle Acadêmico (SCA).
4. Cabe relembrar que o projeto tem como propostauma ação mais cuidadosa e um acompanhamento intenso do aluno pelo professorregente da turma, no primeiro segmento, e pelo professor de Língua Portuguesa,prioritariamente, no segundo segmento. As principais ações são:
§o aluno permanece 3 vezes por semana em horário no contraturno, com atividadesde reforço escolar, com estagiários ou voluntários;
§o aluno tem acompanhamento quinzenal, com base no preenchimento de fichas deobservação, já disponibilizadas desde o ano passado;
§o aluno faz provas mensais, permitindo, assim, intervenções mais rápidas naaprendizagem;
§o aluno tem leitura obrigatória de livros pré-determinados;
§uso do reforço digital e da educopédia;
§termo assinado pelos pais, com ciência de que o filho participa do projeto.
5. Os alunos que seguiram para o 2º ano e para o3º ano com conceito I, conforme listagem enviada pelo prof. Antonio Mateus,anteriormente, iniciaram o processo de recuperação paralela no início do anoletivo. Os alunos do 3º ano, ainda analfabetos, podem também ingressar noprojeto Nenhuma Criança a Menos.
6. Nalistagem agora enviada existem dois pontos de atenção: a) alunos reprovados noRealfabetização 1 e enturmados no Aceleração 1 e b) alunos reprovados (conceitoI) no 3º ano, porém com notas altas nasprovas. Após verificação daCoordenadoria, alguns alunos poderão ser incluídos ou excluídos do projetoNenhuma Criança/Jovem a Menos.
7. Caso o aluno recupere-se na aprendizagem, podesair do projeto, preferencialmente ao final do bimestre.
8. Os alunos com baixo desempenho na ProvaRioingressarão no projeto, assim que consolidarmos a listagem dos que deverãoparticipar.
9. Outrosalunos poderão também ingressar, a partir da necessidade observada pelosprofessores das turmas e pelo desempenho apresentado nas provas bimestrais.
10. Estamos à disposição para quaisqueresclarecimentos.
Atenciosamente,
JuremaRegina Holperin
Gerentedo Reforço Escolar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário