terça-feira, 6 de março de 2012

Eletiva Brinquedoteca – uma lição de vida!

http://www.educacao10.syncmobile.com.br/
Eletiva Brinquedoteca – uma lição de vida!:

Sou professor do Ginásio Experimental Carioca Princesa Isabel e participo de uma revolução na qualidade da educação pública da cidade do Rio de Janeiro.


A “Eletiva Brinquedoteca”, realizada ao longo do ano letivo de 2011, teve como parâmetro fundamental o olhar transdisciplinar advindo da arte articulada a outras áreas do conhecimento. Pois, o que seria da vida se não fosse a arte? “Ela não é mais do que uma palavra a que nada de real já corresponde. Pode valer como uma ideia coletiva na qual reunimos aquelas coisas que da arte somente são reais: as obras e os artistas” (Heidegger, Origem da Obra de Arte).


A educação pode ser mais viável se transpuser os muros da escola e tiver a finalidade de repensar a ação integral do ser humano, como ser dotado de inúmeras possibilidades. É fazer o aluno acreditar em seu potencial, descobrir que o conhecimento pode ser realizado em experiências diferenciadas, com sensações diversas. Através do fazer lúdico, a “brincadeira” se torna o elo fundamental na construção do conhecimento do cotidiano escolar, em especial nas escolas públicas, devido à realidade difícil de muitos alunos, que são obrigados a encarar desde cedo os problemas da vida. O ato de brincar resgata nas crianças a possibilidade do devaneio, do sonho e da alegria e a conscientização de si, da natureza e dos outros.


Os brinquedos foram desenvolvidos com material reciclado, dando oportunidade para que fossem abordados vários assuntos correlatos, como a reciclagem, a sustentabilidade e o tempo de decomposição dos materiais no meio ambiente, além de conteúdos interdisciplinares, como a fixação do conceito de bidimensionalidade e tridimensionalidade, polígonos, poliedros etc.


Um dos resultados mais significativos foi ter conseguido transmitir aos alunos a importância de suas ações para fazer várias outras crianças felizes, pois toda a produção foi doada a uma instituição e a um orfanato localizados em Santa Cruz. Foram confeccionados jogos da memória com placas de sinalização de trânsito, nomes de cores e números em inglês, letras, práticas de higiene, jogos de dama, jogos da velha, vai-vem, boliche, telefone sem fio e dominó. Todos são jogos que podem ser trabalhados por várias áreas do conhecimento, como Matemática, Português, Ciências e Geografia.


O objetivo do trabalho é plantar a esperança e, através desta iniciativa, prepara os alunos para que eles sejam multiplicadores da transformação do presente, para que possam sonhar com um futuro melhor. Ensinamos e aprendemos uma lição de vida!


Alexandro F. Gaudêncio

Professor I GEC Princesa Isabel

Nenhum comentário:

Postar um comentário