Parabéns a toda equipe do GEC Coelho Neto e principalmente ao Professor Marcelo Ferreira pela criação, sensibilidade e desenvolvimento do projeto.
A Escrita do Diferente:
Uma reflexão sobre a adolescência a partir da leitura e debate do livro “O Diário de Anne Frank”
O projeto de leitura que desenvolvi com a turma 1801, no Projeto de Vida, debateu o papel da escrita e de sua compreensão, a partir do ponto de vista da escritora. Trata-se de Anne Frank, a adolescente judia que se escondeu do nazismo antissemita e escreveu seu diário entre 1942 e 1945, dos 12 aos 14 anos. Sua obra expõe a vida regular em casa, na escola, na comunidade e, posteriormente, no “anexo secreto”, o esconderijo de sua família e de outros judeus.
Anne conseguiu traçar esse caminho de perseguição e sonhos, percorrido ao mesmo tempo por ela, seus pais e amigos, todos judeus, e construiu uma obra literária histórica. Anne Frank mostra que de diferente ela não tinha nada: era uma menina com anseios e expectativas, que foi arrebatada pela perseguição e pelo desejo de entendimento – e nos arrebatou a todos no processo de leitura de sua história.
Dessa forma, a leitura compartilhada do “diário” mostra que “a escrita do diferente” é, na verdade, igual. Chegamos a esta conclusão quando percebemos que a literatura que se apresenta não foi escrita por alguém que se parecesse com um homem descrito pelos nazistas, embasada em seus preconceitos. Entendemos que o preconceito apenas engana ou esconde obras e pessoas de valor inestimável para seus próximos e a comunidade, quiçá para a humanidade.
Objetivos:
- Desenvolvimento de alta competência em leitura;
- Reflexão acerca do preconceito;
- Debate com todos os alunos;
- Escolha de passagens de nossos debates, edição e elaboração de um vídeo;
- Percepção mais apurada de como o nazismo interferiu na vida privada de milhares de pessoas, apenas por suas origens;
- Entendimento de que a origem, a cultura ou a classe social não definem a produção intelectual de uma pessoa;
O projeto estendeu-se na forma de conteúdo de história, usando as mesmas premissas acima citadas, apenas inferindo um pouco mais acerca do contexto histórico do Terceiro Reich e de como foi construído o discurso nazista – além de penetrar um pouco no cotidiano da luta pela sobrevivência, numa espécie de micro história usada de forma pedagógica para a construção do conhecimento histórico no Ensino Fundamental.
Prof. Marcelo Ferreira de Assis
Ginásio Experimental Carioca Coelho Neto
Nenhum comentário:
Postar um comentário