Momento de refeição - Conteúdo curricular na educação infantil.:
Maria Cristina dos Santos
O que uma criança pode aprender na hora da refeição?
A Professora Beatriz Ferraz em sua entrevista a Univesp TV diz que "a refeição é conteúdo curricular na educação infantil, pois as crianças estão aprendendo como segurar diferentes talheres; o que significa uma situação de refeição na nossa cultura.
Os momentos das refeições são de encontro, de troca de estar junto. "
E questiona porque isso é vivido na escola de foma desconecta?
Durante os momentos de alimentação podemos mergulhar na nossa cultura ou ser inserido em outras.
O cheiro, o gosto pode nos remeter a tantas sensações!
A forma que é servida as refeições nas instituições de ensino revelam a nossa concepção de criança, escola e sociedade.
Ao assistir o curta Merenda saudável nas escolas municipais de São Paulo percebo que existe práticas avançadas na rede municipal de ensino. As imagens revelam ao apresentar crianças comendo em prato de vidro optar entre o que quer e quanto comer, porém provocaram algumas inquietações.
Ao planejar o momento de alimentação a equipe educadora deve ter clareza das aprendizagens envolvidas e como cada um pode contribuir.
Ao diretor cabe gerir os recursos financeiros para aquisição e manutenção desde o mobiliário aos utensílios utilizados nas diferentes refeições, bem como os recursos humanos a partir do quadro de funcionários.
Cabe ao coordenador observar, avaliar, formar a equipe educadora e fazer as intervenções necessárias para garantir a qualidade das aprendizagens.
Os professores precisam ter clareza nas aprendizagens envolvidas neste momento, nas interações como o objeto de aprendizagem, neste caso o próprio alimento, os talheres, com o colega e com as questões afetivas que envolvem este momento.
A equipe de limpeza deve ter claro que neste momento de aprendizagem vai sujar o chão e o quanto é importante a sua atuação para garantir um ambiente limpo e saudável.
A equipe de apoio para dar sustentação a este momento, pois quanto menor for a criança maior a necessidade dos adultos para auxilia-los.
Para pensar:
Quem na cidade de São Paulo almoça as 10h da manhã e janta as 15h?
Qual a necessidade nutricional da criança fazer 5 refeições em um período máximo de 10h?
Como fica a questão das 3h de intervalo entre as refeições?
Este jantar as 15h será a ultima refeição da criança?
Prato Feito ? Onde está a autonomia?
Prato de plástico e colher?
Como e quais são as aprendizagens do bebês?
Como o professor pode ajudar para que os bebes possam fazer parte deste processo?
Como e quais são as aprendizagens do bebês?
Como o professor pode ajudar para que os bebes possam fazer parte deste processo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário