terça-feira, 24 de abril de 2012

PSE - Bulas de remédios com letras maiores e texto simples estão disponíveis na web

 http://www.blog.saude.gov.br/
Bulas de remédios com letras maiores e texto simples estão disponíveis na web:

Foto: Divulgação
As letras pequenas e os termos técnicos dificultam a leitura das bulas de remédios e podem interferir na forma correta da ingestão dos medicamentos. Mas esse problema pode ser facilmente resolvido acessando o Bulário Eletrônico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A página na internet conta com mais de 1.600 bulas de remédios, sendo que 600 delas seguem a nova norma da Anvisa, com textos maiores e simples.
A especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa, Flávia Cruz, conta que a ferramenta é uma fonte rápida e segura de consulta das bulas de medicamentos. Ela explica que o conteúdo pode ser acessado tanto por profissionais de saúde, como pela população em geral. “É uma ferramenta que possibilita a busca por bulas que passaram pela avaliação da Anvisa. Então é uma fonte segura de informação para a população. E é um espaço que permite acesso rápido à informações atualizadas. As alterações na bula visam tornar esse documento mais amigável para a população, para que ela cumpra com seu papel que é de trazer orientações para uso seguro do medicamento, orientações para pessoas sobre a forma de usar, como conservar.”
Além disso, ela destaca que as empresas de medicamentos têm a obrigação de oferecer os conteúdos das bulas para os deficientes físicos. “A partir do momento que ela coloca essa bula na embalagem, ela também tem que estar apta a disponibilizar essa bula para as pessoas portadoras de deficiência. São bulas em braile, áudio e fonte ampliada. Elas são enviadas para as pessoas quando solicitadas por telefone, pelo SAC da empresa. E atualmente, enquanto essa bula não está disponível, ela é obrigada a fazer a leitura, prestar as informações solicitadas pelo telefone.”
Neste mês o Bulário Eletrônico ganhou mais 135 bulas seguindo a nova norma da Anvisa, publicada em setembro de 2009.
Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário