Divulgando...
VI COPEDI - Congresso Paulista de Educação Infantil e II Congresso Internacional de Educação Infantil:
O Congresso Paulista de Educação Infantil historicamente constituiu-se como um espaço de discussão destinado a profissionais, estudantes e pesquisadores da área de educação comprometidos com a infância e a educação infantil.
Programa
inscrição on-line
Responsáveis (da FEUSP) pelo Evento:
Marcia Aparecida Gobbi
Maria Leticia Nascimento
EIXO 1 - Políticas públicas para a Infância A Educação Infantil, como primeira etapa da educação básica
Como primeira etapa da educação básica – em integração das instituições de educação e cuidado das crianças pequenas – conclama esforços coletivos de profissionais da área que, comprometidos com a infância, buscam garantir os direitos fundamentais, próprios e inalienáveis da criança.
As múltiplas dimensões do campo, as dificuldades em concretizar os avanços legais e combater projetos polêmicos no que se refere a financiamento, regulamentação, atendimento à demanda, formação profissional, condições de trabalho, ambientes das instituições, participação das famílias, políticas de educação formal e não-formal são o foco desse eixo. Nesta perspectiva, refere-se às experiências das gestões municipais, dos movimentos da sociedade civil (conselhos municipais e estaduais, fóruns, sindicatos, associações, ONGs) e das Universidades em torno dessas questões, assim como da articulação com os setores da assistência, saúde, cultura, urbanismo, entre outros, para que as políticas públicas voltadas para a infância possam, efetivamente, “pensar primeiro na criança”.
As múltiplas dimensões do campo, as dificuldades em concretizar os avanços legais e combater projetos polêmicos no que se refere a financiamento, regulamentação, atendimento à demanda, formação profissional, condições de trabalho, ambientes das instituições, participação das famílias, políticas de educação formal e não-formal são o foco desse eixo. Nesta perspectiva, refere-se às experiências das gestões municipais, dos movimentos da sociedade civil (conselhos municipais e estaduais, fóruns, sindicatos, associações, ONGs) e das Universidades em torno dessas questões, assim como da articulação com os setores da assistência, saúde, cultura, urbanismo, entre outros, para que as políticas públicas voltadas para a infância possam, efetivamente, “pensar primeiro na criança”.
EIXO 2 - Tempos, espaços, relações e infâncias: bases epistemológicas
O grande desafio das Pedagogias da Infância é a interlocução entre as Ciências da Educação e as Artes, compreendendo os tempos, espaços, relações e atividades da infância no plano das fortes modificações sociais presentes na contemporaneidade. Os conhecimentos acumulados nos campos da Filosofia, Pedagogia, Psicologia, Antropologia, História, Sociologia, Arquitetura, Artes e outros campos do conhecimento permitem construir novos paradigmas para a educação infantil. Neste eixo serão privilegiadas as produções que revelam e desvelam questões relativas às diferentes formas de ver e viver as infâncias em ambientes coletivos, sejam eles educacionais (creches e pré-escolas) ou não, contemplando e contextualizando contribuições de precursores/as da educação infantil e pesquisadoras/es contemporâneos.
EIXO 3 - Identidades e formação docente
A identidade profissional dos adultos envolvidos com a educação infantil é construída na extensão de suas experiências ao longo da vida e pelas concepções e representações sobre a infância, a educação e as práticas institucionais. É revelada na pluralidade das identidades (de gênero, classe social, étnico-raciais etc) e se articula às propostas curriculares de formação inicial e continuada e com os processos de desenvolvimento profissional. Esse eixo busca, portanto, privilegiar uma perspectiva de educação infantil, identidade e formação docentes que não antagonizem a cultura lúdica e a cultura da escrita, que se traduzam em experiências e pesquisas.
EIXO 4 - Práticas Pedagógicas, Culturas Infantis e Produção Cultural para crianças pequenas
para crianças pequenas Este eixo pretende apresentar, problematizar e debater teorias e práticas pedagógicas que enfoquem a construção de Pedagogias da Infância e que contemplem as crianças e as professoras/es como protagonistas de uma relação educativa que envolve também as famílias, articulando-as à produção das diferentes linguagens e culturas tecidas pelas crianças. Pretende-se também destacar a variedade da produção cultural dirigida à Infância e produzida pelas crianças, revelando os contrastes presentes nas propostas pedagógicas, nas mídias e demais ações voltadas para as crianças.
Estudantes | Profissionais da educação | ||||
até 15/06/2012 | 45 | 65 | 0 | 0 | 0 |
até 15/08/2012 | |||||
até 06/09/2012 |
Programa
data
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manhã
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tarde
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noite
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segunda-feira
(03/09/2012) | [Auditório FEUSP] Credenciamento 17:00h-19:00h | Reunião das chapas candidatas a grupo gestor do FPE 19:00h-20:00h | Acolhimento | ||
terça-feira
(04/09/2012) | [SESC Pinheiros] 9:00h-12:00h | Abertura Oficial Conferência I | [SESC Pinheiros] 14:00h-17:00h | Conferência II | |
quarta-feira
(05/09/2012) | [USP] 9:00h-12:00h | Mesas-redondas | [FEUSP] 14:00h-15:30h | Apresentação de trabalhos 16:00h-17:30h | Apresentação de trabalhos | [FEUSP] 19:00h-20:00h | Reunião do MIEIB |
quinta-feira
(06/09/2012) | [FEUSP] 9:00h-12:00h | Mesas-redondas | [FEUSP] 13:30h | Assembleia |
inscrição on-line
Responsáveis (da FEUSP) pelo Evento:
Marcia Aparecida Gobbi
Maria Leticia Nascimento
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