Alimentos transgênicos – Saiba como identifica-los:
Por Nadia Cozzi, consultora de alimentação consciente e desenvolvimento pessoal, idealizadora do Instituto Pedro Cozzi – Espaço DAR VIDA
Fonte: Nosso Futuro Comum
Alimentos transgênicos geram muitas polêmicas e nós aqui do Coletivo Verde estamos preparando uma matéria mais profunda sobre o assunto. Mas, o que vou tratar hoje é do direito do consumidor escolher se deseja ou não se alimentar de transgênicos.
Rotulação dos alimentos trangênicos – Como saber se um produto é transgênico
Atualmente encontramos diversos alimentos com matéria prima à base de transgênicos e desde 2003 existe no Brasil o decreto de rotulagem (4680/2003), que obrigou empresas da área da alimentação, produtores, e quem mais trabalha com venda de alimentos, a identificarem, com um “T” preto, sobre um triangulo amarelo, o alimento com mais de 1% de matéria-prima transgênica.
A resistência das empresas foi grande, e muitas permaneceram sem identificar a presença de transgênicos em seus produtos. O Ministério Público Federal investigou e a justiça determinou que as empresas rotulassem seus produtos, o que começou a ser feito a partir de 2008.
A rotulagem de produtos transgênicos é um direito básico dos consumidores. Todos nós temos o pleno direito de saber o que consumimos.
A leitura de rótulos é muito importante para identificar alimentos com o menor índice de aditivos químicos preservando nossa saúde e também perceber se na embalagem existe o selo de identificação de transgênicos, que muitas vezes está bem pequeno e no cantinho.
É verdade, temos transgênicos no mingau do bebe, nos óleos de soja, milho e algodão. Interessante saber também que a canola é uma planta transgênica. A alternativa é o óleo de girassol ou o azeite de oliva para quem quer consumir produtos não transgênicos.
Uma alimentação orgânica certificada ainda é o que podemos fazer de melhor para fugir dos transgênicos, agrotóxicos, promotores de crescimento e aditivos químicos. O objetivo deste texto é alertar que é preciso tomar uma posição, seja quanto à informação, à alimentação, ao Meio Ambiente ou à maneira como somos tratados pelas Empresas. Compromisso e respeito são essenciais em todas as relações.
Receitas
Por falar em azeite no meu livro “Um Mergulho no Mundo do Chocolate – Histórias, Lendas e Sabores, falo sobre os benefícios do azeite de oliva na saúde e que ele vai muito bem em receitas doces, inclusive de chocolate. Vamos experimentar?Bolo de Chocolate e Especiarias
Ingredientes- ½ xícara (chá) de azeite de oliva
- 06 ovos tipo caipira
- ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
- 03 colheres (sopa) de cacau em pó
- 01 colher (sopa) de fermento em pó
- 01 colher (chá) de bicarbonato em pó
- 01 pitada de noz-moscada ralada
- 01 colher (chá) de cravo-da-índia em pó
- 01 colher (sopa) de canela em pó
- 01 xícara (chá) de coco ralado fresco
Pre-aqueça o forno a temperatura media (180oC). Coloque na batedeira o azeite de oliva (reserve 1 colher das de sopa), as gemas e o açúcar e bata bem de leve. Junte 03 colheres (sopa) de cacau em pó, o fermento, o bicarbonato, as especiarias e o coco. Bata por mais 2 minutos. Reserve.
Bata as claras em neve ate obter picos firmes. Incorpore as claras à massa e misture manualmente com cuidado ate ficar homogêneo.
Com o azeite de oliva reservado unte 01 forma com furo no meio e polvilhe com do cacau em pó. Despeje a massa e leve ao forno ate que, enfiando um palito, este saia limpo. Retire do forno, desenforme ainda morno. É uma delicia para o café da manha ou o lanche da tarde.
Quer mais receitas feitas com azeite? Entre no site do AZEITE.
Postado por Daniela Kussama
Nenhum comentário:
Postar um comentário