quinta-feira, 9 de agosto de 2012

IDÉIAS - PATERNIDADE: PROGRAMAÇÃO 2012

 http://elosdasaude.wordpress.com/
Em agosto, o Mês de Valorização da Paternidade é oportunidade para realizar atividades e debates sobre a importância do envolvimento do pai no crescimento e desenvolvimento de seus filhos. Em 2012, a iniciativa promovida pelo Comitê Vida completa dez anos e comemora as experiências exitosas que resultam de parcerias intersetoriais. Este ano, a mobilização chama atenção para o papel do pai durante a amamentação, com o lema Pai, você é muito importante para o sucesso da amamentação!

Clique na imagem para ampliar
Confira a programação do Mês de Valorização da Paternidade 2012
envie suas contribuições para elosdasaude@gmail.com
PEDRA DE GUARATIBA: ATENÇÃO AO HOMEM
Em agosto, o CMS Dr Alvimar de Carvalho, em Pedra de Guaratiba, está decorado especialmente para o Mês de Valorização da Paternidade. Além disso, a unidade promove consultas de pré-natal individual para os homens, às terças-feiras, às 13h, e às quintas-feiras, às 8h. E o melhor: a partir de setembro, a consulta individual de pré-natal masculino será uma atividade permanente na unidade de saúde, nas tardes de quinta-feira! Também às terças e quintas-feiras, às 10h, serão realizadas atividades em grupo sobre amamentação. De segunda à sexta-feira, de manhã e à tarde, todos os setores de atendimento da unidade estarão empenhados na divulgação do Mês de Valorização da Paternidade, por meio de ações de sala espera. A programação inclui, ainda, debates sobre paternidade nos grupos de homens, de pré-natal e da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), que se encontram regularmente na unidade.
CMS Dr Alvimar de Carvalho
Rua Soldado Eliseu Hipólito, s/nº, Pedra de Guaratiba, Rio de Janeiro
(21) 3404.7799

SULACAP: ACESSIBILIDADE 
Na véspera do Dia dos Pais, sábado, 11 de agosto, um café da manhã receberá as famílias que comparecerem à unidade para vacinar seus filhos. A celebração também inclui oficina de brincação com pais e filhos, contação de histórias, brincadeiras de roda, bambolê, bola de gude, amarelinha e peteca, entre outras atividades divertidas. Durante todo o mês de agosto, serão realizadas rodas de conversa sobre cuidados com a próstata, abordando os mitos e verdades sobre o tema. A unidade de saúde também será decorada especialmente para o Mês de Valorização da Paternidade, de forma a melhor acolher os homens. O grande diferencial da unidade é a integração de surdos e ouvintes nas atividades. Relembre a experiência do CMS Professor Masao Goto no Mês de Valorização da Paternidade 2011.
CMS Professor Masao Goto – CAP 5.1
Av. Carlos Pontes, s/nº, Sulacap, Rio de Janeiro || (21)335-77471
EM MADUREIRA, ATIVIDADES LÚDICAS E INFORMATIVAS
No Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, em Madureira, a equipe de saúde promove atividades com os companheiros e maridos das pacientes internadas. Os pais recebem orientações sobre o registro civil da criança, licença-paternidade, rotinas da maternidade e têm a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre outros aspectos que envolvem a paternidade, a própria saúde, a da mãe e do bebê. Durante a conversa, são distribuídas cartilhas com informes da unidade e informações sobre direitos dos pais. De 13 a 17 de agosto, a equipe de saúde do CMS Alberto Borgerth lançará mão dos postais da saúde para discutir a importância do envolvimento dos pais no cuidado com os filhos, nos diferentes ciclos de vida. A atividade será realizada nas salas de espera das clínicas médica, de ginecologia, pediatria, dermatologia e do grupo de planejamento familiar.
Hospital Maternidade Herculano Pinheiro
Av. Ministro Edgard Romero, nº 276, Madureira, Rio de Janeiro
(21) 2458-8601, ramais 220 e 228
CMS Alberto  Borgerth
Rua Padre Manso, s/nº, Madureira, Rio de Janeiro || (21)2450-2097
MÚSICA E POESIA EM IRAJÁ
Durante o Mês de Valorização da Paternidade, o CMS Alice Toledo Tibiriçá, em Irajá, investe na música e na poesia para transformar-se em um espaço de afirmação dos afetos familiares e fortalecer vínculos entre pais e filhos. A campanha tem como mote o verso de Roberto Carlos Pai: meu querido, meu velho, meu amigo e aposta na interação entre a equipe de saúde e a comunidade. A programação inclui atividades de sala de espera, jornada recreativa com pais e avós e debates sobre o papel do pai na gestação, na educação e paternidade responsável. Confira a programação completa do CMS Alice Toledo Tibiriçá para o Mês de Valorização da Paternidade.
CMS Alice Toledo Tibiriçá – CAP 3.3
Rua Juriti, s/nº, Irajá, Rio de Janeiro || (21) 2471-2397

CAMPEONATO DA PATERNIDADE, NO
COMPLEXO ESPORTIVO DA ROCINHA
Na Área Programática 2.1, 13 de times de futebol de salão, formados por pais frequentadores das unidades de saúde da região, disputarão o troféu do Campeonato da Paternidade. Durante todo o mês, as equipes serão treinadas pelos profissionais da Academia Carioca da Saúde, em uma preparação que envolve a prática de atividades físicas, a realização de exames clínicos e o encaminhamento para programas como o de cessação do tabagismo. As partidas de futsal acontecem no dia 1º de setembro, no Complexo Esportivo da Rocinha, em uma grande festa para toda a família.
PATERNIDADE, SINGULARIDADES E POLÍTICAS PÚBLICAS
O V Simpósio Paternidade, Singularidades e Políticas Públicas: 10 Anos Valorizando a Paternidade comemora os 10 anos do Comitê Vida, grupo de trabalho intersetorial que atua na valorização da paternidade.O evento será realizado dia 29 de agosto, de 8h30 às 17h, na Estão Otics Centro (Rua Evaristo da Veiga 16, 4ºandar, Cinelândia, Rio de Janeiro). Mais informações: (21) 2273.7398.
Confira a programação preliminar:
8h30: Recepção
9h: Painel Homem, pai, profissional
* Representante da Clínica da Família Santa Marta
* Jovens do RAP da Saúde
10h: Certificação Unidade de Saúde Parceira do Pai
* Mediação: Viviane Manso Castello Branco, coordenadora de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da SMSDC-RJ
* Representantes da Clínica da Família Emygdio  Alves Costa Filho, Centro Municipal de Saúde Dr. Mario Rodrigues Cid, Clínica da Família do Catiri e Hospital Maternidade Carmela Dutra
11h30: Esquete com os jovens surdos do RAP da Saúde / Polo Masao Goto
13h30: Painel Apoio ao cuidado paterno na escola e na sociedade
15h: Painel Promoção da paternidade participativa e sua interfaces com políticas e projetos da SMSDC-RJ
* Mediação: Marcio Luiz Ferreira  (ABENFO)
* Projeto Cegonha
* Promoção do Aleitamento Materno
* Saúde do Homem
* Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis
PATERNIDADE, CORPO E ALEITAMENTO
Dia 30 de agosto, o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPMG/UFRJ) promove o VIII Fórum de Debates sobre Paternidade e o II Seminário de Pesquisa e Vivência sobre Corpo, com o tema Paternidade, Corpo e Aleitamento. O evento acontece de 8h às 12h, no IPPMG/UFRJ (Rua Bruno Lobo, n. 50, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro).

Confira a programação preliminar:
8h: Recepção
* Exposição: Campanha Você é meu pai, do Instituto Promundo
9h15: Painel Aleitamento, corpo e família
* Anna Luz Frances – Rede Reich e Rede pela Humanização do Parto e do Nascimento (ReHuNa)
* Maria Luiza de Carvalho – Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da UFRJ
* Marcus Renato de Carvalho – Maternidade-Escola da UFRJ
* Jovens do RAP da Saúde / Polo Masao Goto
* Coordenação: Vera Lúcia Vieira de Sousa – Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da UFRJ
11h10: Painel Unidades de Saúde Parceira do Pai
* Clesimary Evangelista Molina Martins – Coordenação de Atenção Integral à Saúde do Homem, do Ministério da Saúde
* Viviane Manso Castello Branco – Coordenação de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da SMSDC-RJ
* Maternidade Carmela Dutra
* Clínica da Família Emygdio Alves Costa Filho
* Coordenação: Bruno Leite – IPPMG/UFRJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário