segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Família é essencial durante a puberdade dos filhos

 http://www.blog.saude.gov.br/
Família é essencial durante a puberdade dos filhos:

Foto: Tetra Images/Corbis
A puberdade é o período que marca o final da infância. Nessa fase, os hormônios sexuais começam a se desenvolver até que o jovem entre na idade reprodutiva. Geralmente, a puberdade começa entre 10 e 14 anos de idade, mas muitas crianças podem entrar nessa fase bem antes disso.
A filha da chef de cozinha Miriam Almeida sempre foi precoce. Aos seis meses de idade apareceram os primeiros dentinhos. Aos nove já engatinhava. Por isso, Miriam decidiu levar a pequena a um especialista para saber se a puberdade também poderia aparecer antes do tempo esperado: ”Eu procurei um médico porque caso ela fosse menstruar cedo teria como retardar isso, adiar o acontecimento com medicação porque eu acho uma judiação, até por causa do crescimento, eu fiquei muito preocupada.”
Segundo a assessora técnica da área da Saúde do Adolescente do Ministério da Saúde, Ana Sudária, não há motivos para Miriam ficar preocupada, já que o ritmo de desenvolvimento de cada pessoa é diferente e pode variar bastante. No entanto, ela alerta: os pais devem ficar atentos caso os primeiros sinais da puberdade apareçam ainda na infância: ”No caso da puberdade bem antes, às vezes antes dos oito anos, sete, seis, ai já é um caso médico e deve ser encaminhado imediatamente para uma consulta clinica porque assim foge da forma natural.”
Para orientar pais e filhos sobre os cuidados essenciais à saude dos adolescentes e jovens, o Ministério da Saúde criou a Caderneta do Adolescente. O documento está disponível de graça em vários centros de saúde do país.
Ouça a matéria da Web Rádio Saúde
Fonte: Débora Rocha / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário