sábado, 1 de dezembro de 2012

Cai número de novos casos de câncer de pulmão e colo do útero

 http://drauziovarella.com.br/
Cai número de novos casos de câncer de pulmão e colo do útero:

Segundo o mais recente estudo do Inca (Instituto Nacional do Câncer), diminuíram a incidência e a mortalidade por câncer de pulmão e colo do útero. O levantamento reúne informações coletadas em 22 estados que têm o RCBP (Registros de Câncer de Base Populacional), que reúne informações de todos os pacientes com diagnóstico de câncer. Os dados foram coletados entre os anos de 1987 e 2009.
O estudo mostra que das 11 cidades que possuem RCBP, nove apontaram tendência de queda nos casos e nas mortes por câncer de colo de útero. Entretanto, a capital João Pessoa teve aumento de 6,1% na incidência e de 21,3% na mortalidade causadas por cada tipo de câncer entre 1999 e 2006.
Já o câncer de pulmão apresentou queda de 7,2% no número de casos em São Paulo,   5,7% em Salvador e 3,2 %, em Curitiba. Em relação à mortalidade do tumor pulmonar, os dados mais expressivos aparecem em Salvador, que diminuiu o número de óbitos em 4,5%, seguido de São Paulo, com redução de 2,2%.
Em dados gerais, Curitiba foi a capital que apresentou maior queda no número de novos casos (9,4%) e de mortes (7,9%). Em seguida vem São Paulo, com redução significativa de 7,4% no número de novos casos e de 3,6% no número de mortes. Goiânia vem em terceiro, com queda de 4,9% de incidência e de 3,2% de mortalidade.
Estima-se que em 2012 os números de casos novos de câncer somem 518.510, sendo 257.870 do sexo masculino e 260.640 do feminino.
Os tipos mais incidentes de cânceres no sexo masculino são o de pele não melanoma, próstata, pulmão, cólon e reto e estômago; no sexo feminino, os mais comuns são os cânceres de pele não melanoma, mama, colo do útero, cólon e reto e glândula tireoide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário