sábado, 9 de março de 2013

Ministro apresenta a blogueiras as prioridades do MS em Saúde da Mulher

 http://www.blog.saude.gov.br/
 
Durante Encontro com Blogueiras, realizado ontem (7), em Brasília, o ministro Alexandre Padilha destacou os três grandes desafios do Ministério da Saúde na atenção à saúde da mulher. “A primeira prioridade é o câncer de mama, uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil. A segunda prioridade é o momento da gravidez e do nascimento, com a Rede Cegonha garantindo o cuidado humanizado dessas pacientes. A terceira grande prioridade é o cuidado á mulher vítima de violência, disponibilizando espaços especializados neste tipo de acolhimento tanto em Unidades Básicas de Saúde, como em hospitais”, explanou o ministro.

Foto: Erasmo Salomão/ ASCOM-MS
As blogueiras questionaram o ministro sobre diversos temas, como os incentivos para redução da obesidade, os cuidados com as gestantes e diminuição do número de cesáreas desnecessárias, parcerias para o consumo de alimentos saudáveis, dentre outros. Priscilla Perlatti, do blog Mamatraca, se interessou por saber mais sobre medidas contra a violência obstétrica, tanto física como psicológica. “A mulher, acho que por falta de informação, não sabe na hora (do parto) que foi vítima de uma violência obstétrica, porque ela pode ser tanto física como psicológica. Eu queria saber o que o Ministério faz para que esta informação chegue à mulher e também aos profissionais”, questionou a blogueira.
O ministro Padilha concordou com Priscilla e destacou a importância da ouvidoria da Rede Cegonha. “Essa é uma situação inaceitável mesmo, então é fundamental que ofereçamos o cuidado humanizado e acolhedor. Por isso criamos a ouvidoria da Rede Cegonha, para que a gente possa dar para esta mulher a oportunidade de denunciar, reclamar, falar o que aconteceu e levar esta informação até o gestor”, explicou Padilha.
Para as blogueiras, a iniciativa do Ministério da Saúde de promover ações como este encontro aproxima a população e garante o acesso a informações sobre seus direitos em saúde, conforme destacou Aline Kelly de Almeida, do blog A Vida Quer. “Eu acredito muito que a informação é o vetor de qualquer mudança, que faz qualquer coisa se transformar. O principal dessa iniciativa é que está levando informação de uma forma mais acessível, sem ser aquela coisa muito formal. Achei o encontro muito legal por causa disso, foi um bate-papo bem descontraído, onde foi possível tirar várias dúvidas”, disse.
Alexandre Padilha também ficou satisfeito com o Encontro e agradeceu a participação tanto das blogueiras, como dos internautas. “Ajuda muito o Ministério da Saúde poder conversar com estas mulheres e ouvir as preocupações, as críticas, as demandas, isso nos ajuda a aprimorar e melhorar, não só as políticas do Ministério da Saúde, mas também os serviços de saúde em todo o Brasil”.
O Encontro –  O objetivo é facilitar a disseminação de informações de promoção da saúde. Estudos mostram que cada vez mais as pessoas buscam conhecimento em saúde na Internet, a ação funciona para esclarecer de forma correta as dúvidas das pessoas e promover o autocuidado.
A reunião, que aconteceu nesta quinta-feira (7) no gabinete do ministro, em Brasília, e foi transmitida ao vivo via hangout, contou com a participação de nove blogueiras. Durante todo o evento houve interações de outras pessoas por meio de e-mails e nas redes sociais do Ministério da Saúde.
Antes do Encontro, as blogueiras visitaram a ”Carreta da Mulher”, implantada na capital há um ano, em 8 de março de 2012, e que já realizou mais de 32 mil exames, entre mamografias, ultrassonografias e preventivos do câncer de colo de útero.
Conheça as blogueiras e saiba o que elas acharam do Encontro
Jéssica Macêdo / Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário