quarta-feira, 3 de abril de 2013

Medidas de higiene são fundamentais para evitar a gripe

 http://www.blog.saude.gov.br/
Medidas de higiene são fundamentais para evitar a gripe:

É importante que as pessoas tomem medidas higiênicas para evitar a contaminação. | Foto: Tetra Images/Corbis
A 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa no próximo dia 15 e vai até o dia 26 de abril. A meta do Ministério da Saúde é vacinar mais de 31 milhões de pessoas. Estão incluídos no grupo prioritário da vacinação doentes crônicos com problemas cardíacos, pulmonares, transplante de rim, obesidade, deficiência mental, entre outras doenças, e mulheres com até 45 dias após o parto. Também integram o grupo crianças de seis meses a dois anos, gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, presos e profissionais de saúde.
O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, explica que além da vacina, é importante que as pessoas tomem medidas higiênicas para evitar a contaminação. “Além da vacina é importante lembrar das outras medidas. Primeiro as medidas individuais: lavar muitas vezes ao dia as mãos. Só essa medida ajuda muito a pessoa a não ter a Influenza porque a maioria da transmissão se dá quando a gente toca uma superfície contaminada, um corrimão, a maçaneta de uma porta, aquela barra do ônibus ou do metrô que a gente se segura quando está em transporte público, o botão do elevador, então tudo isso pode ser evitado se a gente lavar muitas vezes ao dia as mãos. Proteger a tosse e o espirro com lenço descartável e depois jogar fora, e evitar o contato com pessoas doentes”, explica.
Serão distribuídas 43 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado. Além dos R$ 330 milhões gastos com a vacina, o governo federal vai enviar aos estados e municípios quase R$ 25 milhões para apoiar ações de mobilização e preparação de equipes de saúde. Estudos mostram que a vacinação pode reduzir em até 75% as mortes por complicações da influenza.
Ouça a matéria da Web Rádio Saúde
Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário