O exame deve ser feito na primeira semana de vida do bebê
06/06/2011
Importante para a detecção de doenças logo após o nascimento, o teste do pezinho é realizado nas unidades municipais de saúde. Para marcar a importância do exame, este ano o Brasil celebrou pela primeira vez o Dia Mundial do Teste do Pezinho, no dia 6 de junho.
No teste, que deve ser feito preferencialmente na primeira semana de vida do bebê, o sangue do calcanhar do recém-nascido é coletado e levado para análise. Caso seja detectada alguma doença, o tratamento rápido pode evitar sequelas, como retardo mental ou que a doença se agrave, no caso da anemia falciforme. Como o calcanhar é uma região rica em vasos sanguíneos, o material pode ser colhido rapidamente e de forma quase indolor.
O exame é feito para diagnosticar doenças como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria e hemoglobinopatias ou doenças crônicas, como anemia falciforme. O teste é realizado entre os três primeiros dias de vida do bebê, mas pode ser feito em até no máximo 30 dias. O quanto antes é detectado qualquer problema, mas eficaz é o tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário