terça-feira, 23 de agosto de 2011

É de pequeno que se educa

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É de pequeno que se educa:

Edição especial da revista Science defende a necessidade de maior atenção à fase pré-escolar, essencial, de acordo com especialistas, para o desenvolvimento intelectual e social das crianças


 


Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), embora seja obrigação do Estado fornecer vagas para todas as crianças que queiram frequentar a Educação infantil, não é obrigação dos pais matricularem os pequenos na Escola antes dos 6 anos. Na cabeça de muitas pessoas, ainda permanece a ideia da antiga creche, voltada quase que exclusivamente a atividades de recreação.


Contrariando essa visão, contudo, cientistas garantem que a Escolarização dos 3 aos 5 anos é decisiva para o desenvolvimento pelo resto da vida. Na edição de hoje da revista científica Science, oito artigos de alguns dos principais especialistas do mundo na área educacional atestam que um ensino de qualidade para os mais novos pode transformá-los em adultos de sucesso.


Em entrevista ao Correio, o bioquímico e editor-chefe da Science, Bruce Alberts, explica que a sociedade não tem dado a devida atenção que a Educação infantil merece. “Há resultados científicos fortes que demonstram sua importância para estudantes e sociedade, ainda que a maioria das pessoas não esteja ciente disso”, afirma o cientista. Ele acredita que “a maioria das nações tem falhado em reconhecer adequadamente o seu potencial no desenvolvimento infantil”.


Segundo Alberts, as pesquisas mostram que muitos problemas que ocorrem mais tarde poderiam ser minimizados, caso a Educação infantil recebesse mais atenção. “Alguns dos nossos principais problemas globais são causados pela falta de oportunidade oferecida aos jovens, e, em grande parte, isso reflete o fato de que muitos deles não foram preparados, por meio de uma boa Educação, para serem cidadãos produtivos na sociedade”, argumenta.


“Nesse sentido, a Educação infantil é um momento crucial do desenvolvimento das crianças. Foi provado que ela é capaz de reduzir a criminalidade, melhorar o comportamento antissocial e estimular o autocontrole”, enumera. Apesar da importância da Educação infantil, os especialistas garantem que as políticas públicas ainda ignoram resultados como os descritos na publicação editada por Bruce Alberts.


Para William Gormley, do Instituto de Políticas Públicas da Universidade de Georgetown, em Washington, entretanto, aos poucos, a situação vem mudando. “Nos Estados Unidos, funcionários do governo estão muito mais conscientes em relação às pesquisas daEducação infantil do que eram há uma geração. A administração pública tem destinado verbas federais para os estados e as organizações sem fins lucrativos, que baseiam seus programas em pesquisas”, conta.


 


Lente para números


“Nossa pesquisa mostra um interesse surpreendente e uma capacidade acima do comum das crianças de 3 a 5 anos em aprender matemática”, diz Douglas Clements, da Universidade do Estado de Nova York, que estuda o desenvolvimento do raciocínio lógico.


“Aqueles que aprendem matemática durante esse tempo têm uma chance muito maior de ter sucesso naEscola quando comparados aos que não estudaram a disciplina. Quanto mais cedo se aprende a disciplina, mais fáceis e bem-sucedidos são os estudos”, completa.


O especialista lembra ainda que a aprendizagem da disciplina, odiada por muitos alunos, vai além da Escola, e deve contar com a colaboração da família e da comunidade. “Não é preciso dinheiro, mas um pouco de Educação e de compromisso por parte dos pais para trazer a matemática para seu ambiente doméstico”, acredita Clements.


“A matemática está ao nosso redor — mas somente para aqueles com uma espécie de lente para vê-la. Precisamos ajudar os pais e os outros membros da comunidade a obter essas lentes”, completa o norte-americano.


O pesquisador da Universidade Vanderbilt em Nashvill (EUA) David Dickinson insiste que a ciência fornece todos os indícios para que a Educação dos pequenos seja uma prioridade.


Depois de visitar o Brasil quatro vezes, quando teve contato com o sistema de ensino nacional, o professor diz que, no país, a Educação infantil não tem sido tratada da forma como merece.


“Isso não faz sentido, uma vez que temos a melhor oportunidade para fazer uma diferença duradoura nos anos posteriores. Economistas têm mostrado que isso é verdade, inclusive, em termos de retornos econômicos”, opina.


 


Fonte: Correio Braziliense/DF

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