Autonomia Carioca: a semente da criatividade:
Sou professora de Educação Física e participo de uma revolução na qualidade da educação pública da cidade do Rio de Janeiro. Neste ano de 2011 recebi a importante tarefa de nortear a caminhada de 23 alunos do Projeto Autonomia Carioca – Aceleração 2, cujo objetivo é acelerar os estudos de alunos com defasagem idade-série, utilizando a metodologia do Telecurso® da Fundação Roberto Marinho. Mesmo sendo professora de Educação Física, aceitei o grande desafio, que significou voltar a estudar Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia e Ciências.
Para conhecer melhor os alunos e começar a direcionar o trabalho, passamos 14 dias no chamado “Período de Integração”, quando pude perceber que muitos já eram velhos conhecidos meus e também de outros professores – geralmente por motivo de indisciplina.
Como mudar isso? Simples: humanizando a sala de aula. Lá somos unidos, conversamos coisas que eles nunca tiveram a oportunidade de conversar, nos divertimos, choramos juntos algumas vezes e estudamos. Sim, estudamos muito, pois o fato de ser um programa de aceleração não significa que os alunos devam seguir para o Ensino Médio sem a base necessária. Exijo muito e até exagero algumas vezes.
Mas o resultado compensa: minha turma – a 8802 da E.M. Levy Miranda, escola da 6ª CRE – conseguiu grandes vitórias. Uma delas foi a indicação ao Troféu RioEduca na categoria Belas Artes, com o vídeo “TV Autonomia”, fato que visivelmente elevou a autoestima de todos os alunos. Fizemos este vídeo em comemoração a 2011, Ano Internacional das Florestas. Nosso tema foi o café: um trabalho que reuniu 4 horas de gravação, condensadas em 12 minutos, depois da edição. Para conferi-lo, basta acessar o link: http://www.youtube.com/watch?v=SK54WTIwons.
Fomos também ao Planetário de Santa Cruz, onde havia uma exposição interativa sobre o universo. Como eles não estão acostumados a tal tipo de exposição, eu inventei um modo de fazer com que eles interagissem com o assunto. O resultado pode ser visto em http://www.youtube.com/watch?v=OCdI4LIhKcY.
Todos os trabalhos produzidos em sala de aula são colados na parede. Tudo é filmado, fotografado e registrado. E eles adoram. Tornaram-se com isso alunos críticos e muito exigentes – as dúvidas e os questionamentos muitas vezes ultrapassam os limites do tempo e do espaço das aulas. Faço de tudo para que nada passe sem ser respondido. Se não sei a resposta, levo meu “dever de casa” e trago pronto na aula seguinte.
Mas, por mais cansativo que a tarefa possa ser, é extremamente motivador e desafiador planejar as aulas para estes adolescentes. E, quando eles sozinhos chegam a conclusões, fazem a professora feliz. Hoje posso dizer que sou realizada e que encontrei na Autonomia Carioca a semente da criatividade e da felicidade.
A revolução acontece na educação pública da cidade do Rio de Janeiro, na turma 8802 e no coração desta professora!
Diana Sobreira de Barros
E.M. Levy Miranda
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