domingo, 4 de dezembro de 2011

Os assustadores

http://meusmovimentos.blogspot.com/
Os assustadores:
     Monstros, bruxas, fantasmas, lobos e afins fazem parte do imaginário infantil e estão presentes nas histórias, filmes, desenhos e brincadeiras. As crianças procuram o medo, muitas vezes, em elementos assustadores. Tais personagens fascinam as crianças, provocando a curiosidade, aflorando a imaginação. Puro encantamento!
     No dia 31 de outubro, dia das bruxas, resolvi receber as crianças a caráter. Ao me encontrarem seus olhinhos aguçados e as expressões desconfiadas, nos divertiram, eu e os responsáveis (seria eu, realmente, uma bruxa? heheheheh). Foi um sucesso! 
     Já em sala conversamos sobre bruxas, de onde as conheciam, como elas eram, o que faziam, o que usavam, se tinham medo, se já haviam visto... Contei, então a história: "Quem tem medo de bruxa?" e assistimos ao dvd da série "Assustadores". Uma era, classicamente, como eles mesmo dizem, do "mal" e a outra do "bem". De posse das duas "personalidades" resolvemos montar uma história de bruxa e eles optaram por uma boazinha, entendo o porquê. Realizamos um teatrinho (como gostam de representar) baseado na historinha criada pela turma. 
    Para deixar a tarde bem divertida confeccionamos capas de bruxas para que pudessem brincar e decoramos com canetinha os recortes de TNT. Criaram brincadeiras de bruxa com o auxílio das capas que, a certa altura, se transformaram em de super-heróis quando Lorran teve a ideia de colocar sobre a testa uma tira de tnt. É mesmo muita criatividade e imaginação!

Na chegada das crianças

A história da bruxa do bem

O futuro príncipe e a princesa encenando a história

As amigas: princesa e bruxa

O príncipe, a princesa e a bruxinha

Brincando com a capa

Desenhando no tnt, experiência nova

Capa personalizada

Os bruxinhos viraram super-heróis
     Pesquisei entre as crianças outros personagens dos quais elas teriam medo, anotamos e estamos escutando histórias, vendo dvds, brincando, criando e descobrindo novas coisas. Vou postar aos poucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário