Dia do Leitor (via @cris_guimaraes): Ler tem que ser divertido, tem que dar prazer a quem está lendo. Ler é lazer.
Existem muitos progressos no que diz respeito à formação de leitores. Mas ainda exibimos vergonhosos 28% de índice de analfabetismo funcional, enquanto somente cerca de 25% da população tem o domínio pleno da língua portuguesa. Já está provado que o simples fato de ir à escola não garante aprendizagem e cultura. É preciso mais.
Ninguém nasce leitor. Um leitor nasce quando pega pela primeira vez um livro para brincar, ou mesmo mordiscar, ainda bebê. Com a familiaridade, com o fácil acesso, com toda a família lendo junto e lendo na frente da criança, dando o exemplo. Com histórias de dragões e princesas antes de dormir, com gibis em quadrinhos e mesmo com a obrigação de ler um livro para prova na escola. Com o incentivo à leitura através de bibliotecas públicas, contação de histórias, encenações de peças baseadas em livros, com professores que despertem em seus alunos a paixão pela leitura, deixando de lado aulas burocráticas, instigando seus alunos a entender, interpretar e produzir textos com qualidade.
bienaldolivrosp.tumblr.com |
Em plenas férias escolares, estamos comemorando hoje o Dia do Leitor. Que isso seja um incentivo aos nossos filhos ganharem livros para viajarem sem sair do lugar, para darem asas à imaginação e à criatividade e incluírem o livro em sua rotina de diversões e brincadeiras. Que durante todo o ano eles sejam leitores e, com isso, se tornem cidadãos conscientes, pensantes e formadores de opinião.
Imagem do Google |
Nenhum comentário:
Postar um comentário