Assunto: Participação das escolas na Rio +20:
Circular E/SUBE/CED nº20
Rio de Janeiro, 07 de março de 2012.
Senhor(a) Coordenador(a)de E/SUBE/CRE,
Senhor(a) Gerente daE/SUBE/CRE/GED,
Senhor(a) Diretor(a) deUnidade Escolar,
Senhor(a) Professor(a)Regente,
A Conferência das NaçõesUnidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD ou, como é conhecida, Rio+20),que ocorrerá no Brasil, no período de 20a 22 de junho de 2012, marca o 20º aniversário da Conferência de 1992 (Eco 92).
2. NaEco 92, as escolas da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino do Rio deJaneiro tiveram uma importante presença, com a apresentação de trabalhos sobreEducação Ambiental.
3. Nesses20 anos, motivadas pela Eco 92, essas escolas deram continuidade às suas açõese reflexões no campo da Educação Ambiental. Desde agosto/2010, esse históricode trabalho da Rede está sendo resgatado pelo GT de Educação Ambiental da SME(constituído por um representante de cada setor da E/SUBE/CED e um de cada CRE),que iniciou o processo de construção do Programade Educação Ambiental do Município do Rio de Janeiro, como parte da implementaçãoda Lei nº 4791/2008, que institui a Política Municipal de EducaçãoAmbiental.
4. ARio +20 é uma excelente oportunidade para visibilidade social do trabalho deEducação Ambiental realizado nessa Rede. Esse é um desafio que tem sidoenfrentado por diversos Professores na SME, nas CRE e nas escolas.
5. Umadas ações que está sendo desenvolvida nesse processo é o Fórum “Sustentabilidades e a sala de aula: valores éticos e formaçãocidadã”, que contou com a participação da comunidade escolar e depalestrantes que discutiram temas relacionados ao evento “Rio +20”.
6. Dandocontinuidade a esse fórum, apresentemos a proposta de trabalho que descrevemosa seguir:
- No Fórum “Sustentabilidades e a sala de aula: valores éticos e formação cidadã”, realizado nos dias 14 e 15 de setembro de 2011, foi construída a Carta de Princípios “Escolas para um Mundo Sustentável”, que segue em anexo a esta circular, para que as ações realizadoras dos princípios nela contidos possam ser, também, construídas.
- Durante o mês de março/2012, a equipe de Geografia da E/SUBE/CED visitará as Coordenadorias para dinamizar o processo de construção coletiva de propostas de ações realizadoras destes princípios.
- Para facilitar a discussão, cada uma das 10 CRE discutirá 2 (dois) princípios específicos entre os 20 (vinte) que comporão a “Carta de princípios escolares para um mundo sustentável”.
- Ressalvamos, contudo, que todos terão a oportunidade de discutir todos os princípios. Toda a comunidade escolar está convidada a participar. A discussão na Rede, relativa às ações realizadoras de cada um dos 20 princípios da Carta deve acontecer entre 08 de março e 04 de abril de 2012.
- Em 04 de abril, a produção da escola deverá ser enviada para o correio eletrônico da GED, com o quantitativo de ações realizadoras que a comunidade escolar desejar. Cada escola só poderá enviar uma versão geral para as CREs/GEDs e cada uma das ações realizadoras dos princípios deve ser escrita em, no máximo, 3 (três) linhas.
- O público-alvo desta ação serão os Professores que participaram do Fórum “Sustentabilidades e a sala de aula: valores éticos e formação cidadã” em 2011, sendo representados por:
- 20 (vinte) Professoresde Geografia;
- 20 (vinte) Professoresde Ciências;
- 15 (quinze) Professores de História;
- 15 (quinze) Professoresde Língua Portuguesa.
- Período de realização:
CRE
|
LOCAL
|
DATA
|
HORÁRIO
|
PRINCÍPIOS
|
1ª CRE
|
Auditório da CRE
|
13/03
|
9h às12h
|
1º e 2º princípios
|
2ª CRE
|
Auditório da CRE
|
14/03
|
9h às12h
|
3º e 4º princípios
|
3ª CRE
|
Auditório da CRE
|
12/03
|
14h às17h
|
5º e 6º princípios
|
4ª CRE
|
Auditório da CRE
|
14/03
|
9h às12h
|
7º e 8º princípios
|
5ª CRE
|
Auditório da CRE
|
19/03
|
14h às17h
|
9º e 10º princípios
|
6ª CRE
|
Auditório da CRE
|
13/03
|
9h às12h
|
11º e 12º princípios
|
7ª CRE
|
Auditório da CRE
|
15/03
|
9h às12h
|
13º e 14º princípios
|
8ª CRE
|
Auditório da CRE
|
16/03
|
9h às12h
|
15º e 16º princípios
|
9ª CRE
|
Auditório da CRE
|
13/03
|
9h às12h
|
17º e 18º princípios
|
10ª CRE
|
Auditório da CRE
|
15/03
|
9h às12h
|
19º e 20º princípios
|
- As inscrições acontecerão no período de 07 a 09 de março de 2012, nas respectivas E/SUBE/CRE/GED, devendo ser enviada uma cópia para a E/SUBE/CED – Coordenadoria Técnica, aos cuidados da Profª Fátima Cunha, até o próximo dia 12/03/2012.
- Contamos com a ampla divulgação junto ao público-alvo, de modo a permitir que todos os interessados tomem ciência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário