Jogos cooperativos X Jogos competitivos:
Crianças e adolescentes gostam de competir e o objetivo de “ganhar o jogo” faz com que percam a apatia, timidez e o medo de errar, transforma alunos calados e distraídos em jogadores altamente ativos e participantes.
Por outro lado os adultos têm medo de perder e numa classe com alunos mais velhos os jogos cooperativos podem surtir um efeito bem melhor porque ninguém se sente “exposto”, a tônica é colaborar.
Como preparar e adaptar
Pegue qualquer jogo bem conhecido (tipo a dança das cadeiras) e adapte-o para que ao invés de competirem e haver apenas um ganhador (que será o único que irá apreciar totalmente o jogo) todos colaborarão uns com os outros e todos se divertirão e aprenderão.
No caso da dança das cadeiras, que tal ir retirando as cadeiras mas não retirar nenhum jogador, assim eles terão que se acomodar nas que vão sobrando até que reste apenas uma? Terão que sentar-se na ponta da cadeira, no colo uns dos outros, terão que segurar-se nos outros para equilibrarem-se sobre a cadeira.
Com certeza darão muitas risadas e aprenderão as vantagens de colaborar uns com os outros. Ao terminar a brincadeira dessa forma, pergunte a eles o que acharam, o que aprenderam. Pode-se também fazer a brincadeira da forma tradicional (tirando uma cadeira e um jogador, o ganhador será o último a sentar-se na última cadeira restante) e depois da forma sugerida acima?
Ao terminar as duas versões, pergunte aos jogadores o que acharam de diferente da primeira e da segunda versões. Pergunte como se sentiram jogaando cada uma. Pergunte o que aprenderam com a brincadeira, o que acham que você queria passar a eles com ela.
Usando a brincadeira para praticar
Claro que o professor não pode perder essa chance de fornecer prática em sua matéria. Se você é professor de idiomas, use na brincadeira uma música que você já ensinou a seus alunos, que eles saibam cantar. E peça que a cantem enquanto jogam.
Bom divertimento a todos!
Zailda Coirano
Nessa postagem você aprendeu a transformar jogos competitivos em jogos cooperativos e como usá-los para praticar o que ensinou.
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