10 Mandamentos contra a pressão alta:
“Ao todo, 23% dos brasileiros têm pressão alta, de acordo com o Ministério da Saúde. A doença silenciosa pode causar muitas complicações e até matar.”
Recebi um material interessante e extremamente útil no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. Costumamos pensar em cuidados com a pressão considerando as pessoas mais velhas da família e as mulheres (não é verdade?), mas na verdade os cuidados com relação à pressão devem nos acompanhar durante toda a vida e por isso gostei de ver o foco nas famílias.
“A Campanha 2012, idealizada pela Sociedade Brasileira de Hipertensão, tem como tema a Família Menos Pressão, inspirada nas Famílias Felizes que têm estampado muitos carros pelo Brasil. A ideia é incentivar a prática de hábitos familiares saudáveis, lembrando que a família tem grande influência no estilo de vida do ser humano e ressaltar a importância e os benefícios do convívio familiar.”Com claro convite à prática de exercícios ligada à descontração e alegria, realizando atividades em conjunto e fazendo refeições saudáveis juntos, como não se identificar com esta família feliz? Seguindo esta linha, a campanha sugere algumas atividades para praticarmos juntos, relembrando (ou esclarecendo, para quem não sabia) dos benefícios de cada uma:
- Andar de bicicleta: faz bem para a saúde cardiovascular e permite visitar lugares novos e agradáveis.
- Jogar bola: diminui o estresse e libera endorfina (o hormônio do bem-estar) e promove coordenação estimulando uma competição saudável.
- Nadar: a natação é um dos mais completos exercícios físicos e melhora a capacidade respiratória.
- Correr: a corrida reúne e agrega, ressaltando a importância do planejamento e da perseverança.
“Pressão alta é uma doença “democrática”. Ataca homens e mulheres, brancos e negros, ricos e pobres, idosos e crianças, gordos e magros, pessoas calmas e nervosas. A Hipertensão é muito comum, acomete uma em cada quatro pessoas adultas. Assim, estima-se que atinga em torno de, no mínimo, 25 % da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. É responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. As graves conseqüências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado controle da pressão.”A atividade física é apenas um dos três pontos para uma vida saudável e junto com a escolha de alimentos saudáveis e o cuidado com o peso pode garantir inclusive que a pressão arterial fique mais estável, mesmo (e especialmente) para quem já tem esta condição de saúde como “ponto fraco” da família.
Na maioria das vezes não conseguimos saber com precisão a causa da hipertensão arterial, mas sabemos que muitos fatores podem ser responsáveis. A hereditariedade é um dos fatores externos que podem predispor à hipertensão, portanto, se tiver hipertensos na sua família, vale a pena ficar de olho. Fatores como idade (o envelhecimento aumenta o risco em ambos os sexos), etnia (pesquisas médicas demonstram que negros são mais propensas à pressão alta, mas num país como o nosso, de grande miscigenação, vale a pena observar em conjunto todos os fatores). E o peso é um dos fatores principais, pois a obesidade é um fator de risco. Mantenha um peso saudável que pode ser mantido com uma medida simples: a da circunferência abdominal (cintura), que no homem não deve ultrapassar 102 cm e na mulher 88 cm.A hipertensão arterial essencial não tem cura, mas deve ser tratada para impedir complicações.
E os fatores externos devem ser observados com atenção também pois podem pesar ainda mais do que a predisposição natural. Portanto se você é sedentário, se alimenta mal, abusa do álcool ou fuma, tem uma vida estressada, pode ter elevações preocupantes de pressão e vale investigar como anda isso no dia a dia.
Para terminar esta conversa sobre pressão, uma lista simpática:
P.S. Postei também sobre o tema no Conversas de Cozinha, com dicas de alimentação para hipertensos (e para evitar que nos tenhamos problemas de pressão alta). Fica aqui o convite para lerem o post de lá também. E como falei lá, conheça também a campanha Família Menos Pressão da Sociedade Brasileira de Hipertensão e as dicas do Kit Digital.10 Mandamentos contra a pressão alta
Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.
Pratique atividades físicas todos os dias.
Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.
Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.
Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.
Abandone o cigarro.
Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.
Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.
Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.
Ame e seja amado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário