Câncer de mama: o direito à cirurgia plástica reparadora:
Projeto de Lei em votação *terminativa na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) reivindica o direito de cirurgia plástica reparadora, em atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), para mulheres com mamas mutiladas em decorrência de tratamento de câncer.De acordo com a proposta (PLS 43/2012), de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), o procedimento reparador seria feito no mesmo momento da intervenção cirúrgica oncológica, nas duas mamas, garantindo simetria e reconstrução de aréolas e mamilos. A plástica somente não será realizada se houver contraindicação médica ou recusa da paciente.
Vanessa explica na justificativa do projeto que a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda o procedimento de imediata reconstrução da mama. No entanto, a cirurgia reparadora não vem sendo feita de forma frequente.
- Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e da Sociedade Brasileira de Mastologia revelam que menos de 10% das pacientes que passam pela cirurgia de retirada das mamas saem dos centros cirúrgicos com a plástica reparadora.
Com informações da Agência Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário