terça-feira, 13 de setembro de 2011

“O equilibrista das seis cordas” e o aprendizado musical

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Indicação de livro.
“O equilibrista das seis cordas” e o aprendizado musical:

 


Você tem um desses em casa? Se você tem, seja filho ou filha, pequenino ainda ou já adolescente e nele vê o desejo de habilitar-se no instrumento e na mágica que envolve seus acordes, seus altos e baixos, combinações e músicas mil, então a obra “O equilibrista das seis cordas” pode ser um bom começo.


O método de violão para crianças, assinado por Silvana Mariani, ilustrado por Mari Inês Piekas, em formato revista didática, é uma publicação da editora da Universidade Federal do Paraná e foi presente para o pequeno CJ na Bienal do Livro de Curitiba, ano passado.  A simplicidade dos desenhos e do material de impressão acabam sendo um convite a parte, pois quando manuseamos um livro muito “caro” um certo receio aparece e quando estamos nos desafiando a “conhecer” um novo instrumento, desvendando suas cordas e segredos, bom, quanto menos receio melhor, certo?!


Com o intuito de solucionar, em parte, a escassez presente entre os materiais didáticos musicais infantis, o equilibrista das seis cordas estimula a criatividade na forma de uma espiral, sugerindo que a criança memorize a melodia e possa criar suas letras. Entre outros aspectos positivos de inovação e descobertas a criança reencontrará (ou será apresentada, sabe-se lá) manifestações folclóricas de cantigas de roda e brincadeiras como “o pião, samba lelê, fui no itororó e cai cai balão”.


Sugiro aos pais conhecerem este trabalho mesmo sabendo que nas crianças o desejo de conhecer o mágico mundo da música vem e vai, incorrendo-lhes a vontade de aprender ao mesmo tempo em que são levados pela preguiça de treinar com disciplina. Não há idade para ver despertar o talento musical, ainda que a idade mais indicada para começar a “estudar” música seja a partir dos 3 ou 4 anos. Por isso, quem sabe a criança #aos5 sem sucesso, volta a insistir no instrumento #aos10?!


Eu, apaixonada por violinos, comecei a estudar música #aos8 e insisti por um ano, mas apesar de ter aulas com um verdadeiro mestre, uma pessoa talentosa, sensível e paciente, que usava método desenvolvido por si próprio, acabei não vingando. Hoje carrego comigo as lembranças e a frustração, sempre pensando em quando irei retomar. Já meu filho, aluno apenas das atividades musicais presentes no currículo pré-escolar (obrigatório por lei no Brasil, desde 2010) é apaixonado por música e ganhou seu primeiro violão #aos2, presente dum padrinho apaixonado por música e que toca as seis cordas, animadamente, como ninguém. Percebendo o desejo e o “ouvido” para música evoluir, #aos4 meu pequeno deve iniciar suas atividades como aluno do melhor método que eu encontrar. Até lá, seguimos esmiuçando esta cartilha aqui!


Sempre é tempo de começar e não devemos nunca desistir. E cabe aos pais perceberem a pré-disposição dos filhos para estudar música e claro, encontrar num bom profissional de educação musical a sensibilidade necessária para identificar a potencialidade de seu filho e ser capaz de estimulá-la, como me pareceu ser o caso da autora deste material. Fica a dica!


“Este livro, mais que um método, mostra uma maneira de aprender a tocar violão, como se fosse brincadeira. Através de lições despretensiosas e jogos divertidos, a música vai entrando na criança que há dentro de você”. (Paola Faoro)




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