Para saber mais: o uso de novas tecnologias na educação:
Sou professora de primeiro segmento e atuo como Coordenadora Pedagógica no Ciep Avenida dos Desfiles, situado no bairro Cidade Nova, e participo de uma revolução na qualidade da educação pública da Cidade do Rio de Janeiro.
Sempre acreditei que a revolução digital iria reformular as escolas como hoje conhecemos. Que algo deveria acontecer para que a escola não perdesse a credibilidade e para que os professores pudessem de novo acreditar que seu trabalho ajudará a construir um mundo melhor e que a sociedade, por outro lado, reconhecesse o valor e a importância dos professores.
A revolução já começou! Estamos na era da Educomunicação – um conceito ou metodologia pedagógica, que propõe o uso de recursos tecnológicos modernos e técnicas da comunicação na aprendizagem. Como se entende pelo nome, é o encontro da “educação” com a comunicação, multimídia, informática, internet.
Atualmente faço parte do grupo de Educopedistas que acreditam que as aulas digitais podem ajudar na produção e disseminação do conhecimento. Faço parte da “família de designers” que produzem Objetos de Aprendizagem (OAs). E, por trabalhar com Educação Infantil, foi me oferecida a oportunidade de criar OAs para essa modalidade.
Sempre acredite que focar as aulas no uso de mídias torna o ensino mais atraente. E também percebi que nem tudo que gostaria de ensinar era aprendido e compreendido da forma que eu queria. As formas de motivação antes utilizada não eram apropriadas para alunos que nasceram sob o signo das novas tecnologias da Comunicação e da Informação. A forma como veem e percebem o mundo tem um significado diferente da que aprendi para ensinar.
Porém, o uso de tecnologias em si só não é suficiente. Por trás delas existe a figura do professor que serve de “interface”, ou seja, que planeja as condições de aprendizado entre o meio tecnológico (a ferramenta) e a atividade específica para alcançar o ensino/aprendizado.
Quando temos a humildade de aceitar que “sabemos pouco” sobre mídias e o seu uso, mas nos dispomos a aprender para fazer dela uma parceira e uma aliada, nosso aluno percebe que “juntos” podemos construir uma relação de autonomia e compromisso. O professor por trazer a vida para a escola, pois as mídias estão nos envolvendo em todos os lugares e de diversas formas, e o aluno por usar as orientações do professor e fazer a sua parte “aprendendo a aprender”.
Confiram neste link alguns OAs que, na minha avaliação, podem ajudar a trazer para o aluno e para o professor o gosto, o respeito e o interesse pelo ensino.
Angela dos Santos Araújo
Designer de Objetos de Aprendizagem
Ciep Avenida dos Desfiles
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