Palestras da APPAI:
O Espaço do Brincar como Espaço de Aprendizagem
Data: 22/03/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 –quinta–feira
Objetivo: analisar o brincar como sendo uma tarefa conjugada entre família e escola e como espaço de construção do conhecimento.
Palestrante: Marcia Regina F. Ribeiro - Psicóloga, com especialização em Psicopedagogia, pela Universidade de Havana - Cuba - Uniaal, em Psicopedagogia na Educação, pela UFRJ e em Psicologia Clínica, pela PUC-RJ.
Programação: a importância do brincar e a construção do conhecimento; o espaço em que a família e a escola possibilitam a construção do conhecimento, dos limites e das correlações simbólicas com filhos e alunos; apresentar jogos práticos com foco lógico, simbólico e na linguagem que permitam o educador vivenciar atividades do brincar que ajudem na aprendizagem; autores Alícia Fernandez, Winnicott, Freud e Ricardo Rudolfo.
Data: 22/03/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 –quinta–feira
Objetivo: analisar o brincar como sendo uma tarefa conjugada entre família e escola e como espaço de construção do conhecimento.
Palestrante: Marcia Regina F. Ribeiro - Psicóloga, com especialização em Psicopedagogia, pela Universidade de Havana - Cuba - Uniaal, em Psicopedagogia na Educação, pela UFRJ e em Psicologia Clínica, pela PUC-RJ.
Programação: a importância do brincar e a construção do conhecimento; o espaço em que a família e a escola possibilitam a construção do conhecimento, dos limites e das correlações simbólicas com filhos e alunos; apresentar jogos práticos com foco lógico, simbólico e na linguagem que permitam o educador vivenciar atividades do brincar que ajudem na aprendizagem; autores Alícia Fernandez, Winnicott, Freud e Ricardo Rudolfo.
Paulo Freire: o Cidadão do Mundo e sua Educação Transformadora
Data: 23/03/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – sexta–feira
Objetivo: promover a reflexão sobre uma proposta de educação como prática da liberdade e como movimento em busca da autonomia dos educandos.
Palestrante: Andrea da Paixão Fernandes - mestre em Educação (UFF).
Programação: quem foi Paulo Reglus Neves Freire?; concepções de educação na visão freireana; experiências da década de 1960; contribuições de Paulo Freire para a atualidade; onde aprofundar as referências freireanas.
Data: 23/03/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – sexta–feira
Objetivo: promover a reflexão sobre uma proposta de educação como prática da liberdade e como movimento em busca da autonomia dos educandos.
Palestrante: Andrea da Paixão Fernandes - mestre em Educação (UFF).
Programação: quem foi Paulo Reglus Neves Freire?; concepções de educação na visão freireana; experiências da década de 1960; contribuições de Paulo Freire para a atualidade; onde aprofundar as referências freireanas.
Comportamento Bullying e Transtornos de Conduta
Data: 24/03/2012 / Horário: 8h30 às 13h30 – sábado
Objetivo: proporcionar acesso ao conhecimento das formas de identificação dos principais problemas relacionados ao Bullying e aos transtornos de conduta, suas características, efeitos e consequências; orientar os pais e professores em como buscar tratamento e como podem agir na condição de mediadores na relação com alunos que necessitam aprender a controlar o comportamento e os impulsos.
Palestrante: Gustavo Teixeira - Médico Psiquiatra.
Programação: o desenvolvimento infantil; família e educação; fatores genéticos e ambientais.
Data: 24/03/2012 / Horário: 8h30 às 13h30 – sábado
Objetivo: proporcionar acesso ao conhecimento das formas de identificação dos principais problemas relacionados ao Bullying e aos transtornos de conduta, suas características, efeitos e consequências; orientar os pais e professores em como buscar tratamento e como podem agir na condição de mediadores na relação com alunos que necessitam aprender a controlar o comportamento e os impulsos.
Palestrante: Gustavo Teixeira - Médico Psiquiatra.
Programação: o desenvolvimento infantil; família e educação; fatores genéticos e ambientais.
Moralidade e Atualidade ? Repercussões na Educação: Moscas sobre a Moral
Data: 28/03/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – quarta–feira
Objetivo: propiciar a reflexão e o debate sobre a devolução à escola e, aos professores-educadores, o lugar de grande importância que ocupam na sociedade.
Palestrante: Samanta Obadia - graduada em Filosofia, pela PUC/RJ, com especialização em Filosofia para Crianças.
Programação: como trabalhar o conteúdo das disciplinas nas escolas diante da fratura ética presente em nossa sociedade?; como exercer a profissão de educador para um alunado que despreza o conhecimento, pois não consegue vislumbrar utilidade nem sentido nesta aquisição?; como estabelecer disciplina numa instituição que se divide conceitualmente entre educação e entretenimento?.
Data: 28/03/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – quarta–feira
Objetivo: propiciar a reflexão e o debate sobre a devolução à escola e, aos professores-educadores, o lugar de grande importância que ocupam na sociedade.
Palestrante: Samanta Obadia - graduada em Filosofia, pela PUC/RJ, com especialização em Filosofia para Crianças.
Programação: como trabalhar o conteúdo das disciplinas nas escolas diante da fratura ética presente em nossa sociedade?; como exercer a profissão de educador para um alunado que despreza o conhecimento, pois não consegue vislumbrar utilidade nem sentido nesta aquisição?; como estabelecer disciplina numa instituição que se divide conceitualmente entre educação e entretenimento?.
A Voz do Professor: a Prevenção e Preservação da Saúde Vocal do Docente
Data: 29/03/2012 / Horário: 13 às 17h – quinta–feira
Objetivo: proporcionar ao professor conhecimentos gerais sobre os fatores de risco para a voz; informar sobre as medidas salutares para a manutenção da saúde vocal; vivenciar técnicas para aquecimento e desaquecimento vocal, bem como para o aprimoramento da expressão oral.
Palestrante: Angela Garcia - doutora em Fonoaudiologia pela Universidad del Museo Social Argentino.
Programação: os profissionais da voz; a voz; o aparelho fonador; ruídos no processo de ensino; abusos e maus hábitos vocais; queixas; pregas e nódulos vocais; cuidados com a voz; aquecimento e desaquecimento vocal.
Data: 29/03/2012 / Horário: 13 às 17h – quinta–feira
Objetivo: proporcionar ao professor conhecimentos gerais sobre os fatores de risco para a voz; informar sobre as medidas salutares para a manutenção da saúde vocal; vivenciar técnicas para aquecimento e desaquecimento vocal, bem como para o aprimoramento da expressão oral.
Palestrante: Angela Garcia - doutora em Fonoaudiologia pela Universidad del Museo Social Argentino.
Programação: os profissionais da voz; a voz; o aparelho fonador; ruídos no processo de ensino; abusos e maus hábitos vocais; queixas; pregas e nódulos vocais; cuidados com a voz; aquecimento e desaquecimento vocal.
Transtorno Não Verbal de Aprendizagem
Data: 31/03/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – sábado
Objetivo: proporcionar aos profissionais de Educação o conhecimento desse transtorno de aprendizagem que acarreta não só dificuldades acadêmicas, como também socioemocionais/adaptativas.
Palestrante: Kátia Badin - fonoaudióloga.
Programação: funcionamento x citoarquitetura neural; diferenciação entre transtorno de aprendizagem verbal e não verbal; modelo neuropsicológico explicativo.
Data: 31/03/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – sábado
Objetivo: proporcionar aos profissionais de Educação o conhecimento desse transtorno de aprendizagem que acarreta não só dificuldades acadêmicas, como também socioemocionais/adaptativas.
Palestrante: Kátia Badin - fonoaudióloga.
Programação: funcionamento x citoarquitetura neural; diferenciação entre transtorno de aprendizagem verbal e não verbal; modelo neuropsicológico explicativo.
Dificuldades de Aprendizagem
Data: 11/04/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – quarta–feira
Objetivo: possibilitar aos profissionais de Educação um contato com as variáveis que interferem no processo ensino-aprendizagem, levando-os a uma reflexão sobre as suas contribuições práticas, enquanto educadores, na identificação e diminuição das dificuldades de aprendizagem.
Palestrante: Patrícia Lorena - Mestre e doutoranda em Educação Especial, pela Uerj.
Programação: o que é aprendizagem ? entendendo os conceitos de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem; conhecimento x saber; transtornos de aprendizagem.
Data: 11/04/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – quarta–feira
Objetivo: possibilitar aos profissionais de Educação um contato com as variáveis que interferem no processo ensino-aprendizagem, levando-os a uma reflexão sobre as suas contribuições práticas, enquanto educadores, na identificação e diminuição das dificuldades de aprendizagem.
Palestrante: Patrícia Lorena - Mestre e doutoranda em Educação Especial, pela Uerj.
Programação: o que é aprendizagem ? entendendo os conceitos de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem; conhecimento x saber; transtornos de aprendizagem.
Neurociências e Práticas Educacionais - Neuroeducação: uma Incógnita?
Data: 12/04/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – quinta–feira
Objetivo: Apresentar aos profissionais de Educação as possibilidades na correção das dificuldades escolares de aprendizagem utilizando a metodologia da Neuroeducação.
Palestrante: Rita Thompson - Mestre em Educação.
Programação: determinantes do desenvolvimento infantil: ambiente x genética; desenvolvimento psicomotor; desenvolvimento da linguagem.
Data: 12/04/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – quinta–feira
Objetivo: Apresentar aos profissionais de Educação as possibilidades na correção das dificuldades escolares de aprendizagem utilizando a metodologia da Neuroeducação.
Palestrante: Rita Thompson - Mestre em Educação.
Programação: determinantes do desenvolvimento infantil: ambiente x genética; desenvolvimento psicomotor; desenvolvimento da linguagem.
TDAH ? Déficit de Atenção/Hiperatividade na Escola
Data: 14/04/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – sábado
Objetivo: propiciar aos profissionais de Educação lidar com o TDAH, na sala de aula e em todos os ambientes escolares.
Palestrante: Gustavo Teixeira - Médico Psiquiatra.
Programação: a escola: formação acadêmica, socialização e inclusão; professor: um profissional de saúde mental infantil?; o que é transtorno de déficit de atenção/hiperatividade.
Data: 14/04/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – sábado
Objetivo: propiciar aos profissionais de Educação lidar com o TDAH, na sala de aula e em todos os ambientes escolares.
Palestrante: Gustavo Teixeira - Médico Psiquiatra.
Programação: a escola: formação acadêmica, socialização e inclusão; professor: um profissional de saúde mental infantil?; o que é transtorno de déficit de atenção/hiperatividade.
Saúde na Escola: Vulnerabilidades na Adolescência x Gravidez Precoce
Data: 18/04/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – quarta–feira
Objetivo: proporcionar, através da exposição do tema, a reflexão sobre a importância da prevenção e promoção em saúde nas escolas.
Palestrante: Dinah Oliveira Santos - Doutora em Saúde Coletiva - Instituto de Medicina Social, Uerj.
Programação: refletir sobre a importância da informação e do trabalho educativo; apresentar a questão da autoestima, das relações de gênero e da visão fantasiada da realidade.
Data: 18/04/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – quarta–feira
Objetivo: proporcionar, através da exposição do tema, a reflexão sobre a importância da prevenção e promoção em saúde nas escolas.
Palestrante: Dinah Oliveira Santos - Doutora em Saúde Coletiva - Instituto de Medicina Social, Uerj.
Programação: refletir sobre a importância da informação e do trabalho educativo; apresentar a questão da autoestima, das relações de gênero e da visão fantasiada da realidade.
Potencialização Cognitiva: Instrumento de Aprendizagem Significativa!
Data: 27/04/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – sexta–feira
Objetivo: apresentar uma metodologia que facilite aos profissionais de Educação promover a potencialização da aprendizagem significativa.
Palestrante: Gleice Albuquerque - Especialista em Potencialização Cognitiva pelo Icelp (International Center for the Enhancement of Learning Potential) de Israel. Níveis 1 e 2.
Programação: o potencial de aprendizagem; o que é mediação cognitiva; fatores indispensáveis para a aprendizagem.
Data: 27/04/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – sexta–feira
Objetivo: apresentar uma metodologia que facilite aos profissionais de Educação promover a potencialização da aprendizagem significativa.
Palestrante: Gleice Albuquerque - Especialista em Potencialização Cognitiva pelo Icelp (International Center for the Enhancement of Learning Potential) de Israel. Níveis 1 e 2.
Programação: o potencial de aprendizagem; o que é mediação cognitiva; fatores indispensáveis para a aprendizagem.
Educação a Distância: Possibilidades e Caminhos
Data: 28/04/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – sábado
Objetivo: apresentar aos professores uma abordagem sobre a Educação a Distância (EAD) na sua forma mais ampla. .
Palestrante: Fernando Mattos - Analista de Sistemas com especialização pela PUC.
Programação: panorama da EAD no Brasil; funcionamento do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB); tipos de EAD.
Data: 28/04/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – sábado
Objetivo: apresentar aos professores uma abordagem sobre a Educação a Distância (EAD) na sua forma mais ampla. .
Palestrante: Fernando Mattos - Analista de Sistemas com especialização pela PUC.
Programação: panorama da EAD no Brasil; funcionamento do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB); tipos de EAD.
Atenção:
Fica preservado à Appai, a qualquer momento, o cancelamento ou adiamento dos eventos pelo não preenchimento do número mínimo exigido de vagas ou por alguma outra eventualidade que impeça a realização do evento. Nesses casos, os inscritos serão comunicados por e–mail e/ou telefone no prazo de até um dia antes da realização do evento
Palestras: informamos que é conferido certificado ao final de cada palestra aos que assistirem, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total oferecida em cada evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário