Crianças e jovens de baixa renda com graves problemas bucais e que precisem de tratamento odontológico gratuito poderão participar da megatriagem que a ONG Turma do Bem fará no próximo dia 18 em mais de 250 municípios do Brasil, em dez países da América Latina e em Portugal.
O processo de triagem é bem simples e rápido: o dentista faz um exame visual não invasivo da condição odontológica e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal do paciente e a condição socioeconômica da família.
A seleção é feita por um índice de prioridade: ela beneficia os mais pobres, os com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego.
“Estamos fazendo essa mobilização para denunciar, mais uma vez, o descaso com a saúde oral”, afirma o dentista Fábio Bibancos, líder da ONG e integrante da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.
“Estatisticamente sabemos que, no Brasil, o consumo de escova de dente é de, em média, uma por família, por ano. Além disso, segundo a PNAD [Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE], quase 20% da população nunca foi ao dentista, e 45% dos brasileiros praticamente não têm acesso aos serviços odontológicos particulares.”
A Turma do Bem estima que 15 mil crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos passem pela triagem. Os selecionados serão encaminhados para dentistas voluntários, que farão todo o tratamento gratuitamente até que eles completem 18 anos, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes.
Mais de 310 mil crianças e jovens já passaram pelas triagens do Projeto Dentistas do Bem, e 31 mil já foram encaminhadas ao dentista. A Turma do Bem tem 14 mil dentistas voluntários em 1.000 municípios dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. E também na Argentina, na Bolívia, no Chile, na Colômbia, no Equador, no México, no Panamá, no Paraguai, no Peru, em Portugal e na Venezuela.
“O maior movimento de dentistas voluntários do mundo, com o apoio da Oral-B, vai às ruas em 12 países diferentes para mostrar que o problema é universal e que alguma coisa tem que ser feita”, afirma Bibancos.
Fonte: Folha de S. PauloAs triagens do dia 18 acontecerão em lugares públicos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Salvador, Teresina e Macapá:São Paulo: Credicard Hall, à av. das Nações Unidas, 17.955, das 8h às 18h;Rio de Janeiro: Vila Olímpica Mangueira, à rua Santos Melo, 73, das 10h às 17h;Brasília: Parque da Cidade D. Sarah Kubitshek, na Asa Sul e Setor Sudoeste, das 9h às 18h;Curitiba: Colégio Estadual Polivalente de Curitiba, à rua Salvador Ferrante, 1.664, das 9h às 18h;Salvador: Colégio Órfãos de São Joaquim, à av. Jequitaia, 375;Teresina: Facid, à rua Veterinário Bugija Brito, 1.354;Macapá: Emef Edmar Maia, à av. Cônego Domingos Maltes, 52.Mais informações: www.tdb.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário