(Brasília, 04/04/2011) - A quarta edição da Prova Brasil será aplicada em novembro deste ano a todas as escolas públicas urbanas e rurais com 20 ou mais estudantes aos alunos do 5º e do 9º ano. Neste mês serão enviadas para as escolas os cadernos explicando como deve ser a aplicação das provas.
“É fundamental que a escola se e prepare, mas esse preparar não significa treinar alunos para a prova, mas saber que a capacidade de leitura, escrita, resolução de problemas são habilidades importantes para que essas crianças e jovens sigam a vida escolar com sucesso”, diz a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda.
Desde 2005, quando foi criada, a Prova Brasil define o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) por escola, por município, por estado e nacional. O Ideb orienta a definição de políticas públicas para o ensino fundamental. A prova é elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Cerca de 5,5 milhões de estudantes do ensino fundamental de 57.552 escolas públicas e privadas fizeram a prova em 2009. Os alunos terão de responder questões da língua portuguesa e matemática. Para o 5º ano, são 22 questões de cada disciplina, divididas em blocos de 11 perguntas. Para o 9º ano serão 26 questões por disciplina, em blocos de 13 perguntas. O tempo para responder a cada bloco é de 25 minutos.
Em 2005, a média nacional do Ideb foi de 3,8 pontos, numa escala até dez. Em 2007, subiu para 4,2 pontos. A meta do Brasil é alcançar seis pontos em 2022, ano da comemoração dos 200 anos de independência. Seis pontos é o índice da educação dos países desenvolvidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário