terça-feira, 5 de abril de 2011

Ambiente Alfabetizador Parte 2.

Ambiente Alfabetizador Parte 2.: "

Criando um Ambiente Alfabetizador
Parte II




Quantos somos?


Este momento é uma oportunidade real e significativa para que a relação número (quantidade) e numeral (signo) sejam exploradas pelas crianças, além de explorar a contagem mecânica, classificação, inclusão de classe, seriação numérica, conceitos de adição (agrupar) e subtração (exclusão de alunos faltosos).

Para que estes objetivos sejam explorados, crie um ambiente em que possibilite:







- a contagem mecânica dos colegas;

- a representação da contagem feita com palitos (individual);

- a representação individual da contagem feita, utilizando o registro com algarismos;

- exploração da ordem e inclusão hierárquica das quantidades manipuladas;

- a exploração das partes que compõem a totalidade do grupo de crianças: meninos e meninas;

- a exploração e a identificação da totalidade de crianças no grupo;

- a exploração e a comparação de quantidades (maior, menor e mesma quantidade, a mais, a menos): meninos/crianças, meninas/crianças;

- a exploração de quantidade, observando alunos presentes e faltosos;

- a exploração de conceitos de adição e subtração das quantidades operadas

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário