terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 02 a 08 de fevereiro

 http://elosdasaude.wordpress.com/
marchinhas-de-carnaval 
CARNAVAL E SAÚDE
Carnaval também é época de promoção da saúde! Essa semana, diversas ações aproveitam a folia para lembrar que é sempre hora de prevenir a dengue,  a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST). Na segunda-feira, dia 04, a CAP 2.2. promove o Concurso de Marchinhas contra a Dengue,  a partir das 13h, na quadra do Salgueiro (Rua Silva Teles 104, Andaraí). A festa contará com a apresentação dos quinze concorrentes do concurso, além do Bloco da Promoção da Saúde e de ações de prevenção das DST/Aids protagonizadas pela Rede de Adolescentes e Jovens Promotores de Saúde (RAP da Saúde) e drag queens.  Para quem não participou do concurso este ano, o evento também lançará o Concurso Municipal de Marchinhas para 2014.
Na quarta-feira, dia 06, o Trem da Prevenção circulará do Engenho de Dentro à Central, com estandes educativos. A ação contará com a participação de 30 agentes de saúde e voluntários, grupo de pagode da Comlurb, Bloco da Promoção da Saúde e drag queens. À tarde, o RAP da Saúde e drag queens realizam ação de prevenção das DST/Aids no entorno do prédio da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova. Na quinta-feira, dia 07, a mobilização acontece no Largo da Carioca, em parceria com o Shopping Edifício Avenida Central. Além de uma tenda no Largo da Carioca, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) montará dois estandes educativos nas principais entradas do shopping. Uma equipe formada de 50 agentes de saúde e voluntários, integrantes do RAP da Saúde e drag queens estará no local para interagir com a população e trocar ideias sobre prevenção da dengue e das DST/Aids.
forum ong tb rj

TUBERCULOSE EM PAUTA
O Fórum ONGs Tuberculose / RJ dá início à sua agenda de reuniões nesta quinta-feira, dia 07, no auditório da Fundação Ataulpho de Paiva (Av. Almirante Barroso, 54 – 15º andar – Centro). O encontro acontece de 9h30 às 13h e é aberto a todos os interessados. Na pauta, estão propostas de atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, 24 de março; apresentação dos relatórios da visita de monitoramento e avaliação do Estado do Rio de Janeiro, realizada em 2012 pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde e a participação do Fórum no bloco carnavalesco “Vestiu Uma Camisinha Listrada e Saiu Por Aí”. Mais informações:  forumongstbrj@yahoo.com.br

curso de especialização em Saúde Pública da Ensp/Fiocruz 
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA
Estão abertas até domingo, 3 de fevereiro, as inscrições para o curso de especialização em Saúde Pública oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz). O curso, que está na grade curricular da Escola há 57 anos, pretende introduzir o aluno no campo da saúde coletiva e gerar competências para sua atuação como sanitarista. O curso busca capacitar o aluno para identificar problemas prioritários na área da saúde, buscar soluções criativas e aplicar técnicas e instrumentos adequados às características da situação de saúde e do sistema de saúde brasileiro. O curso, com carga horária total de 690 horas, será ministrado as segundas e terças-feiras, em horário integral, entre abril de 2013 e abril de 2014. Confira a chamada pública para o curso de especialização em Saúde Pública da Ensp/Fiocruz.
curso de capacitação profissional em Vigilância em Saúde no Contexto Hospitalar do IFF/Fiocruz 
CAPACITAÇÃO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE
O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) está com inscrições abertas para curso de capacitação profissional em Vigilância em Saúde no Contexto Hospitalar. O curso é gratuito e tem carga-horária de 520 horas, com aulas práticas e teóricas. Com o objetivo de qualificar a equipe multiprofissional de saúde para ações de vigilância no âmbito hospitalar, o programa abordará, entre outras temáticas a prevenção e o controle de infecções; a investigação de surtos,  doenças de notificação compulsória, notificações de eventos adversos relacionadas aos processos de trabalho e medidas de biossegurança e de gerenciamento de resíduos. São oferecidas seis vagas para profissionais de saúde que tenham concluído a formação universitária em instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições podem ser feitas até 14 de fevereiro. Acesse o edital do curso de capacitação profissional em Vigilância em Saúde no Contexto Hospitalar do IFF/Fiocruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário