quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Como estudar? (IV)

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Como estudar? (IV):


Organize-se em seus estudos com estas orientações a mais que disponibilizamos:


a) REALIZE E INCENTIVE A LEITURA - A leitura é uma excelente ferramenta para que o aluno ganhe argumentos para escrever ou se expressar oralmente, melhorar seu vocabulário, estar preparado para falar dos temas da atualidade... A escola realiza programações de leitura em diferentes disciplinas, com títulos escolhidos de acordo com temas de interesse para cada ano escolar e adequados a cada faixa etária. Além destas leituras é importante que em casa as famílias motivem seus filhos a leitura, tanto de livros quanto de revistas ou jornais. Para tanto, motive-os a buscar leituras que sejam de seu interesse, como por exemplo a seção de esportes, cinema ou mesmo os quadrinhos dos jornais. No caso dos livros, há coleções e livros que tem causado entre as crianças e adolescentes um grande interesse, se seu filho demonstrar interesse, providencie para ele exemplares, isto irá motivá-lo. O exemplo da família é importantíssimo e, no caso da leitura, reforça a ideia de que ler é prazer, cultura e crescimento.


b) ESTUDAR NA VÉSPERA DAS PROVAS - O estudo antes das provas é também parte da preparação dos alunos. Não se pode deixar tudo para a última hora e, por isso, o melhor é ir se preparando desde o primeiro dia de aula, participando ativamente das aulas, realizando os exercícios e atividades propostas, fazendo os trabalhos e tarefas. O estudo na véspera das avaliações, quando isso acontece, é revisão, reforço, servindo também para tirar dúvidas, refazer exercícios. Se a programação de estudos tiver sido realizada de forma a prever pelo menos meia hora de estudos e resolução de tarefas por dia, na véspera da avaliação o que se deve fazer é a leitura atenta, o refazer ou reescrever exercícios e fórmulas, o retorno a informações e raciocínios mais elaborados e recorrentes e, durante aulas de véspera, apresentar eventuais dúvidas para os professores.


c) ESTUDAR EM GRUPO - O estudo em grupos é estimulado e de grande importância para que os alunos socializem ideias, dúvidas e, em especial, que aprendam a trabalhar com os outros. Quando forem agendados ou pedidos trabalhos e tarefas ou recomendado que os alunos se reúnam para estudar, é preciso que os grupos se organizem quanto ao tempo disponível, as atividades a serem realizadas, a divisão de funções e, no final, a compreensão do todo produzido. Como normalmente os alunos dividem as funções e acabam se encarregando cada um de uma parte destes trabalhos ou estudos, fica sempre um vácuo em sua compreensão da totalidade do que está sendo estudado. Por isso mesmo, o ideal é que quando estes trabalhos ou estudos sejam finalizados o grupo se preocupe em dividir, discutir, debater, rever as ideias no todo.


Por João Luís de Almeida Machado

A obesidade, o consumo infantil e a publicidade A obesidade, o consumo infantil e a publicidade



http://consumismoeinfancia.com

1ª reunião do Glauber 2012

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1ª reunião do Glauber 2012:
Vejam como o nosso grupo cresceu!
Repassando a aula inaugural e os primeiros informes do ano

Aula inaugural - Centro de Convenções
 

Fundação Abrinq – Save the Children premiando projetos que saem do papel

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Fundação Abrinq – Save the Children premiando projetos que saem do papel: A Fundação Abrinq – Save the Children está desenvolvendo o Programa Prêmio Criança que visa premiar empresas e organizações sociais que desenvolvem uma boa iniciativa para crianças de 0 a 6 anos, gestantes ou parturientes.   O que é Concedido … Continuar lendo

Jogos eletrônicos para aprender a ler

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Jogos eletrônicos para aprender a ler:

Alfabetização em escolas municipais usará novas tecnologias

POR BRUNO MENEZES
Rio -  Alunos da rede municipal vão aprender a ler e escrever usando, entre outras ferramentas, jogos eletrônicos. A Educopédia — site da Secretaria Municipal de Educação com conteúdo pedagógico em forma de vídeos, games e programas de rádio gravados para Internet — ganhou versão para a classe de alfabetização que se chama Pé de Vento. E já neste ano letivo, que começa no próximo dia 13, assim como já ocorre com os do 6º a 8º ano, os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental contarão com esse auxílio tecnológico.
Todos os alfabetizadores estão sendo capacitados para que saibam utilizar os recursos do site. “Com as novidades, esperamos chegar logo em 1º lugar no Ideb (índice nacional que mede a qualidade do ensino). Talvez não seja este ano, mas garanto que vamos chegar lá, e logo”, afirmou ontem o prefeito, Eduardo Paes, em aula inaugural da rede, com participação da secretária de Educação, Cláudia Costin, e dos diretores de escola.
A Educopédia poderá ser acessada de casa por pais que quiserem acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos (www.educopedia.com.br). Para o professor, a tecnologia promete funcionar como aliada em sala de aula, atraindo a atenção da turma. Para as turmas de 6º a 8º ano, as salas serão preparadas com retroprojetor e um computador, para que alunos assistam a vídeos, brinquem com os jogos e, depois, treinem em casa.
Inglês todo dia
Outra novidade anunciada é que alunos de escolas que funcionam como ginásio experimental — com horário integral e onde as crianças têm tutores para ajudá-las a desenvolver projetos de vida — terão aula de Inglês todos os dias. O número de unidades com ginásio passará este ano de 10 para 19.

EDITAL E/SUBE/ 8ªCRE SME Nº 03, DE 01 DE FEVEREIRO DE 2012.

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EDITAL E/SUBE/ 8ªCRE SME Nº 03, DE 01 DE FEVEREIRO DE 2012.:
Torna público, para efeito de seleção de Professores/Especialistas em Educação para futura nomeação ao Cargo em Comissão de Diretor, a localização da(s) Unidade(s) Escolar(es) da E/SUBE/8ª Coordenadoria Regional de Educação com previsão de inauguração no primeiro trimestre de 2012.
 
A COORDENADORA DA E/SUBE/8ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor e tendo em vista o disposto na Portaria E/SUBG/CGG Nº 52, de 8 de setembro de 2011, torna público, para efeito de seleção de Professores/Especialistas em Educação para futura nomeação ao Cargo em Comissão de Diretor, a relação de Unidade(s) Escolar(es), com previsão de inauguração no primeiro trimestre de 2012, no âmbito desta Coordenadoria.
 
1. EDI GÉSSICA GUEDES PEREIRA – Rua Sebastião Lan nº 19. Realengo
 
Os Professores/Especialistas de Educação, ativos, da Rede Pública Municipal de Ensino, que compõem o Banco de Certificados, interessados em pleitear o Cargo Comissionado de Diretor na(em uma das) Unidade(s) Escolar(es) elencada(s), devem comparecer à Assessoria de Ação Integradora da E/SUBE/8ª Coordenadoria Regional de Educação, (endereço completo e telefone), até as 18 horas do dia 07/02/2012, onde deverão comprovar sua certificação e preencher formulário específico explicitando o desejo, além de apresentar a documentação necessária.
 
É condição precípua que os interessados já tenham cumprido o período de Estágio Probatório e possam comprovar, por meio de documento hábil de estabelecimentos de ensino devidamente legalizados, um mínimo de 5(cinco) anos de regência, se Professor; ou um mínimo de 5(cinco) anos de experiência no cargo, caso seja Especialista de Educação; além da declaração de Curso Superior.
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EDITAL E/SUBE/ 8ªCRE SME Nº 04, DE 01 DE FEVEREIRO DE 2012.    
Torna público a Unidade Escolar da 8ª Coordenadoria Regional de Educação com cargo em Comissão de Diretor em vacância.
 
A COORDENADORA DA E/SUBE/8ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor e tendo em vista o disposto na Portaria E/SUBG/CGG Nº 52, de 8 de setembro de 2011, torna público, para efeito de seleção de Professores/Especialistas em Educação para futura nomeação ao Cargo em Comissão de Diretor, a relação de Unidade(s) Escolar(es), com previsão de inauguração no primeiro trimestre de 2012, no âmbito desta Coordenadoria.
 
1. E/SUBE/CRE(08.33.032) Escola Municipal Stella Guerra Duvall – Rua Capitão Teixeira s/nº. Realengo
 
Os Professores/Especialistas de Educação, ativos, da Rede Pública Municipal de Ensino, que compõem o Banco de Certificados, interessados em pleitear o Cargo Comissionado de Diretor na(em uma das) Unidade(s) Escolar(es) elencada(s), devem comparecer à Assessoria de Ação Integradora da E/SUBE/8ª Coordenadoria Regional de Educação, (endereço completo e telefone), até as 18 horas do dia 07/02/2012, onde deverão comprovar sua certificação e preencher formulário específico explicitando o desejo, além de apresentar a documentação necessária.
 
É condição precípua que os interessados já tenham cumprido o período de Estágio Probatório e possam comprovar, por meio de documento hábil de estabelecimentos de ensino devidamente legalizados, um mínimo de 5(cinco) anos de regência, se Professor; ou um mínimo de 5(cinco) anos de experiência no cargo, caso seja Especialista de Educação; além da declaração de Curso Superior.

Segue informações de algumas das muitas capacitações que acontecerão na próxima semana, "mais diretamente relacionadas" às Escolas do Amanhã.

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Segue informações de algumas das muitas capacitações que acontecerão na próxima semana, "mais diretamente relacionadas" às Escolas do Amanhã.:
 
Queridos Parceiros das Escolas do Amanhã,

Segue informações de algumas das muitas capacitações que acontecerão na próxima semana, "mais diretamente relacionadas" às Escolas do Amanhã.
Convidamos nossos Parceiros nas GEDs a se inscreverem para estarem presentes nas capacitações que forem de seu interesse (nos dias que puderem participar e onde tivermos espaço, lógico).

Mesa-Redonda Metodologia Uerê-Mello 
Parceiro: Uerê Mello
Data: 10 de fevereiro
Carga Horária: 4 horas
Professores a serem capacitados: 151 Coordenadores Pedagógicos
N. de vagas por CRE: Professores das turmas envolvidas no projeto
N. de turmas: 1 (tarde) 
Local:
 Centro Associação Comercial do RJ (Rua da Candelária, 9 - Centro)
Responsável: samantha.barthelemy@gmail.com

Curso Professores do Projeto Cientistas do Amanhã

Parceiro: Instituto Sangari
Data: 8 e 9 de fevereiro
Carga Horária: 12horas no mínimo / 16horas no máximo
Professores a serem capacitados: 180 PIs de Ciências
N. de vagas por CRE: Totalidade dos Profs I de Ciências das Escolas do Amanhã
N. de turmas na capacitação: 8 (4 manhã e 4 tarde)
Local: Centro de Convenções SulAmérica (Avenida Paulo de Frontin, 1 - Cidade Nova)
Responsável: carolina.lima2gmail.com / auriregina@uol.com.br

Curso Professores - Educação para Paz
Parceiro: Parceiros Brasil - Centro de Processos Colaborativos
Data: Prof II 6 e 7 de fevereiro / Prof I 8 e 9 de fevereiro (e 10 de fev?)
Carga horária: 8 horas (dois encontros de 4 horas)
Professores a serem capacitados: 120 professores (preferencialmente dos 4o, 6o e 8o anos)
N. de vagas por CRE: 60 vagas para PI, 60 vagas para PII (podendo haver mudanças, privilegiando a presença dos PIs)
N. de turmas na capacitação: 4 (2 manhã e 2 tarde)
Local: Escritório Parceiros Brasil (Avenida Rio Branco, 151/404 - Centro)
Responsável: samantha.barthelemy@gmail.com

Qualquer dúvida estou à disposição.

Um beijo,

Samantha Barthelemy
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MALETA DA SAÚDE ‘SAÚDE CARIOCA’

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MALETA DA SAÚDE ‘SAÚDE CARIOCA’:
   A Maleta da Saúde é um projeto do Canal Futura em parceria com Secretaria de Municipal Saúde com o objetivo de divulgar um kit contendo vários DVDs com informações sobre vários temas de saúde, para serem trabalhados pelos profissionais de saúde com a população.


A equipe de Educação em Saúde ‘Saúde Carioca’ da AP 3.3 ministrou,  inicialmente,  5 oficinas com os ACS, Técnicos e Médicos das Clínicas da Família relacionadas abaixo.

O objetivo principal das oficinas é a apresentação do conteúdo da Maleta da Saúde junto a esses profissionais.  A atividade foi desenvolvida da seguinte forma:  apresentação individual;  relato dos maiores  agravantes de saúde da população, segundo cada micro área dos profissionais de saúde;  após apresentação dos vídeos,  os participantes foram agrupados por equipes e  desenvolveram propostas de ação local, que abordasse os temas pré-selecionados, tendo a população como público-alvo.

Segue relação das clínicas que participaram:
24/01/2012 - CSF. Epitácio Soares Reis (Pavuna) de 09h00min as 12h00minhs.
                         21 participantes.

24/01/2012 – CSF. Maria Azevedo Rodrigues Pereira (Anchieta) de 13h00min as 16h00min.
                         33 participantes.

25/01/2012 – CSF. Enfermeiro Marcos Valadão (Acari) de 09h00min as 12h00min.
                         24 participantes.

25/01/2012 – CSF. IPASE (Vila Kosmos) de 13h00min as 16h00min.
                          41 participantes.

26/01/2012 – CSF. Josuete Sant’anna de Oliveira (Guadalupe) de 13h00min as 16h00min.
                          13 participantes.


Segue abaixo as fotos das oficinas realizadas:












CONVITE PARA A FOLIA DA SAÚDE

http://smsdc-cms-flaviocouto.blogspot.com/
CONVITE PARA A FOLIA DA SAÚDE:
A CLÍNICA DA FAMÍLIA MARIA DE AZEVEDO E O CMS Drº FLÁVIO DO COUTO VIEIRA CONVIDA A TODOS PARA ESSA FOLIA!!! 


PRIMEIRA REUNIÃO DE 2012

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PRIMEIRA REUNIÃO DE 2012:
PODE PARECER MENTIRA, MAS ESTAVA SENTINDO FALTA DA MINHA ROTINA. AMEI MINHAS FÉRIAS, MAS DEVO CONFESSAR QUE ADORO O MEU OFÍCIO, AMO SER PROFESSORA.
BEM, TIVEMOS UM RETORNO ÓTIMO. COMO SEMPRE FOMOS MUITO BEM RECEBIDAS PELA EQUIPE DE DIREÇÃO. RECEBIDAS COM UM ABRAÇO GOSTOSO E UM SORRISO FRANCO E SINCERO.

  • A COORD. GISELE COLOCOU A MÚSICA GIRASSOL DO CIDADE NEGRA.
  • A PALAVRA FOI DADA A DIRETORA ADEMILDA, QUE DEU BOAS VINDAS E REPASSOU A REUNIÃO QUE TEVE COM A SECRETÁRIA CLÁUDIA COSTIN E SUA EQUIPE COM A 6ª CRE.




  • A DIRETORA ADJUNTA SUELI, NOS COMUNICOU E AS ESCOLAS DE TURNO ÚNICO NÃO TERÃO MAIS O JANTAR E SIM LANCHE E QUE AS ESCOLAS TERÃO CARDÁPIOS DIFERENCIADOS, POIS TEM ESCOLAS QUE NÃO TÊM FORNOS.
  • A COORD. NOS LEMBROU QUE O TEMA GERADOR DESSE ANO É MEIO AMBIENTE. TEMA ESTE ESCOLHIDO NO FIM DO ANO PASSADO POR TODO O CORPO DOCENTE. ELA PEDIU QUE OS PROFESSORES QUE AINDA NÃO ATIVARAM SEUS E-MAILS DO RIOEDUCA. POIS COMO VAMOS FALAR DO MEIO AMBIENTE, É PROPOSTA PRA ESSE ANO A REDUÇÃO DO USO DE PAPEL. PORTANTO, VAMOS LÁ MENINAS ATIVEM OS SEUS. OS CASOS EM QUE OS PROFESSORES NÃO ESTÃO CONSEGUINDO VOU BUSCAR ALGUMA RESPOSTA COM O RAFAEL PARENTE.
  • ELA TAMBÉM ENTREGOU PARA OS PROFESSORES DO 2º E 3º ANOS A CIRCULAR Nº 02 DE 26 DE JANEIRO DE 2012, QUE TRATA DOS ALUNOS, QUE PARA A SECRETARIA FORAM MAL AVALIADOS.
  • TEREMOS ESSE ANO A PROFª BÁRBARA COMO MULTIPLICADORA DA PRÉ ESCOLA E A PROFª PRISCILLA COMO A MULTIPLICADORA DA ALFABETIZAÇÃO.
  • AS CASAS DE ALFABETIZAÇÃO TERÃO O MATERIAL PREPARADO PELA SME. A ROTINA É FECHADA.
  • E TIVEMOS A GRATA NOTÍCIA DE SABER QUE 3 TEXTOS DE PROFESSORES DO NOSSO CIEP ESTÃO NA FINAL DO DESFIO RIOEDUCA.                                                                             
                                            DEPOIS VOU POSTAR AS FOTOS DESSA PRIMEIRA REUNIÃO!!! 

Especialistas em educação de todo o mundo escrevem artigos para debater Rio + 20

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Especialistas em educação de todo o mundo escrevem artigos para debater Rio + 20:

Acesse os artigos organizados pelo Grupo de Trabalho (GT) de Educação, desde 2011, como apoio para o Fórum Social Temático e a Cúpula dos Povos. O GT foi constituído por diferentes entidades da sociedade civil para intervir nos debates da Rio + 20.
Compõem o grupo o Conselho Internacional pela Educação de Adultos (ICAE), a Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (Clade), o Fórum Mundial de Educação (FME), o CEAAL (Conselho de Educação de Adultos de América Latina), a Jornada Internacional de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).

Documentos (Clique nos títulos)

Autoria
Educação em um mundo em crise: limites e possibilidades frente à Rio + 20 Sergio Haddad, da ONG Ação Educativa.
Desafios para a sustentabilidade Nicola Bullard, do centro de pesquisa Focus on the Global South, da Tailândia. É editora do Enfoque sobre Comércio.
Alternativas de Desenvolvimento para a Mulher em uma Nova Era Gita Sen, da DAWN –Development Alternatives with Women for a New Era, da Índia.
O direito a um futuro: Uma visão geral do Informe Social Watch 2012 Roberto Bissio, da Social Watch, do Uruguai.
Uma crise sistêmica Ladislau Dowbor, professor da PUC-SP, consultor das Nações Unidas, e colaborador de várias instituições.
Novos paradigmas em educação e política: cidadania e desafios nos movimentos globais de educadores e educadoras Jorge Osorio Vargas, docente-Pesquisador do Programa de Educação de Adultos e Aprendizagem Permanente da

Universidade de Playa Ancha, Valparaíso, Chile.

A igualdade como matriz dos novos paradigmas emergentes Sofía Valdivielso Gómez, da GEO-ICAE, da Espanha.
A mudança de paradigmas no contexto de múltiplas crises: O bem-viver como elemento essencial na substituição paradigmática Antonio Salgado, da CEAAL, México.
Crise civilizatória da sustentabilidade da vida Amaia Orozco, economista, feminista, da Espanha.
Raça e gênero na construção de um novo contrato social Sueli Carneiro, Geledés – Instituto da Mulher Negra.
Aprendizagem ao longo de toda a vida para a sustentabilidade em um mundo de clima mutável Julian Waters-Lynch, da Lifelong Learning for Sustainability in a Climate Changing World, Austrália.
O paradigma do cuidado e a sustentabilidade da vida na economia feminista Gabriele Merz, da Rede de Educação Popular entre Mulheres da América Latina e do Caribe (Repem).
Com quem deveríamos aprender? José Roberto ‘Robbie’ Guevara, vice-presidente, na Ásia, do Conselho Internacional de Educação de Pessoas Adultas (ICAE) e presidente da Associação de Educação Básica e de Adultos do Pacífico Sul e Ásia (ASPBAE).
Movimento de educação e Movimento da Sociedade Civil Malick Sy, da Confederação Nacional de Trabalhadores do Senegal (CNTS)
Movimento de educação e o movimento da sociedade civil Leslie Campaner de Toledo, da secretaria executiva do Conselho Internacional do Fórum Mundial de Educação
Indignação estudantil no Chile: movimento social para a mudança educacional e de aprendizagem democrática Graciela Rubio, da Universidade de Granada, Espanha.
El Pueblo quiere derrocar el Sistema Educativo Refaat Sabbah, presidente da Campanha Árabe pela Educação.
Movimento de Educação e lutas sociais e políticas Nélida Cespedes, da presidência da CEAAL. Vice-presidenta (América Latina): Conselho Internacional de Educação de Pessoas Adultas (ICAE).
Resistência: não à desumanização dos seres humanos! Camilla Croso, coordenadora Geral da CLADE e Presidenta da Campanha Mundial pela Educação (CME)
Necessitamos ser mais humanas e mais humanos e a democracia necessita das ciências humanas e sociais Patricia Jaramillo. Coordenadora Regional REPEM América Latina- Professora Associada da Universidade Nacional da Colômbia.
Produção de conhecimento feminista no ativismo social Gigi Francisco, da DAWN, Filipinas.
Somos Todos/as Aprendizes e Educadores (as)” – Reflexões a caminho da Rio+20 Moema Viezzer, coordenadora da 2ª Jornada Internacional de Educação para Sociedades Sustentáveis – RIO +20.
Educação para o bem viver: ensaiando democracia, imaginação e suficiência em educação popular Astrid vonKotze, do Programa de Educação Popular, Cidade do Cabo, África do Sul.
“Folkbildning”, cidadania ativa e desafios globais. O conceito de folkbildning Mats Ehn, do Folkbildning – Aprender para uma cidadania ativa, Suécia.
“A ação individual como elemento incondicional para a concretização da democracia e para a valorização da diversidade” Eliane Cavalleiro, do Instituto César E. Chávez, Universidade do Estado de San Franciso, Estados Unidos.

Sínteses


Documentos (Clique nos títulos)

Autor
Primeiro módulo – “Contextos globais: diferentes visões” GT Educação
Segundo módulo – “Rio+20 como oportunidade para aprofundar novos paradigmas (Bem Viver”, Paradigma do Cuidado e Sustentabilidade da vida) Jorge Osório, do Chile
Síntese dos quatro módulos do debate (em espanhol) Jorge Osório, do Chile
Compilação e síntese dos debates (em espanhol) GT Educação

(Observatório da Educação)

Atividades com o Almanaque de Férias

Atividades com o Almanaque de Férias Circular E/SUBE/CED nº 05 Rio de Janeiro, 01 de fevereiro de 2012. Sr(a). Coordenadora de E/SUBE/CRE Sr(a). Assistente de Integração da E/SUBE/CRE Sr(a). Gerente da E/SUBE/CRE/GED Sr(a). Diretor(a) de Unidade Escolar Informamos que, para as turmas do 1º ao 4º Ano, as primeiras duas semanas devem ser dedicadas à correção e revisão das atividades do Almanaque de Férias, que os alunos receberam em novembro de 2011. Para os alunos repetentes do 4º Ano, que não receberam esse almanaque, lembramos que, se não houver sobras na escola, ele pode ser baixado da intranet. Com o objetivo de auxiliar os professores nessas atividades, as escolas estão recebendo um caderno contendo sugestões de planejamento e de desenvolvimento da dinâmica das aulas para um período de, aproximadamente, quinze dias. Esse material tem, como suporte, as orientações presentes no livro Leitura e Escrita 1º e 2º anos, elaborado sob a consultoria da Professora Doutora Iza Locatelli. No ensino da leitura e da escrita, foram priorizadas as quatro habilidades básicas: FALAR, ESCUTAR, LER E ESCREVER, sendo o texto a unidade de partida de todo o trabalho. No ensino da Matemática, as habilidades priorizadas têm, como referência, o desenvolvimento do raciocínio lógico e a resolução de problemas, a leitura e interpretação de gráficos e tabelas, e a exploração e compreensão do espaço, com suas dimensões, formas de constituição, grandezas e medidas. Cada Professor(a) fará, é claro, as adequações necessárias para atender às reais necessidades das crianças de sua turma. Para tornar o trabalho mais atraente, os alunos do 1º e do 2º Ano receberão um DVD da série “Juro que Vi”, produzida pela Multirio, e os do 3º Ano já deverão ter feito a leitura do livro “Jabuti Sabido e Macaco Metido”, de Ana Maria Machado, o qual deve ser discutido pelo professor(a) com os alunos. Reafirmamos a importância desta ação pedagógica, visto que a revisão inicial permite ao professor valiosa diagnose para seu planejamento, bem como consolida conhecimentos importantes para o êxito dos alunos em suas novas aprendizagens. Agradecemos sua valiosa colaboração.

FUNDAÇÃO BIENAL NA CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES

Caro Professor, Estaremos recebendo a Fundação Bienal no dia 08 de fevereiro de 2012, em nossa Semana de Formação para Professores. A Fundação solicita que todos que vão participar do evento se cadastre em sua mala direta. CONVITE PARA ENCONTRO DE ARTE CONTEMPORÂNEA PARA PROFESSORES O Educativo da Bienal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, tem o prazer de lhe convidar para o Encontro de Arte Contemporânea para Professores. O Encontro tem como principal objetivo promover uma reflexão sobre contemporaneidade e os caminhos da arte contemporânea. O encontro apresenta os conceitos e artistas da 30ª Bienal e é uma oportunidade de se debater questões sobre o ensino da arte. O Encontro será oferecido no dia 08 de fevereiro em dois horários, manhã e tarde. Datas da Formação: 08 de fevereiro de 2012 Horários: 8h às 12h ou das 13h às 17h Local: Centro de Convenções SulAmerica Endereço: Av. Paulo de Frontin, nº1 - Cidade Nova Inscrição: https://docs.google.com/spreadsheet

Recomeço

http://moniqueiroz.blogspot.com/
Recomeço:

"Todo jardim começa com uma história de amor,
antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído
é preciso que eles tenham nascido dentro da alma.
Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins
por fora e nem passeia por eles."

Rubem Alves


É com essa energia positiva que inicio, junto de meus companheiros de jornada do EDI Ciep Sandino, o ano letivo de 2012.
Realizar um trabalho de qualidade deve ser o objetivo de cada um para que possamos alcançar o sucesso obtido no ano que passou ou, quem sabe, alçar vôos ainda maiores!


FOTOS DA 1ª REUNIÃO DE 2012