sexta-feira, 15 de outubro de 2010

CRECHE YARA AMARAL - FAMILIANDO

MÁRIO PIRAGIBE

PAULO FREIRE - PROFESSOR

15 DE OUTUBRO - DIA DE SAÚDE - DIA DE LAVAR AS MÃOS


Micróbios, vírus e bactérias estão em todos os lugares. E o jeito mais simples de evitá-los é lavando as mãos. Faça sua parte e divulgue esse gesto simples que evita doenças.

Paula Regina de Vargas | Arte | Nova Escola

Paula Regina de Vargas | Arte | Nova Escola

DIRETO DO TWITTER

@ClaudiaCostin Professores, em sua homenagem indico o vídeo ACREDITAR E REALIZAR EM EDUCAÇÃO,
Acreditar e Realizar em Educação

DIRETO DO D.O.

Planetário recebe exposição internacional de imagens da Terra vista do espaço.
Evento é apresentado pelos ministérios da Ciência da Alemanha e do Brasil
Nesta segunda-feira, 18 de outubro, inaugura no Planetário da Gávea a exposição temporária “Olho do Céu”, apresentada pelos ministérios de Ciência da Alemanha e Ciência e Tecnologia do Brasil, em parceria com a Fundação Planetário. Serão exibidas 30 imagens da Terra feitas por satélite e fornecidas pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR). A compilação das imagens será exibida pela 1ª vez, através do Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação 2010/11, e ficará exposta no Planetário até o dia 24.
Participarão da abertura oficial, que acontecerá às 15 horas, Michael Worbs, Cônsul da República Alemã, e Celso Cunha, presidente da Fundação Planetário.
A exposição apresenta fotografias de todo o mundo, principalmente da América Latina. Câmeras supersensíveis registraram a Terra à noite, as aglomerações populacionais e as grandes cidades. Os Andes, que se estendem por grande parte do continente sulamericano, o Rio de Janeiro e o ponto mais meridional do continente, que vai do noroeste do Peru até o Cabo de Hornos, são também algumas imagens que vão compor a mostra.
As fotografias de satélite da exibição foram selecionadas por razões estéticas. Elas trazem também importantes benefícios ao monitoramento ambiental e ao gerenciamento de catástrofes. O sensoriamento remoto dos satélites fornece informações contínuas, abrangentes e extensivas sobre a totalidade do sistema terrestre. Esses dados de observação são utilizados no estudo da atmosfera, das superfícies da Terra, dos oceanos e das camadas polares.
O Planetário da Gávea será o primeiro anfitrião do “Olho do Céu”. Em seguida, a exposição viajará a outras cidades em todas as regiões do Brasil. Já estão no roteiro São Paulo, Porto Alegre, Brasilia, Salvador, Recife, Belem e Manaus.
Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação 2010/11
As inovações são a base fundamental para o desenvolvimento sustentável e para a competitividade científica da Alemanha e do Brasil. Uma forte parceria une esses dois países há mais de 40 anos no campo da ciência e pesquisa. Para celebrar esta parceria de sucesso e dar-lhe um novo impulso, a Ministra Federal da Alemanha para a Educação e Pesquisa, Annette Schavan e o Ministro Brasileiro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, deram início ao Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação - 2010/11.
O Planetário da Gávea fica na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100. Gávea. Informações pelo telefone: 21- 2274-0046. Siga o Planetário também pelo twitter: www.twitter.com/planetariodorio.
Visite o Planetário. É Cultura. É Ciência. È do Rio


Início do tópico SETA.jpg

DIRETO DO D.O.

I JORNADA DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS DE SAÚDE MENTAL
Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil realiza, no dia 20 de outubro, a partir das 8 horas, a I Jornada de Práticas Integrativas de Saúde Mental na Atenção Primária: conversando sobre violência.
O evento é voltado para profissionais da rede e abordará temas como violência armada; doméstica; institucional; violência, álcool e outras drogas e violência e estigma. Além disso, durante o dia serão contadas experiências da rede e uma roda de terapia comunitária.
A Jornada acontecerá no auditório 93 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e as vagas são limitadas. Os interessados devem entrar em contato com Karen Athié pelo e-mail: karensathie@gmail.com. A UERJ fica na Rua São Francisco Xavier, 524, no Maracanã.

DIRETO DO D.O.

SMPD recebe Saúde Móvel neste fim de semana
Parceria da Secretaria da Pessoa com Deficiência (SMPD) e da SESQV, levará aos usuários, consultas nas seguintes áreas: clínica médica, geriatria, oftalmologia e odontologia. Neste fim de semana, dias 16 e 17 de outubro, os moradores das Casas Lares da SMPD: Roberto Felisberto, Diogo Carneiro de Lima, Vitor Damião e Herivelto Mantins, todas em Campo Grande, serão atendidos por médicos e dentistas do Projeto Saúde Móvel da Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV), que fará um atendimento exclusivo aos residentes.

“Para nossos usuários, que apresentam quadro de alta dependência, possam ter parcerias como esta, favorecem a qualidade de vida”, afirma Isabel Gimenes, secretária municipal da SMPD.
As Casas Lares fazem parte do programa Promoção Sócioeducativa Integral (GPI) da SMPD, onde moradias assistidas são direcionadas às pessoas com deficiência, que contam com uma equipe multidisciplinar, composta por coordenadores, técnicos de enfermagem, enfermeiros, cuidadores, terapeuta ocupacional, assistente social, cozinheiras e auxiliares de serviços gerais.
Sobre o Saúde Móvel
Idealizado pela SESQV, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), o "Saúde Móvel" levará, aos mais diversos bairros e comunidades, de forma itinerante, veículos adaptados que funcionam como mini-consultórios médicos, com profissionais especializados e toda a infra-estrutura necessária para a realização de consultas, nas seguintes áreas: clínica médica, geriatria, oftalmologia e odontologia. A capacidade diária de atendimento é de 175 consultas, além de procedimentos e exames como aplicação de flúor, limpeza de tártaro, aferição de pressão, eletrocardiograma, medição de glicemia e mapeamento de retina. O atendimento direto ao público é feito por 20 profissionais envolvidos, entre médicos, enfermeiros e técnicos.
Conheça mais desta Iniciativa na Página da Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV).

Clip para os professores do final dos anos 80 e 90 - Dia do Professor Sociedade dos poetas mortos !!

Ginásio Experimental Carioca: inscrição para seleção e remoção de professores vai até o dia 20

Ginásio Experimental Carioca: inscrição para seleção e remoção de professores vai até o dia 20

A Secretaria Municipal de Educação informa que está aberto o processo de seleção e remoção de Professor I da Rede Municipal do Rio para o Ginásio Experimental Carioca. Os interessados devem se inscrever até o dia 20 de outubro deste ano. As vagas são para jornada de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. Os professores que não estiverem sob o regime de 40h semanais terão a jornada complementada por dupla regência. O resultado da seleção será publicado no Diário Oficial do dia 27 de outubro deste ano.



O candidato deve ser Professor I em uma das disciplinas da área na qual pretende atuar: Humanidades (Português, História e Geografia), Exatas (Matemática e Ciências) ou em Educação Física, Artes, Educação Musical e Inglês.



A seleção e a remoção não se aplicam aos professores que já estejam em exercício nos dez Ginásios Experimentais Cariocas. O professor que atua nesses Ginásios, com disponibilidade para cumprir a jornada exigida, permanecerá na unidade, caso seja do seu interesse. Para tanto, basta assinar o Termo de Compromisso que constitui o Anexo I do Edital e entregá-lo na secretaria de sua escola.



Quem se inscrever nesse projeto terá a chance de participar de um processo inovador, com mais tempo de aulas de Português, Matemática, Ciências e Inglês, interdisciplinaridade e uso mais avançado da Educopédia. Além disso, os professores participarão da elaboração de um projeto de vida do aluno, o qual irá ensiná-lo a pensar no futuro e organizar seus estudos.



A relação dos Ginásios Experimentais Cariocas

01ª CRE - E. M. Rivadávia Corrêa
02ª CRE - E. M.Orsina Da Fonseca
03ª CRE - E. M. Bolívar
04ª CRE - E. M. Anísio Teixeira
05ª CRE - E. M. Mário Paulo De Brito
06ª CRE - E. M. Coelho Neto
07ª CRE - E. M. Governador Carlos Lacerda
08ª CRE - E. M. Nicarágua
09ª CRE - E. M. Von Martius
10ª CRE - E. M. Princesa Isabel

Escolas do Rio incluem atividades diversificadas no currículo para evitar evasão escolar - O Globo

Escolas do Rio incluem atividades diversificadas no currículo para evitar evasão escolar - O Globo

Maria Helena Klein - Educadora Nota 10

Paula Modenesi Ribeiro - Educador Nota 10

Educador Nota Dez Em Matematica

Educador Nota 10 - Vânia Horner Vila Rica MT .mpg

Jorge Luiz Marques de Moraes - Educador Nota 10

Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 - 2007

Novos desafios para o educador

José Manuel Moran - USP
Especialista em mudanças na educação presencial e a distância


“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”. Paulo Freire

O mais importante no educador

O importante, como educadores, é acreditarmos no potencial de aprendizagem pessoal, na capacidade de evoluir, de integrar sempre novas experiências e dimensões do cotidiano, ao mesmo tempo que compreendemos e aceitamos nossos limites, nosso jeito de ser, nossa história pessoal.

Ao educar, tornamos visíveis nossos valores, atitudes, idéias, emoções. O delicado equilíbrio e síntese que fazemos no dia a dia transparece nas diversas situações pedagógicas em que nos envolvemos. Os alunos e colegas percebem como somos, como reagimos diante das diferenças de opiniões, dos conflitos de valores. O que expressamos em cada momento como pessoas é tão importante quanto o conteúdo explícito das nossas aulas. A postura diante do mundo e dos outros é importante como facilitadora ou complicadora dos relacionamentos que se estabelecem com os que querem aprender conosco. Se gostamos de aprender, facilitamos o desejo de que os outros aprendam. Se mostramos uma visão confiante e equilibrada da vida, facilitamos nos outros a forma de lidar com seus problemas, mostramos que é possível avançar no meio das dificuldades. Alguns educadores confundem visão crítica com pessimismo estrutural; eles só transmitem aos alunos visões negativistas e desanimadoras da realidade. Esse substrato pessimista interfere profundamente na visão dos alunos.

Da mesma forma, educadores com credibilidade e uma visão construtiva da vida contribuem muito para que os alunos se sintam motivados a continuar, a querer aprender, a aceitar-se melhor.

O educador é um ser complexo e limitado, mas sua postura pode contribuir para reforçar que vale a pena aprender, que a vida tem mais aspectos positivos que negativos, que o ser humano está evoluindo, que pode realizar-se cada vez mais. Pode ser luz no meio de visões derrotistas, negativistas, muito enraizadas em sociedades dependentes como a nossa.

Vejo hoje o educador como um orientador, um sinalizador de possibilidades onde ele também está envolvido, onde ele se coloca como um dos exemplos das contradições e da capacidade de superação que todos possuem.

O educador é um testemunho vivo de que podemos evoluir sempre, ano após ano, tornando-nos mais humanos, mostrando que vale a pena viver.

Numa sociedade em mudança acelerada, além da competência intelectual, do saber específico, é importante termos muitas pessoas que nos sinalizem com formas concretas de compreensão do mundo, de aprendizagem experimentada de novos caminhos, de testemunhos vivos –embora imperfeitos- das nossas imensas possibilidades de crescimento em todos os campos.

Cada vez mais precisamos de educadores-luz, sinalizadores de caminhos, testemunhos vivos de formas concretas de realização humana, de integração progressiva, seres imperfeitos que vão evoluindo, humanizando-se, tornando-se mais simples e profundos ao mesmo tempo.
* Entre no site e leia o restante do texto
http://www.eca.usp.br/prof/moran/desafios.htm

DIRETO DO PORTAL DA PCRJ

Jornada de Saúde terá temas sobre violência no auditório da UERJ

14/10/2010

A I Jornada de Práticas Integrativas de Saúde Mental na Atenção Primária, que será realizada na quarta-feira, dia 20, no auditório da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), terá “violência” como um dos temas. Com início às 8h, as inscrições são limitadas e os interessados devem entrar em contato com Karen Athié, pelo e-mail karensathie@gmail.com .



Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, a jornada é voltada para profissionais da rede e tratará de temas como violência armada, violência doméstica, álcool e outras drogas; e violência e estigma. Além disso, durante todo o dia serão relatadas experiências da rede e uma roda de terapia comunitária.

Clip para os que são de depois de 1980 - SER PROFESSOR

Parabéns pelo dia de hoje!!!
Nossa homenagem aos professores, nossos heróis que constroem o futuro no presente.
Obrigada a todos e todas!!!!