quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Ingestão de alimentos com cálcio é importante em todas as fases da vida

 http://www.blog.saude.gov.br/
Ingestão de alimentos com cálcio é importante em todas as fases da vida:

Foto: Laurence Mouton/PhotoAlto/Corbis
O cálcio é um dos nutrientes mais importantes para o crescimento e a manutenção das funções básicas do nosso organismo. É responsável pela formação dentária e óssea. Atua também na contração muscular e na coagulação do sangue em conjunto com a vitamina K. Se houver deficiência desse mineral, devido à má alimentação, o organismo terá que mobilizar suas reservas. Um copo de leite pela manhã, peixe na hora do almoço, frutas, como o abacate ou o figo, devem ser incluídos para prevenir as doenças causadas pela ausência do cálcio.
“O cálcio é o principal constituinte dos ossos. É um dos sais minerais mais importantes para a manutenção do nosso organismo. Auxilia na contração muscular, coagulação do sangue, transmissão de impulsos nervosos, secreção de hormônios e na formação dentária e óssea do indivíduo. Os ossos funcionam como um reservatório de cálcio, que sustentam e protegem o corpo. Com isso, a falta de cálcio na dieta, pode fazer com que o organismo retire-o dos ossos, para tentar manter os níveis no sangue em equilíbrio. Por isso, é fundamental ter uma alimentação balanceada e rica em fontes de cálcio”, explica a nutricionista, do Hospital Fêmina (RS), vinculado ao Ministério da Saúde, Emilene Sousa.
Por ser um elemento nutricional fundamental e ajudar a equilibrar o organismo. É preciso ingerir uma dosagem diária de cálcio, que varia de 1.000 a 1.300 mg para indivíduos adultos. “É importante ingerir alimentos ricos em cálcio desde a infância para evitar problemas futuros. Na fase adulta é preciso tomar maior atenção, pois é o período em que se começa a perder a massa óssea. A quantidade ideal para as crianças é de 800 mg por dia”, afirma. As mulheres na fase da menopausa precisam ingerir uma quantidade maior de cálcio, isso porque, os efeitos de perda da massa óssea é mais célere. O ideal é consumir em média 1.500 mg por dia.
A deficiência de cálcio, em nosso organismo pode causar uma série de problemas para a saúde. “Principalmente as doenças relacionadas aos ossos: osteoporose, o raquitismo ou a osteomalacia. A falta de cálcio também pode desencadear o aumento de peso, câimbras, stress, ansiedade, depressão, hipertensão arterial, constipação intestinal, insônia, diarreia, caries, unhas quebradiças, entre outros”, alerta.
Conheça os alimentos fontes de cálcio - As principais fontes de cálcio são os peixes e pescados como camarão, ostras e siri; leite e seus derivados como o queijo e iogurte; fígado, nozes, avelã, gema de ovo; vegetais como couve, agrião, brócolis e alguns tipos de feijão. É encontrado também nas frutas como abacate, figo e limão e nos alimentos à base se soja.
Fonte: Érica dos Santos/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde

Saiba quais são os cuidados essenciais para o início da vida sexual do adolescente

 http://www.blog.saude.gov.br/
Saiba quais são os cuidados essenciais para o início da vida sexual do adolescente:

Foto: Corbis Images
O início da vida sexual do homem é um processo natural e faz parte do desenvolvimento de todos. No entanto, muitos parentes e amigos acabam incentivando o adolescente a ter a primeira relação sexual sem estar preparado.
A coordenadora da Saúde do Adolescente do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare, explica que é o próprio rapaz que deve escolher o momento de ter a primeira relação sexual.”Todo nosso processo de crescimento está muito relacionado as suas relações afetivas. Essa questão da masculinidade é um processo que a gente precisa na educação com os filhos mostrar que essa pressão não ajuda o adolescente a viver uma relação afetiva que possa contribuir com ele .”
A jornalista Cláudia Guerreiro é mãe de um adolescente de dezesseis anos. Ela respeita a individualidade do filho, mas sempre o orienta a viver a sexualidade de forma responsável. ” Muitas vezes, as pessoas pensam nisso focando nas meninas. Não são as meninas que têm que ter esse cuidado. As meninas tem que ter mas os meninos também. Sobretudo a responsabilidade tem que ser partilhada. Esse momento tem que ser pensado, falado e discutido. ”
A coordenadora da Saúde do Adolescente do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare, dá razão à jornalista Cláudia Guerreiro. De Lamare lembra que o uso da camisinha, por exemplo, é fundamental.” O preservativo é fundamental A gente fala que preservativo não tem como não usar. É igual a escovar os dentes. Não tem como não sair de casa e não escovar os dentes. Então não tem como ter relação sexual e não usar camisinha.”
Para orientar pais e filhos sobre os cuidados essenciais à saude dos adolescentes e jovens, o Ministério da Saúde criou a Caderneta do Adolescente. O documento está disponível de graça em vários centros de saúde do país.
Fonte: Débora Rocha / Web Rádio Saúde

MS lança diretrizes para atender pessoas com Síndrome de Down

 http://www.blog.saude.gov.br/
MS lança diretrizes para atender pessoas com Síndrome de Down:
O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira (26) as Diretrizes de Atenção à Saúde da Pessoa com Síndrome de Down. Por meio do documento, os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) vão poder se preparar para prestar um atendimento cada vez mais qualificado a este público. O documento integra as ações do Plano Viver sem Limite, lançado em novembro do ano passado, pela presidenta Dilma Rousseff, e reúne ações que beneficiam as pessoas com deficiência.
Durante o lançamento oficial realizado hoje, no Rio de Janeiro, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou o objetivo da cartilha. “Seja qual for o tipo de deficiência, os limites que essas pessoas enfrentam são impostos pela sociedade, pela falta de acessibilidade e pelo preconceito. Nosso propósito é mobilizar esforços para romper qualquer limite que a sociedade impõe ao portador de necessidades especiais”, destacou Padilha.
A proposta deste documento é qualificar e humanizar o atendimento desde os primeiros dias do paciente que nasceu com a síndrome. Nela estão informações que ajudam o profissional a identificar as características físicas da Síndrome de Down, como pregas palpebrais oblíquas para cima, base nasal plana, face aplanada, protusão lingual, cabelo fino, entre outros. Essas informações são importantes, já que a presença de alguma dessas características listadas no documento não confirma o diagnóstico. “Nosso intuito é contribuir com a qualificação dos profissionais que atuam na atenção à saúde e promover o acolhimento e a integralidade do cuidado à saúde no âmbito do SUS”, diz Vera Mendes, coordenadora da Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde (MS).
Esta é a primeira de uma série de diretrizes de cuidados às pessoas com deficiência que será lançada pelo Ministério da Saúde. O documento também traz recomendações aos profissionais sobre, por exemplo, como dar a notícia à família de forma humanizada, tirando dúvidas, incertezas e inseguranças com relação à saúde da criança para que todos compreendam a necessidade dos exames e dos procedimentos solicitados. Além disso, há orientação sobre o diagnóstico clínico e os exames necessários em cada fase de crescimento da criança: de zero a dois anos; de dois a dez anos; de dez a 19 anos; e do adulto e idoso.
O ministério recomenda, ainda, que o exame ecocardiograma seja solicitado, tendo em vista que 50% das crianças com Síndrome de Down apresentam cardiopatias. Outros exames que necessitam ser solicitados nos dois primeiros anos de vida são o hemograma (para afastar a possibilidade de alterações hematológicas como policitemia e leucemia) e o da função de tireoideana.
Bastante satisfeito de participar deste trabalho, o integrante do Conselho Editorial Acessível do Movimento Down Breno Viola afirma que apesar de ter sido um trabalho difícil, foi gratificante, pois ele começou a entender melhor a síndrome. “Aprendi muitas coisas com a cartilha. Agora sei o que é cromossomo, as características das pessoas com Síndrome de Down e também sei sobre saúde. Jovens e adultos podem falar sobre si próprios e é muito importante conhecer o próprio corpo”, completou.
Entenda a Síndrome de Down – Com o objetivo de esclarecer a sociedade sobre a síndrome, também foi criada, pelos portadores da deficiência a cartilha “Cuidados de Saúde às Pessoas com Síndrome de Down”. O conteúdo tem uma linguagem simples e diferenciada, com ilustrações e informações de forma simples e direta para que a pessoa com deficiência intelectual compreenda os cuidados que deve ter com a saúde.
O lançamento das duas publicações faz parte das celebrações do Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência, comemorado no último dia 21 de setembro.
Políticas Públicas - Recomenda-se que o cuidado com a saúde da pessoa com Síndrome de Down seja norteado pelas políticas públicas do Ministério da Saúde, como a Política Nacional de Humanização, Política Nacional da Atenção Básica, Programas de Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde da Mulher, do Homem, do Idoso, Saúde Mental e pelo Relatório Mundial sobre a Deficiência. E, ainda, que utilize os pressupostos teóricos da clínica ampliada, da integralidade e do cuidado compartilhado, com vistas à humanização, autonomia e protagonismo dos sujeitos nas práticas de saúde.
A orientação para o profissional é que o cuidado com o bebê, durante todo o seu crescimento, precisa ser compartilhado entre a família e a equipe multiprofissional, e que a família não estará sozinha e sem apoio neste processo.
Acesse as Diretrizes de Atenção à Saúde da Pessoa com Síndrome de Down e a cartilha Cuidados de Saúde às Pessoas com Síndrome de Down
Blog da Saúde, com informações da Agência Saúde

IDÉIAS - Sugestões para o Dia das Crianças

 http://edu-infantilcriativa.blogspot.com/
Sugestões para o Dia das Crianças:
Algumas ideias tiradas da net para comemorar o Dia das Crianças. Espero que gostem.







Muito fofo!!!!

6ª CRE_DESAFIOS - PSE - NSEC 06: 50 DICAS PARA ADMINISTRAR O DEFICT DE ATENÇÃO EM S...

6ª CRE_DESAFIOS - PSE - NSEC 06: 50 DICAS PARA ADMINISTRAR O DEFICT DE ATENÇÃO EM S...:  http://inclusaobrasil.blogspot.com/ Achei estas dicas  bem interessantes para várias situações em sala de aula. 50 DICAS PARA ADMINISTRA...