terça-feira, 4 de outubro de 2011

Fundação Lemann e Secretaria do Rio oferecem curso sobre técnicas didáticas

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Fundação Lemann e Secretaria do Rio oferecem curso sobre técnicas didáticas:

Cerca de 200 professores e coordenadores da rede municipal de educação do Rio de Janeiro participam essa semana da formação Técnicas Didáticas: dinâmica e prática de sala de aula. Oferecido pela equipe da Fundação Lemann, o curso tem o objetivo de ajudar os professores a garantir o aprendizado de todos os estudantes em sala de aula.


Com uma abordagem prática, a capacitação ensina técnicas e métodos que ajudam os professores a transmitir conhecimento, engajar os alunos e organizar a classe. O uso efetivo do tempo em sala de aula, o planejamento minucioso das atividades pedagógicas e a criação de uma cultura escolar que estabeleça altas expectativas em relação a todos os alunos são eixos fundamentais da formação.


Para preparar a capacitação, a equipe da Fundação Lemann usou as referências mais atuais trazidas de cursos de formação de professores de outros países e o livro Aula Nota 10, de Doug Lemov, traduzido pela fundação e lançado no Brasil no ano passado. “Ao conhecer o que tem sido feito na formação de professores em outros lugares do mundo, vimos que o Brasil ainda está muito isolado nas práticas que adota. A boa notícia é que os professores da rede carioca se mostraram muito abertos às novas propostas que estamos trazendo” diz Ilona Becskeházy, diretora da área de Qualidade da Educação da Fundação Lemann.


Num primeiro momento, a formação, que tem carga horária de 16 horas, divididas em dois dias de trabalho, será oferecida a um grupo de professores do Ginásio Experimental Carioca, do 6º Ano Experimental e das escolas de sete horas.


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Governo federal antecipa meta de triplicar número de escolas integrais

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Governo federal antecipa meta de triplicar número de escolas integrais:

O governo federal antecipou a meta de ampliar o número de escolas integrais, ligadas ao programa Mais Educação.


O prazo para chegar a 45 mil colégios no programa mudou de 2014 para 2013, a pedido da presidente Dilma Housseff. A informação foi dada ao R7 pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta segunda-feira (3).


“Hoje, o programa atinge 15.000 escolas em todo o país. O objetivo é triplicá-lo.”

O programa de educação oferece aulas, esportes e atividades pedagógicas fora do horário de classe. As escolas conveniadas recebem verba para contratar professores, monitores e comprar equipamentos para as atividades optativas.


“Temos que investir mais nas escolas. Dizer que os recursos repassados hoje são suficientes é uma mentira. O aluno de escola pública custa 20% do que é gasto com o aluno de escola particular.”


Neste ano, o governo tem, ainda, orçamento para estender o programa Mais Educação para 22 mil escolas, de acordo com Haddad.


(R7)

Redes enfrentam desafio de abrir vagas a 680 mil crianças de 7 a 14 anos

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Redes enfrentam desafio de abrir vagas a 680 mil crianças de 7 a 14 anos:

Trazer para a escola 680 mil crianças na idade de sete a 14 anos, que representam 2,4% dos estudantes dessa faixa etária, é um de uma série de desafios que têm as redes municipais de educação pública. Foi isso que disse a secretária de educação básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, aos secretários que participam da 12ª Reunião do Grupo de Trabalho das Capitais e Grandes Cidades, que começou nesta segunda-feira, 3, e prossegue até a próxima sexta, 7, em Brasília.


De acordo com Maria do Pilar, o país precisa assumir o compromisso de garantir a essas crianças e adolescentes o direito de aprender, o que já é feito pela Constituição Federal. Outro desafio é assegurar, até 2016, a matrícula, nas redes públicas, de crianças dos quatros anos de idade aos jovens de 17 anos. “Em educação, urgência não pode ser sinônimo de pressa, mas não dá para perder nenhum dia”, explicou Pilar, referindo-se à responsabilidade de cada gestor nessa tarefa.


Entre as conquistas obtidas no campo da infraestrutura física que vão permitir o acesso, a aprendizagem, a permanência de crianças na educação infantil, a secretária enumerou a construção e aparelhamento de creches e pré-escolas pelo Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública (Proinfância). Segundo Pilar, até o final deste ano será completada a assinatura de 3 mil convênios com prefeituras e, dessas escolas conveniadas, cerca de 1 mil estarão prontas e com matrículas abertas em 2012.


Sobre o índice de desenvolvimento da educação (Ideb) instituído pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), em 2007, a secretária informou que 70% dos 5.565 municípios superaram, em 2009, as metas estabelecidas para os anos iniciais do ensino fundamental. A média nacional do Ideb para os anos iniciais alcançou 4,6 pontos em 2009, índice previsto para ser atingido em 2011. As notas do Ideb variam numa escala de zero a dez pontos.


Maria do Pilar também lembrou aos secretários municipais da educação das capitais e das cidades presentes à 12ª reunião que 2011 é ano de aplicação da Prova Brasil e que é importante preparar as redes de ensino e as escolas para esse momento. A Prova Brasil será aplicada em novembro e as notas dessa prova fazem parte da composição do Ideb.


Articulação

O secretário de articulação com os sistemas de ensino, Carlos Abicalil, disse que o PDE deve servir de diretriz para a criação de um Sistema Nacional de Educação, instrumento voltado à articulação entre as redes. “Um campo de batalha onde não haja vencidos e vencedores, mas o estabelecimento de compromissos cooperativos com estados e municípios para desenvolver a educação”, afirmou o secretário.


O novo PNE, em tramitação no Congresso, define diretrizes e metas para a educação brasileira entre 2011 e 2020, seguidas das estratégias para a sua concretização. As metas e as estratégias contemplam iniciativas para todos os níveis, modalidades e etapas educacionais.


12ª reunião

O encontro, realizado pelo Ministério da Educação em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), reúne os secretários de educação das capitais dos 26 estados e do Distrito Federal e dos 114 municípios do país com mais de 150 mil habitantes.

(MEC)

EDUFINDME: a nova rede social de educação internacional

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EDUFINDME: a nova rede social de educação internacional: EDUFINDME: a nova rede social de educação internacional

Ciep Antonio Candeia Filho tem roda de conversa sim, Senhor!

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Ciep Antonio Candeia Filho tem roda de conversa sim, Senhor!: Texto e Fotos: Jussara Barbosa



Nesta segunda-feira, 03/10, a turma do terceiro ano do CIEP Antonio Candeia Filho, integrante do BE Acari, participou de uma roda de conversa com o músico Negueba. O papo girou em torno de cidadania, violência e disciplina. Negueba contou sobre sua história de vida e trajetória musical, incentivando a garotada a estudar e a desejar um futuro melhor! Falou da violência que abate nossa cidade e da importância de se desenvolver atitudes de respeito e cordialidade. Todos atentos ouviam essa importante lição sobre a vida:
Alunos do 3º ano do CIEP Antônio Candeia Filho: interesse pela música pode ser uma excelente alternativa para tratar de temas importantes como o desejo por um futuro melhor
Houve também espaço para musicalização. Negueba propiciou um momento em que a criançada pode desenvolver noções musicais através de palmas e ritmos. Quem ouvia dos corredores da escola, tinha certeza de que algo muito alegre estava acontecendo naquele espaço!
Combinamos com os alunos e a professora Kelly , que muito gostou da abordagem, proporcionar outros momentos como esse, caso a turma cumpra o combinado de respeito e disciplina entre si!
Ao final, a criançada pediu uma dobradinha... queriam que o músico voltasse no outro dia, como já era esperado!