sexta-feira, 11 de maio de 2012

Por falta de proteínas, dietas desintoxicantes podem fazer mal à saúde

 http://www.blog.saude.gov.br/
Por falta de proteínas, dietas desintoxicantes podem fazer mal à saúde:

Foto: Corbis Images
Manter uma alimentação baseada em chás, sucos, frutas e legumes e evitar proteínas e carboidratos pode parecer a alternativa certa para perder peso rapidamente. Essa é a receita das dietas desintoxicantes, que ganha adeptos no Brasil. Embora a prática pareça saudável, nutricionistas do Ministério da Saúde alertam que esse tipo de plano alimentar pode gerar problemas à saúde.
A nutricionista e consultora técnica da coordenação-geral de Alimentação e Nutrição do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Renata Guimarães Mendonça de Santana, explica que toda dieta deve ser equilibrada. Por isso, a predominância de um tipo de alimento em detrimento de outros é prejudicial à saúde.
A especialista explica que o organismo necessita da combinação de diversas classes de alimentos. Assim, uma verdadeira dieta desintoxicante não excede nem evita proteínas. “A dieta saudável sempre é equilibrada. Quem consome muita carne, pode fazer a limpeza reduzindo o consumo. Mas nunca deixar de ingerir a proteína. O mesmo vale para o carboidrato. O importante é conhecer seu próprio corpo”, explica.
Uma boa dica para quem deseja melhorar a alimentação, mas não procurou um nutricionista é conhecer o Guia Alimentar para a População Brasileira, produzido pelo Ministério da Saúde. Nele, estão dispostos sete grupos de alimentos e a quantidade de porções diárias para os brasileiros.
Rotina – Profissionais da saúde em geral possuem uma rotina atribulada, o que atrapalha na hora de cumprir uma dieta. A nutricionista lembra que plantões extensos e noturnos atrapalham, mas não são desculpa para o descumprimento de um plano alimentar. “O mais adequado é se programar em casa. Fazer as compras nos dias livres e guardar um lanche possível de armazenar são as primeiras atitudes. Temos vários exemplos de pessoas que higienizam os alimentos para levar ao trabalho. O importante é se programar”, ensina.


Tabela de porções baseada em uma dieta de 2.000 kcal
Grupos de alimentos
Porções
Valor energético (Kcal)
Cereais, tubérculos, raízes e derivados
6
900
Feijões
1
55
Frutas e sucos de frutas naturais
3
210
Legumes e Verduras
3
45
Leite e Derivados
3
360
Carnes e ovos
1
190
Óleos, gorduras e sementes oleaginosas
1
73
Açúcares e doces
1
110
Fonte: Guia Alimentar para a População Brasileira/ Ministério da Saúde/ Secretaria de Atenção à Saúde/ Departamento de Atenção Básica/ Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição.
Fonte: Maria Carolina Lopes / Agência Saúde

Deficiência física não é obstáculo para gravidez

 http://www.blog.saude.gov.br/
Deficiência física não é obstáculo para gravidez:

Foto: Corbis Images
“É impressionante o espanto da sociedade em geral sobre o fato de que mulheres com deficiência, inclusive física, podem engravidar e ser mães. Isso pode nos fazer refletir o quanto a marca da deficiência se sobrepõe à pessoa humana. Portanto, vale dizer: mulheres com deficiência podem engravidar”, a declaração da coordenadora da área da saúde da pessoa com deficiência, do Ministério da Saúde, Vera Mendes, serve como alento para muitas mulheres que desejam ser mãe. “Não importa o tipo de deficiência, seja física, visual, auditiva ou intelectual, elas continuam sendo mulheres e, se assim desejarem, podem viver a experiência da maternidade”, enfatiza Mendes.
Como toda mulher, os cuidados devem começar logo após a notícia da gravidez, durante o pré-natal. É nessa fase que o médico definirá os procedimentos mais adequados a cada caso, respeitando as peculiaridades de cada paciente. O Sistema Único de Saúde (SUS) está preparado para acompanhar todo o processo de gestação dessas mães. Do acolhimento e orientação ao casal até o momento do parto. Durante a gestação também são realizados exames de avaliação do desenvolvimento do feto e da saúde materna. O acompanhamento do bebê e da mãe não termina no nascimento. Ele segue durante os primeiros meses de vida da criança – incluindo o acompanhamento à saúde da mãe.
Este acompanhamento está disponível desde as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de todo o País, aos ambulatórios especializados nas unidades hospitalares.
Pré-natal – O procedimento durante a gestação de uma grávida com deficiência segue o mesmo fluxo de qualquer gestação, sendo eles: pré-natal de risco habitual ou de alto risco. Em cada um dos casos, o médico que acompanha a gestação é quem define os procedimentos a serem seguidos. As orientações são particulares a cada gestação independente da deficiência, que neste caso, é considerado apenas como uma condição a mais a ser observada, mas que não significa obrigatoriamente gravidez de risco.
No caso de mulheres com deficiência de ordem genética, é recomendável a realização de exames complementares. Já para mulheres que fazem uso de cadeiras de rodas a orientação é que durante a gravidez esta possa ser acompanhada por outros profissionais como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que a auxiliem na realização de exercícios terapêuticos e reordenação de suas atividades cotidianas, visando atenuar, por exemplo, problemas circulatórios. Todos esses serviços estão disponíveis no SUS. O Ministério da Saúde, Estados e Municípios devem continuar investindo na qualificação profissional e qualificando seus serviços.
Parto normal –Assim como acontece na Estratégia da Rede Cegonha, o Ministério da Saúde também preconiza o parto normal às mães portadoras de deficiência.
A realização da cesariana só é recomendada quando representar maior proteção à saúde da mãe e do bebê. “Isso significa que o mito de que a mulher com deficiência tem que ter cesárea não é correto. Devem ser feitos apenas se recomendado pelo médico que realiza o acompanhamento de sua gestação”, destaca Vera Mendes.
Fonte: Zeca Moreira / Agência Saúde

CIEP CANDEIA - AULA PASSEIO: " CIÊNCIAS ALÉM DA ESCOLA"

AULA PASSEIO: " CIÊNCIAS ALÉM DA ESCOLA":
        Para otimizar o aprendizado dos alunos do PEJA II Vespertino, os Professores Silvia Rosa, Olga e Joelma, e também a Professora Orientadora Anita promoveram uma ida a Fundação Oswaldo Cruz onde se desenvolvia o Programa para Jovens Aprendizes de Produção em Divulgação Científica.



       Foram apresentadas várias oficinas, entre elas "O ciclo de vida do mosquito Aedes Aegypti", "Funcionamento da visão humana", "Conhecendo melhor os hábitos da barata", "Observando insetos, coleópteros, mariposas entre outros", "Investigação da uma terra boa para plantação, com estímulo para colheita", "Corrida de Baratas".


 

       Os alunos interagiram bastante questionando, experimentando, observando, sempre solicitando a presença dos dinamizadores e palestrantes. Era visível a satisfação de poder viver e aprender, pegar e comentar, mexer e perguntar sem limite de espaço e tempo.

       Confira:








DIA DAS MÃES NO GLAUBER - Mamãe, é hora de conectar!

Mamãe, é hora de conectar!:
EM CONSTRUÇÃO!
A galerinha do Glauber, antenada nas novidades, resolveu fazer uma homenagem virtual para o dia das mães!
É puro amor na rede! Corações megabites apaixonados por estas mulheres maravihosas!
Um show de emoções!

Pra começar, o jogral organizado pela professora Edilza da Sala de Leitura e os alunos da Educação Infantil ao 5º ano.

A turma EI-30 revelou um grande dançarino ao som de Claudinho e Buchecha!

Os baixinhos da EI-31 piraram a cabeça e o coração na batida de Claudia Leite!

Lindo coral da EI-32: vozes que acalantam!

Mamãe, ouça bem! EI-40 e EI-41: PARABÉNS!

Existe um jardim mais florido do que o das turmas EI-10 e EI-11?


Até o tio Daniel, agente educador, foi seduzido pela magia que ficou no ar!
Depoimento cheio de emoção!
OBS.: Estamos tentando solucionar o problema da direção! Tanto amor virou tudo de pernas pro ar!

DAQUI A POUCO TEM MAIS!
AGUARDEM!

DIA DE MÃE - AÇÃO DE HOMENAGEM PARA O DIA DAS MÃES NO CMS MORRO UNIÃO

 http://otics-iraja.blogspot.com/
Parabéns pelo trabalho desenvolvido na comunidade!!!
AÇÃO DE HOMENAGEM PARA O DIA DAS MÃES NO CMS MORRO UNIÃO: Hoje o CMS Morro União realizou mais uma ação social para unidade, a Comemoração do Dia das Mães. A ação contou com um café da manhã e um bolo no final. As mães tiveram direito também a uma oficina de maquiagem, marcação de preventino e de outros exames, medição da pressão arterial dentre outros. As ações realizadas no CMS Morro União vem de longa data; os feitos na Comunidade aproximam o usuário da unidade de saúde, tornando o vínculo maior com o CMS, logo gerando mais confiança e aumentando a procura. Parabéns a gerência e toda a equipe do Morro União, sempre se envolvendo e inovando.



















Saiba como evitar a perda do cálcio no organismo

 http://www.blog.saude.gov.br/
Saiba como evitar a perda do cálcio no organismo:

Foto: Corbis Images
Tão importante como ingerir cálcio, por meio do leite e seus derivados, é evitar a sua perda. Afinal de contas, ele é um dos macro-minerais essenciais, o principal constituinte dos ossos. Sua carência pode levar a espasmos musculares e nervosos, raquitismo, osteoporose, entre outros distúrbios. Portanto, é importante ficar atento aos maiores responsáveis pela perda de cálcio através da urina, fezes e suor: o sal, a cafeína, o tabaco, as bebidas alcoólicas e a falta de exercício físico.
O cálcio dos ossos tende a dissolver-se na corrente sanguínea, depois passa pelos rins e é excretado através da urina. O sal (cloreto de sódio) que as pessoas colocam nos alimentos aumenta significativamente a perda de cálcio na urina. De acordo com a nutricionista do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), Alessandra Pereira, ter a quantidade de sal diária reduzida a uma ou duas gramas pode ser uma boa alternativa para reter o cálcio no organismo.
As bebidas alcoólicas em excesso enfraquecem o tecido ósseo porque reduzem a capacidade do corpo para produzir novo tecido para repor as perdas deste. O excesso de cafeína provoca a libertação de cálcio nos músculos, aumentando a contração muscular e a acumulação de cálcio, inibindo a sua recaptação para o sangue. “Dessa forma, não é difícil o desenvolvimento de lesões musculares”, completa Alessandra. O tabaco também favorece a perda de cálcio e expõe os fumantes a um maior risco de fratura óssea. “A nicotina compete com o organismo na absorção de cálcio, pois inibe a produção de osteoblasto, que é responsável pela síntese de componentes orgânicos na matriz óssea. Já o monóxido de carbono, principal substância do cigarro, é extremamente venenoso, pois ele reduz em até 15% a capacidade do sangue de transportar oxigênio”. Com a diminuição dos níveis de oxigênio no organismo, os ossos tornam-se mais frágeis e perdem a densidade.
E se evitar a perda de cálcio é um das metas da boa saúde, praticar exercício físico e se alimentar adequadamente são as dicas da nutricionista. “A atividade retém o cálcio e ajuda a fortalecer os ossos. Na hora de se alimentar, lembrar sempre de ingerir poucos alimentos processados, que costumam ser ricos em fósforo. Eles inibem a absorção do mineral. Nesta lista estão refrigerantes, carnes, molhos, conservas, pães e massas”, sugere.
Fonte: Elaine Dias / Into

DICA PARA O DIA DAS MÃES - Maria Rita canta Elis Regina no Dia das Mães


No domingo das mães, a cantora Maria Rita presenteia as famílias cariocas com um show gratuito no Aterro do Flamengo em homenagem à Elis Regina, mãe da artista. O repertório terá vinte e cinco canções emblemáticas na voz de Elis, entre elas Arrastão, Como nossos paise Madalena, interpretadas pela primeira vez por Rita. O evento conta com o apoio da Riotur.

Por toda a cidade, a Prefeitura apóia eventos de diversos perfis, capazes de agradar a todas as mães. Confira a programação, escolha a que melhor combinar com a sua e divirta-se!

Programação é vasta no final de semana:

Se sua mãe gosta de praia, aproveite o sábado e o domingo e leve-a para conferir o Billabong Rio PRO, a terceira etapa do mundial de surfe WCT – ASP World Championship Tour. Realizado pela segunda vez na cidade, o evento oferece a chance de ver ídolos do surfe mundial bem de perto, nas areias das praias da Barra da Tijuca, do Arpoador e do Canto do Recreio.

Se a ideia é poupar a mãe de ter trabalho na cozinha durante o seu dia, conte com as boas opções gastronômicas oferecidas no Dia das Mães. Os festivais Comida di Buteco e Brasil Sabor agitam restaurantes e botequins espalhados pela cidade com pratos saborosos e preços convidativos. Pelo quinto ano consecutivo, o Comida di Buteco desafia 31 bares a conquistar os cariocas com petiscos preparados especialmente para a competição, que confere ao vencedor o título de melhor botequim do Rio. Já a sétima edição do Brasil Sabor convida o público a degustar pratos italianos com um toque de brasilidade em 17 restaurantes até 3 de junho.

Além de boa gastronomia, o fim de semana promete boas doses de entretenimento em dois espaços culturais da prefeitura na Tijuca. No Centro de Referência da Música Carioca, o projeto “Rio Música” traz apresentações musicais e uma exposição com instalações interativas que contam a história da música desde as composições clássicas até a batida eletrônica da atualidade.

Com uma promoção especial para o Dia das Mães, o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro traz o espetáculo “Swingnificado”, que discute a construção de significados na dança contemporânea. De 11 a 13 de maio, os dez primeiros espectadores que levarem a sua mãe para assistir à peça ganham um ingresso gratuito.

I FÓRUM DE CIÊNCIA E SAÚDE

 http://cvasrio.blogspot.com/
I FÓRUM DE CIÊNCIA E SAÚDE:
clique na imagem para ampliá-la

FIQUE LIGADO : Um em cada seis cânceres é causado por infecções evitáveis ou tratáveis - Saúde - Notícia - VEJA.com

 FONTE: REVISTA VEJA
Um em cada seis cânceres é causado por infecções evitáveis ou tratáveis - Saúde - Notícia - VEJA.com

Diabetes atinge 21% dos brasileiros acima de 65 anos - Saúde - Notícia - VEJA.com

 FONTE: REVISTA VEJA
Diabetes atinge 21% dos brasileiros acima de 65 anos - Saúde - Notícia - VEJA.com

Assistência Social oferece 188 bolsas de estudo


O Banco Carioca de Bolsas de Estudo abriu inscrições para 188 bolsas integrais e parciais nos ensinos superior e de jovens e adultos (EJA). No nível superior, a Faculdade São Judas Tadeu está oferecendo três bolsas integrais e 20 parciais nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia. Para o EJA, o Colégio Santo Inácio oferece 145 bolsas da 3ª à 8ª série do ensino fundamental e 20 para a 1ª série do ensino médio, ambas integrais.

Essas bolsas totais são voltadas para pessoas com renda per capita de até um salário mínimo e meio, enquanto as parciais são para pessoas com renda per capita entre um salário e meio até três salários mínimos.

Ao fazer a inscrição, todos os participantes receberão as informações para a concessão de bolsas, inclusive, para saber se estão dentro do perfil da resolução nº 129, de 16/06/08. Os candidatos devem apresentar certidão de nascimento ou identidade dos filhos, CPF e identidade do responsável e comprovantes de escolaridade, residência e renda. Os inscritos passarão por uma avaliação técnica, realizada por assistentes sociais da SMAS, que é feita por meio de entrevistas e visitas domiciliares, caso necessário.

O Banco Carioca já ofereceu mais de 9 mil bolsas de estudo em instituições de ensino filantrópicos da cidade do Rio. As vagas são distribuídas em creches, universidades, escolas de ensinos Fundamental, Médio e Técnico, além de cursos de línguas estrangeiras e de informática.

Para informações sobre inscrições e a localização dos CRAS e CREAS, basta acessar o site da SMAS, www.rio.rj.gov.br/smas, ou ligar para 1746, na Central de Atendimento da Prefeitura do Rio.

PSE - 10 coisas que uma criança com Sindrome de Asperger gostaria que você soubesse!


O quadro negro e a lousa digital

 http://programajornaleeducacao.blogspot.com/
 Muito legal as colocações da Mary.

O quadro negro e a lousa digital:

(Por Mary Grace Andrioli - do Blog Eu Amo Educar)
Ao criarmos uma aula, a estratégia pedagógica deve sempre se sobrepor à tecnologia pura.
Mas é fato que a lousa digital nos oferece facilidades para ressignificarmos a forma como trabalhamos nossos conteúdos.
Sabemos que muitas escolas têm investido (bastante) nos últimos anos em lousas digitais, como mais uma tentativa de “modernizar” seus processos de ensino.
Por diversos motivos, as lousas são mais atrativas para os professores do que netbooks, tablets e laboratórios de informática. Saliento dois deles, principais:
1) O equipamento oferece maior controle e domínio de aplicação por parte do professor, se comparado a outros recursos tecnológicos;
2) O nome e a posição na sala determinam sua semelhança com o quadro negro, secularmente íntimo do professor.
O segundo é um ponto-chave para mim. Vejo-o com certo receio, pois a familiaridade com o antigo quadro negro por vezes sugere a reprodução (agora multimídia, com a projeção de slides e vídeos) de antiquados métodos de ensino.
Como já fiz em artigos anteriores, proponho aqui uma reflexão sobre a tecnologia, seus usos e fins: seria o quadro negro em si um objeto obsoleto? Creio que não; o que pode, sim, ser ultrapassado e limitante é a forma como o empregamos. E como hábitos e heranças são mais difíceis de serem alterados do que uma nova tecnologia ser incorporada, a “versão digital” da antiga lousa com giz padece dos mesmos riscos.
Sendo assim, quais seriam, afinal, os diferenciais do uso da lousa digital? De imediato, cabe mencionarmos o óbvio: ela é mais atrativa visualmente e facilita, naturalmente, o acesso a recursos multimídia. Isto já é, por si só, um grande diferencial do quadro negro, que depende do “talento” do professor em sintetizar (e até mesmo ilustrar) a matéria de suas aulas.
Mas há mais, muito mais, que elas podem fazer pelo processo de ensino-aprendizagem. Acredito que a lousa digital nos ofereça facilidades para ressignificarmos a forma como trabalhamos nossos conteúdos em aula. Há várias possibilidades diferenciadas para conseguirmos o engajamento dos alunos nas atividades propostas, por exemplo:
1) Registro da aula e de todo o raciocínio da explicação em um formato que pode ser disponibilizado imediatamente para eles, poupando-lhes o tempo de copiar informações durante a aula;
2) Uso de recursos interativos muito mais ricos visualmente; uso de imagens, animações e simulações;
3) Maior interação entre a própria turma. É possível desenvolver atividades em grupos – cada um realizando uma parte da tarefa ou todos juntos equacionando desafios comuns;
4) Maior socialização de produções. Elaboração de formas diferentes de resolução de desafios, por parte dos alunos, quando este espaço é oferecido em aula.
Como sempre, a estratégia pedagógica deve se sobrepor à tecnologia e pautar o processo de criação das aulas, da organização dos alunos em sala (de modo que todos tenham acesso e mobilidade para a realização das atividades propostas) até a seleção e a apresentação do conhecimento construído.
Embora a lousa seja tradicionalmente conhecida como um recurso de apoio ao professor, ela poderá fazer toda a diferença se o profissional que a conduzir não centrar-se apenas nos seus próprios conhecimentos, mas promover a interação e possibilitar a participação ativa dos alunos.
Fonte: Instituto Paramitas 03/05/2012

Dicas para que seus filhos se tornem bons leitores

 http://programajornaleeducacao.blogspot.com/
Dicas para que seus filhos se tornem bons leitores:
1 Leia em voz alta com eles. Explore com eles os livros e outros materiais de leitura – revistas, jornais, folhetos, almanaques, manuais de instruções, cartazes, placas… Todo material impresso pode ser útil e ocasionar um momento de troca centrada na leitura.
2 Ofereça a eles um ambiente rico em termos de letramento: faça atividade com leitura, mesmo com bebês e crianças bem pequenas, e continue fazendo com as crianças e jovens que já estão na escola.
3 Converse com eles e escute-os quando falam. Isso ajuda MUITO no desenvolvimento da linguagem oral.
Peça para eles recontarem histórias ou informações que você leu em voz alta para eles. Cuidado para que isso não acabe virando aula! Não é esse o espírito da proposta; precisa ser algo agradável e descontraído.
Incentive-os a desenhar e fazer de conta que escrevem histórias que ouviram. Peça, depois, que “leiam” em voz alta. Parece absurdo? Pois não é! Afinal, eles passam o tempo fazendo de conta que cozinham, que dirigem carros, que lutam com inimigos perigosos, que são médicos e professores… Não se esqueça: a ideia é brincar de ler.
Dê o exemplo: faça com que eles vejam você lendo e escrevendo. E, por favor, não faça a bobagem de dizer que eles devem aprender a ser diferentes de você, que não gosta de ler! O que conta não é o que você discursa sobre leitura, escrita, estudo: é o que você oferece como exemplo.
7 Vá à biblioteca regularmente com seus filhos. Se for uma biblioteca de empréstimo, é bom cada um ter sua própria ficha de inscrição.
Crie uma biblioteca em casa e uma biblioteca pessoal para a criança, onde ela se acostume a guardar os livros e a buscá-los. Na hora de comprar presentes para seu filho, lembre-se dos livros! De quebra, ele ganha competência para lidar com o mundo e abertura da imaginação.
Não deixe de fazer um pouco de mistério, para aguçar a curiosidade. Por exemplo: você tem livros na mão e diz à criança que ela pode escolher entre dois livros. Ela certamente vai dizer que são três, e não dois. Você faz de conta que se enganou, e põe um deles de lado. Adivinha qual deles ela vai querer… Use sua imaginação. Tudo isso é jogo, mas o resultado é que seu filho ganha sempre – e para toda a vida.
10 Leve seus filhos sempre que houver Hora do Conto, teatro infantil e atividades similares na comunidade.
Fonte: Programa Ler é Preciso – EcoFuturo e Blog O Diário na Escola

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 12 a 18 de maio

 http://elosdasaude.wordpress.com/
Esta é a agenda programada pela Equipe do Elos da Saúde, que você pode aproveitar pois tem muita coisa interessante a ser discutida com os alunos, professores e suas famílias.
AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 12 a 18 de maio:
DIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA
Domingo, 13 de maio, é Dia da Abolição da Escravatura. A data será comemorada com sessão dupla do espetáculo Quiprocó, do Grupo Moitará: às 10h30, no Museu da República, no Catete, e às 16h no Parque as Ruínas, em Santa Teresa. A peça é uma farsa com personagens baseados em tipos populares que estabelecem um paralelo com os arquétipos da Commedia Dell’Arte, gênero de teatro italiano que remonta ao século 16. A programação é gratuita.
Conheça o espetáculo Quiprocó:
O DESAFIO DA INTERSETORIALIDADE
Nesta segunda-feira, 14 de maio, será apresentada na Ensp/Fiocruz a dissertação de mestrado em Saúde Pública O desafio da intersetorialidade: a experiência do Programa Saúde na Escola (PSE) em Manguinhos, no município do Rio de Janeiro. A defesa acontece às 10h, na sala 927.
CURSOS NA ENSP
Estão abertas até quarta-feira, 16 de maio, as inscrições para o Curso Internacional de Curta Duração Pesquisa Qualitativa e Produção do Conhecimento em Saúde na Pesquisa Clínica, oferecido pelo Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (Ipec/Fiocruz). E os programas de Saúde Pública e de Epidemiologia em Saúde Pública estão com as inscrições abertas para cursos de inverno até sexta-feira, 18 de maio. São dez disciplinas, com carga horária de 15 a 60 horas, e atividades práticas. Os cursos são destinados a pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação. Mais informações: secaexterno@ensp.fiocruz.br.
CURSOS NO ICICT
O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) está com inscrições abertas para os cursos Introdução à Educação Não-Formal em Ambientes VirtuaisAnálise Espacial e Geoprocessamento em Saúde, até 13 e 17 de maio, respectivamente. O primeiro tem o objetivo de explorar o potencial das tecnologias da informação e comunicação no processo de colaboração e aprendizagem em atividades de formação permanente. O segundo tem como principais objetivos introduzir conceitos básicos da análise espacial de eventos relacionados à saúde; apresentar conceitos de geoprocessamento e cartografia para o desenvolvimento de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e contribuições da geografia e epidemiologia para a compreensão de eventos de saúde na dimensão espacial; capacitar o aluno a utilizar o geoprocessamento como ferramenta de organização e análise espacial de dados e apresentar metodologias de análise espacial, como a estatística espacial, a análise ambiental e o planejamento em saúde. Mais informações: www.sigals.fiocruz.br