segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Prefeitura inaugura em Tomás Coelho a 25ª Clínica da Família da cidade

É amanhã e na área da CAP3.3, das amigas de 5ª CRE. 

Da Redação
O prefeito Eduardo Paes vai inaugurar nesta terça-feira (11) a Clínica da Família Herbert de Souza, a 25ª da cidade, em Tomás Coelho, numa das áreas mais pobres da Zona Norte. A Clínica da Família vai homenagear o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, morto em 1997 e um dos maiores representantes do movimento de combate à fome e à miséria no País.
A clínica dará atendimento personalizado e acompanhamento médico e odontológico a 20 mil pessoas, que terão acesso a visitas domiciliares, vacinação, pré-natal, exames de raios-x, exames laboratoriais, ultrassonografia, curativos, planejamento familiar, tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos, hipertensos e outras doenças. Com a implantação das Clínicas da Família, o índice de cobertura do Saúde da Família passou de 3,5% da população no início de 2009 para quase 20% atualmente.

Secretaria de Saúde inscreve para estágio não obrigatório até 20 de janeiro



10/01/2011

Universitários matriculados em instituições de ensino conveniadas com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil poderão se inscrever para estágio não obrigatório nesse órgão. As incrições estão abertas a estudantes de Educação Física, Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Odontologia, Biblioteconomia, Farmácia, Fisioterapia e Serviço Social, que no primeiro semestre deste ano estejam cursando, no mínimo o segundo e no máximo o décimo período (de acordo com cada curso).

Conforme edital da Secretaria Municipal de Administração, publicado na última sexta-feira, dia 7, no Diário Oficial do Município, os interessados deverão inscrever-se das 10h desta segunda-feira, dia 10, às 23h59 do dia 20 de janeiro, através do site http://concursos.rio.rj.gov.br. O valor da taxa de inscrição é R$ 30.

SMTE oferece 3,8 mil vagas de emprego



Há vagas para candidatos com ensino fundamental, médio e superior, completo e incompleto

10/01/2011

Foto: Banco de Imagem/Prefeitura do RioA Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego oferece aos interessados 3.872 vagas de emprego. As oportunidades estão disponíveis nos Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda da Prefeitura. Há vagas para candidatos com ensino fundamental, médio e superior, completo e incompleto.

Requisitos e Vagas:

Ensino fundamental incompleto: há vagas para açougueiro (13), ajudante de carga e descarga de mercadorias (95), ajudante de cozinha (70), ajudante de obras (20), atendente de balcão (26), atendente de lanchonete (244), auxiliar de estoque (29), auxiliar de limpeza (304), copeiro (20), costureiro de confecção em série (52), cozinheiro (23), empacotador (14), estoquista (96), estucador (10), fiscal de loja (14), frentista (60), ladrilheiro (27), manobrista (157), montador de móveis de madeira (10), motoboy (14), motorista de caminhão (75), motorista de ônibus urbano (65), operador de caixa (102), operador de supermercados (35), orientador de tráfego para estacionamento (266), padeiro (8), pedreiro (129), pintor de obras (15), repositor de mercadorias (174), serralheiro (5) e servente de obras (30).

Para deficientes (auditiva parcial, física leve, visual parcial) estão disponíveis as vagas de auxiliar de limpeza (5), atendente de lanchonete (10), cobrador de transportes coletivos (25).

Ensino fundamental completo: estão disponíveis as vagas de arrumadeira de hotel (18), auxiliar de depósito (88), auxiliar de manutenção predial (16), auxiliar de segurança (31), bombeiro hidráulico (5), carpinteiro de formas (11), garçom (11), mecânico de refrigeração (19), operador de empilhadeira (6), porteiro (18), promotor de vendas (26) e vendedor interno (16).

Ensino médio incompleto: são oferecidas as vagas de atendente de informações (150), bilheteiro de cinema (24), consultor de vendas (34), operador de telemarketing receptivo (115), recepcionista atendente (20) e técnico em contabilidade (21).

Ensino médio completo: as vagas estão destinadas para assistente de administração (24), auxiliar de contabilidade (24), auxiliar de pessoal (8), caixa no comércio (92), fiscal de caixa (19), instalador de instalador de equipamentos de comunicação (56), operador de telemarketing (709) e vigilante (64).

Ensino superior incompleto: as vagas oferecidas são de assistente de serviço de contabilidade (3).

Ensino superior completo: são oferecidas as vagas de gerente de restaurante (2).

Os candidatos poderão fazer o cadastro pelo portal http://sigaeweb.mte.gov.br/trabalhador ou em horário comercial nos seguintes postos: Tijuca, Rua Camaragibe, 25; Jacarepaguá, Estrada do Guerenguê, 1630 – 2º andar; Méier, Rua Vinte e Quatro de Maio, 931 e Campo Grande, Rua Barcelos Domingos, 162. Para cadastrar-se são necessários os seguintes documentos: carteira de trabalho, Identidade, CPF, comprovante de residência, foto 3x4 e declaração de escolaridade.

Twitter da SMTE: www.twitter.com/queroemprego

Pelo direito de saber ler e escrever

Garantir o acesso à escola e o fim da evasão é a chave contra o analfabetismo. Conheça as melhores soluções das cidades que estão vencendo essa batalha


Nova-Escola

10/01/2011 13:44

Texto
Ana Rita Martins

Foto: Divulgação
Foto: Iniciativas inovadoras na Educação de Jovens e Adultos contribuem para a redução do número de analfabetos no Brasil

Iniciativas inovadoras na Educação de Jovens e Adultos contribuem para a redução do número de analfabetos no Brasil

No Brasil, existem 14,2 milhões de pessoas que não são capazes de ler o rótulo de um produto no supermercado, identificar o destino num letreiro de ônibus ou assinar o próprio nome. Essa triste estatística mostra que, em pleno século 21, ainda não conseguimos erradicar o analfabetismo. Se os números mostram o quanto temos a evoluir, a boa notícia é que as soluções eficazes estão bem aqui, no nosso país. Dentre os 5.564 municípios brasileiros, um pequeno grupo se destaca. Uma parte ostenta índices de países desenvolvidos. A outra, reduções expressivas no total de iletrados.

O primeiro time reúne os municípios livres do analfabetismo, título concedido pelo Ministério da Educação (MEC) em 2007 àqueles em que a quantidade de habitantes sem instrução não ultrapassava 4%. Apenas 64 localidades compõem esse panteão, todas nas regiões Sul e Sudeste. Em grande medida, os índices de dar inveja têm uma explicação histórica - a luta dos imigrantes em não deixar ninguém sem escola. "O maior exemplo são as cidades de colonização alemã em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, onde já nas décadas de 1920 e 30 quase não havia analfabetos", escreve o pesquisador Lúcio Kreutz no livro Os Alemães no Sul do Brasil. Em cidades como as catarinenses Blumenau, Jaraguá do Sul e Pomerode, o foco atual recai na Educação Básica para manter os índices baixos, evitando a produção de novos analfabetos.

O segundo conjunto contempla os chamados municípios alfabetizadores, denominação do MEC para aqueles que reduziram pela metade o índice de iletrados entre 2000 e 2007. Centrando esforços na Educação de Jovens e Adultos (EJA), os dois grupos de cidades oferecem alternativas para vencer o problema. NOVA ESCOLA visitou 11 delas, registrou as melhores práticas e as reuniu numa lista de sete ações que podem inspirar a transformação em outras localidades

Movimento lança guia sobre internet segura

Movimento lança guia sobre internet segura: "O Movimento Criança Mais Segura na Internet lançou o guia A Internet Segura do Menino Maluquinho, com dicas para os pais e para as crianças."

Expandindo os Limites do Aleitamento Materno

Expandindo os Limites do Aleitamento Materno: "
por Simone de Carvalho,
pedagoga, pesquisadora e mãe ainda em tempo integral

Sobre os inúmeros e extraordinários benefícios do aleitamento que todos sabemos, o leite humano é realmente um alimento divino que perpassa os benefícios à vida do bebê e da mãe. Sendo direito de todos os bebês que chegam ao mundo, pois a mama da mãe é preparada pela natureza para a produção do leite, muitos bebês são privados do aleitamento exclusivo por fatores adversos, e o que eu gostaria de mencionar aqui é o fator “falta de tempo” de algumas mães.

Aleitamento materno

Incluem-se a este fator o estresse, a jornada de trabalho extensa e a privação do direito de “ser mãe”, direito este que exige um tempo prolongado de cuidado ao bebê, de atenção, de dedicação total.

Atualmente somos como que totalmente envolvidas pelo fator “tempo”, mas no que diz respeito às conquistas materialistas. O que me preocupa e me faz refletir muito é o fato de não se considerar o tempo de aleitamento como algo de extrema, urgente e total importância. Como não podemos de fato pensar sobre o que são dois anos ou mais de atenção total ao processo do aleitamento comparado a uma vida inteira de benefícios, tanto cognitivos como emocionais, e, principalmente, a uma saúde perfeita dos nossos bebês?

Hoje assistimos quase que diariamente a centenas e centenas de bebês sofrendo de doenças respiratórias ou infinitas viroses em decorrência de um organismo debilitado no fator imunidade. Que preço alto é este que a sociedade como um todo está pagando por privarem seus bebês do “tempo deles”?

O pensamento ou a visão acerca do aleitamento necessita de uma urgente reformulação. Há necessidade de retornar ao ponto de partida, ou seja, à idéia milenar das culturas sobre o aleitamento exclusivo. Precisamos reformular todo o conceito construído até hoje, repensar a introdução de fórmulas, mamadeiras e chupetas e todos estes “avanços” que significam a evolução da “mulher moderna”.

Esta evolução está indo de encontro também à não evolução humana, no que diz respeito às futuras gerações que estão surgindo e às consequências negativas da chamada “modernidade”, pois existem valores que são imutáveis, e a amamentação é um desses valores.

Aleitamento materno

Retomar o conceito primário do aleitamento exclusivo, principalmente no que se refere aos benefícios a meio, curto e longo prazo, é a garantia de uma sociedade alicerçada sobre os valores humanos mais sublimes e igualitários. O esforço do todo: a sociedade que emprega, mas também respeita o direito de ser mãe, e a família, que se responsabiliza por seus bebês nutrindo-os e cuidando de todas as suas necessidades, é o ideal de vida que precisamos urgentemente reformular para que possamos garantir uma sociedade sadia e feliz para a nova geração que virá.

O Brasil é um dos países com maior taxa de aleitamento no mundo, mas ainda há muito que ser feito para que possamos ter uma nação 100% comprometida com os seus bebês.



CONFIRMAÇÃO DA MATRÍCULA NAS UNIDADES ESCOLARES











DIAS 13 a 16 de janeiro de 2011









Confirmação da matrícula nas Unidades Escolares, dos candidatos 
de Pré ao 2º ano, alocados no período da pré – matrícula, de acordo 
com o cronograma divulgado na carta de encaminhamento.









DIAS 10 a 14 de janeiro de 2011









Confirmação da matrícula nas Unidades Escolares, dos candidatos
de 3º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos, alocados no período
da pré – matrícula, de acordo com o cronograma divulgado na carta 
de encaminhamento.


Art. 10 No ato da confirmação da matrícula os alunos alocados deverão apresentar, 
obrigatoriamente, os seguintes documentos:









I - certidão de nascimento ou de casamento;









II - declaração de escolaridade da última Unidade em que estudou, constando 
o ano ao qual o aluno está habilitado;









III - laudo comprobatório da deficiência declarada (se for o caso).









IV- documento que comprove as declarações feitas na Pré –matrícula.









Art. 11 Os alunos alocados, por meio da pré-matrícula e do 2º momento 
via WEB, que desejarem transferências internas, poderão solicitar, a partir 
do dia 1º de março de 2011, na escola pretendida.









Art. 12 Em 2011 serão efetuadas quaisquer modalidades de matrícula até 30/9/2011. 
Após esta data, apenas matrículas por transferências, em caso de mudança de 
domicílio ou oriundos de outros Municípios e/ou Estados, salvo candidatos a 
Educação de Jovens e Adultos.









Art. 13 Cabe ao Diretor da Unidade Escolar providenciar a inclusão dos novos 
alunos no Sistema de Controle Acadêmico até o dia 31 de janeiro de 2011.









Art. 14 Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenadoria de Planejamento 
da Subsecretaria de Gestão da Secretaria Municipal de Educação.









Art. 18 Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.









Rio de Janeiro, 22 de outubro de 2010














=



MATRÍCULA 2011 - EDUCAÇÃO INFANTIL E CRECHE

DIAS 10 a 14 de janeiro de 2011 – NAS CRECHES PÚBLICAS MUNICIPAIS,UNIDADES ESCOLARES E ESPAÇOS DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL - EDI








Inscrição dos candidatos para as classes de Educação Infantil, modalidade creche, inclusive crianças com deficiência, de acordo com os critérios estabelecidos pela Portaria/E/SUBE/CED nº 06, de 22 de outubro de 2010, obedecendo ao seguinte cronograma, de acordo com a letra inicial do nome:








· A / F – 10/01/2011








· G / L – 11/01/2011








· M – 12/01/2011








· N / Z – 13/01/2011








· Faltosos – 14/01/2011








DIAS 24 e 25 de janeiro de 2011 – NAS COORDENADORIAS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO








Sorteio público dos candidatos às classes de Educação Infantil, modalidade creche.

ATENÇÃO - MATRÍCULA 2011

ACONTECE NESTA NESTA SEMANA  - DIAS 10 a 14 de janeiro de 2011


Confirmação da matrícula nas Unidades Escolares, dos candidatos de 3º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos, alocados no período da pré – matrícula, de acordo com o cronograma divulgado na carta de encaminhamento.
Verifiquem a documentação apresentada.
  1. Criança sem certidão encaminhar ao CRAS de referência da área.
  2. Criança ou adolescente com caderneta de vacinação incompleta, encaminhar a Unidade de Saúde de referência.