sexta-feira, 5 de outubro de 2012

FIQUE SABENDO - Intolerância à lactose pode surgir em qualquer idade. Saiba como identificar o problema

 http://www.blog.saude.gov.br/
Intolerância à lactose pode surgir em qualquer idade. Saiba como identificar o problema:

Foto: Frederic Cirou/PhotoAlto/Corbis
Dores e inchaços abdominais, gases e diarreia são alguns sintomas da intolerância à lactose, deficiência do organismo na produção da lactase, enzima capaz de quebrar e digerir a lactose, dissacarídeo mais conhecido como açúcar do leite, formado por dois carboidratos: a glicose e a galactose.
Durante a amamentação, a atividade da lactase no intestino é alta, mas declina naturalmente após o desmame. “Quando ocorre a falta desta enzima, a lactose, que é uma boa fonte de energia para os micro-organismos do cólon, é fermentada com ácido láctico, metano e gás hidrogênio. O gás produzido cria uma sensação de desconforto por distensão intestinal e flatulên­cia. O ácido láctico produzido pelos microorganismos puxa água para o intestino, assim como a lactose não digerida, resultando em diarreia. Pessoas com estes distúrbios são consideradas intolerantes à lactose”, explica a nutricionista Kimielle Cristina Silva Consultora Técnica da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/DAB/SAS/MS).
Segundo a nutricionista, há três tipos de intolerância a lactose: a congênita é a mais rara, onde o bebê já nasce com deficiência na lactase, tendo diarreia quando amamentado ou ao ingerir alimentos a base de lactose. A primária ou genética, sendo a ausência parcial ou total da lactase, é desenvolvida na infância e em diferentes idades. É a forma mais comum de má absorção de lactose e de intolerância. Há ainda a secundária ou adquirida, resultado de lesões no intestino delgado ou de alguma doença, como desnutrição, quimioterapia e cólica ulcerativa. Também pode se apresentar em qualquer idade, mas é mais comum na infância.
Ao contrário do que muita gente pensa, a intolerância a lactose não é alergia ao leite. “Como o próprio nome diz, é uma intolerância. As alergias à proteína de leite de vaca são dependentes de mecanismos imunológicos. As reações são imediatas e os sintomas ocorrem em até duas horas após a exposição. As manifestações mais comuns são as reações cutâneas, gastrointestinais, respiratórias e sistêmicas, que em alguns casos podem levar a choque anafilático”, esclarece Kimielle. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece exames para a detecção da alergia.
Já a intolerância à lactose possui outros sintomas, de acordo com grau, forma e quantidade de substância ingerida. “A quantidade de lactose causa sintomas variantes de indivíduo para indivíduo, dependendo da dose de lactose in­gerida, o grau de deficiência de lactase e a forma de alimento consumido. Os sintomas mais comuns são: flatulência, diarreia, ou às vezes constipação intestinal, distensão abdominal, náuseas e sintomas de má digestão”. A intolerância é diagnosticada por meio de acompanhamento médico, como pediatras e gastroenterologista, disponíveis na rede do SUS.
Convivendo com a lactose – Felizmente, a intolerância a lactose é fácil de ser contornada. Apesar de não existir métodos de aumentar a produção de lactase pelo organismo, uma dieta pode controlar o problema. Segundo Kimielle, muitos jovens e adultos não precisam abrir mão completamente do consumo de alimentos com lactose. “As pessoas diferem nas quantidades de lactose que podem ingerir. Alguns podem tomar um copo de leite sem problemas, mas não podem tomar dois. Outros podem consumir queijos curados, mas não podem consumir queijos frescos. O controle da dieta para as pessoas intolerantes depende de se experimentar os limites que cada um suporta. ”, recomenda.
Um dos maiores problemas para quem tem intolerância, justamente por não evitarem o consumo leite e seus derivados, é ter o consumo de cálcio comprometido. “É um dos minerais mais importantes, pois ele é o responsável pela constituição dos ossos e dentes, além de ser fundamental para a manutenção de várias funções do or­ganismo, como a contração muscular, coagulação do sangue, transmissão de impulsos nervosos e secreção de hormônios”, lembra Kimielle. Portanto, a nutricionista recomenda outros alimentos que podem ser fontes de cálcio, como legumes e verduras (vegetais de folhas verdes, couve, alface, abobrinha, repolho, brócolis, aipo, mostarda, erva-doce), feijão, ervilhas, salmão, tofu, laranja, amêndoa, sementes de gergelim, melaço e cereais enriquecidos com cálcio.
Fonte: Fabiana Conte/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde

SAÚDE PRESENTE NA E. M. DEP. PEDRO FERNANDES

 A CMS FAZENDA BOTAFOGO esteve na Escola Municipal Deputado Pedro Fernandes, no dia 3 de outubro realizando atividades de SAÚDE BUCAL.
Atividades realizadas:
  1. Escovação dental supervisionada 
  2. levantamento epidemiológico.

Profissionais: ASB Fernanda Pereira e CD Lívia Oliveira.

PSE - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA

SAÚDE PRESENTE NA C . M. SABIDINHOS


No dia 29 de setembro a equipe de Saúde Escolar da Clínica da Família MARCOS VALADÃO esteve na  Creche Municipal  SABIDINHOS.  Foi apresentado um teatro de fantoches,  falando sobre higiene, cuidados com a alimentação, a escovação dentária e avaliação epidemiológica dos alunos.
Todos ficaram encatados com o teatro e participaram bastante.




PSE - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA

RAP DA SAÚDE ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

fonte:  http://elosdasaude.wordpress.com/rap-da-saude/

RAP DA SAÚDE

RAP da Saúde: Protagonismo juvenil e promoção da saúde

Fazer a diferença em sua comunidade, contribuindo para a promoção da saúde e da cidadania no seu território. Participar de fóruns políticos, defendendo os interesses dos jovens que vão construir uma cidade, um país, um planeta mais justo e sustentável. Produzir textos, fotos, vídeos e compartilhar suas ideias na internet, contribuindo para que informações relevantes cheguem a um número cada vez maior de jovens como você.
Essa é a proposta do RAP da Saúde – a Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde, que desde 2009 vem investindo no desenvolvimento de competências de adolescentes e jovens de comunidades cariocas. Até hoje, mais de 200 meninos e meninas já participaram da iniciativa, em oito polos: Maré, Rocinha, Alemão e Penha, Tijuca, Jacarezinho, Sulacap, Campo Grande e Irajá.
Nosso trabalho tem como princípio a valorização das diversidades relacionadas às questões de gênero, raça/cor/etnia, orientação sexual e juventudes com deficiências.  As atividades abordam temas como direitos das crianças e dos adolescentes com ou sem deficiências; protagonismo juvenil; questões de gênero, raça e etnia; prevenção das violências, DST/Aids, dengue, tuberculose e tabagismo; promoção da alimentação saudável, do aleitamento materno e da saúde bucal, dentre outros.
Nossa equipe é composta por adolescentes multiplicadores, que participam de processos políticos, culturais e educativos e disseminam informações sobre saúde em unidades de saúde, escolas, comunidades, e complexos esportivos; jovens dinamizadores, com experiência em promoção da saúde e participação política e social, que apoiam as ações dos adolescentes multiplicadores; e estagiários em promoção da saúde, que organizam encontros coletivos, oficinas e outras atividades, de forma a fortalecer o aprendizado dos adolescentes, estimular a troca de conhecimentos e mobilizar a comunidade para o envolvimento em ações sociais. Os estagiários em promoção da saúde também são responsáveis pela elaboração de relatórios periódicos e participam das reuniões de equipe. Desde julho de 2011, contamos com a participação de jovens surdos, que atuam e compartilham de todas as atividades com os demais jovens ouvintes.
O RAP da Saúde é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ), desenvolvida por meio de convênio com o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS).
Quer participar desta história?
O RAP da Saúde está com inscrições abertas para o ciclo 2012-2013!
Até 15 de outubro!
Se você tem entre 14 e 29 anos, mora em uma comunidade próxima a um dos oito polos do RAP, é comunicativo, tem interesse pela área da saúde e deseja contribuir para o desenvolvimento de sua comunidade e de toda a cidade, vá em frente!
Se você mora em outra área da cidade do Rio de Janeiro, onde ainda não há um polo do RAP da Saúde, não se preocupe! Você também pode se cadastrar para participar da Iniciativa Juvenil – que promoverá encontros bimestrais de jovens e adolescentes para a construção compartilhada de soluções sociais.
Lembre-se: Para se tornar um jovem promotor da saúde, você precisa estar disposto a participar das atividades de formação, pelo menos três vezes por semana – e eventualmente aos finais de semana. Você terá uma ajuda de custo e todo o apoio de nossa equipe multidisciplinar.

Inscrições entrem no Blog -  http://elosdasaude.wordpress.com/rap-da-saude/

PREVI-RIO PAGOU MAIS UM LOTE DE AUXÍLIOS ÓRTESE E PRÓTESE NESTA SEXTA-FEIRA (5)

 http://cvasrio.blogspot.com/
PREVI-RIO PAGOU MAIS UM LOTE DE AUXÍLIOS ÓRTESE E PRÓTESE NESTA SEXTA-FEIRA (5):
O Previ-Rio disponibilizou, nesta sexta-feira (5), nas contas dos servidores solicitantes, mais um lote de Auxílios Órtese e Prótese. O Benefício é destinado a auxiliar servidores municipais, segurados do Instituto, portadores de algum tipo de deficiência, que necessitem de meios especiais para amenizar problemas físicos temporários ou permanentes. O Auxílio Órtese e Prótese permite a aquisição de equipamentos, tais como aparelhos auditivos, cadeira de rodas, coletes e outros tipos de dispositivos específicos. No valor de até R$ 15 mil, o Auxílio é pago de uma vez só, a fim de permitir a compra imediata do equipamento necessitado.

As inscrições para o Auxílio Órtese e Prótese ficam abertas o ano inteiro, na página do Previ-Rio no endereço: http://www.rio.rj.gov.br/web/previrio. Após a inscrição, o servidor deve agendar uma data para a avaliação médica do seu pedido. Não há limite de renda para a concessão do benefício. 

PARTICIPE DA SEMANA DE ALIMENTAÇÃO CARIOCA 2012

Segue a programação da Semana Carioca d eAlimentação 2012.





https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/?ui=2&ik=8e3d23bdd9&view=att&th=13a3114201bbd918&attid=0.1&disp=inline&realattid=99f55406c8df99cc_0.1&safe=1&zw&saduie=AG9B_P9697NNOVRuMbfGeb71x-Na&sadet=1349455611856&sads=8w7AhhGfWPLcdEvkx1ZWw-5Ii1M&sadssc=1


 

Mês do consumo consciente

 http://www.mundosustentavel.com.br/
Mês do consumo consciente:

Por Leticia Verdi
Fonte: Carbono Brasil

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Consumo Consciente. A data foi instituída pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), no Brasil, para conscientizar a população sobre os problemas socioambientais que os padrões atuais de produção e consumo estão causando ao planeta Terra e aos próprios seres humanos.
Para nortear as ações do governo nessa área, o MMA lançou, em 23 de novembro de 2011, o Plano de Produção e Consumo Sustentável (PPCS), documento que articula as ações de governo, do setor produtivo e da sociedade por um Brasil com padrões mais sustentáveis de produção e consumo.
O PPCS tem seis objetivos: fomentar no país as compras sustentáveis; promover a educação para o consumo sustentável; trabalhar a agenda ambiental na administração pública de forma a transformar os prédios e a gestão pública para que se tornem mais sustentáveis; trabalhar o varejo sustentável; aumentar a reciclagem e fomentar novas cadeias produtivas e torná-las fonte de renda para os catadores nos grandes centros.

A origem de tudo
Em 2003, o Brasil aderiu ao Processo de Marrakesh e o MMA comprometeu-se a promover o consumo sustentável como uma das diretrizes da pasta. O documento solicita e estimula que cada país membro das Nações Unidas, subscritor do processo, desenvolva seu plano de ação para promover o alcance de padrões sustentáveis de consumo e produção, alinhados com as necessidades de desenvolvimento social e econômico, dentro, porém, dos limites da capacidade ambiental.
No âmbito internacional, a organização não governamental “Consumers International” (CI) promoveu uma mobilização mundial (“Global Consumer Action Day”) no dia 15 de outubro de 2008, com o objetivo mostrar a importância da educação para o consumo sustentável. O movimento contou com a adesão de mais de 40 instituições membros da CI e outros grupos de consumidores em 33 países.
“Para fazer escolhas mais conscientes o consumidor deve buscar informações sobre a origem e o destino de tudo o que consome”, explica a analista ambiental Fernanda Capdeville, lotada no Departamento de Produção e Consumo Sustentável (DPCS) do MMA. “Pare hoje para repensar seus hábitos de consumo e suas atitudes como cidadão-consumidor”.

Como ser um consumidor consciente
- Leve uma sacola de pano ou plástico reutilizável para o supermercado e evite as sacolinhas plásticas.
- Priorize serviços e produtos de empresas com responsabilidade socioambiental.
- Tente equilibrar a satisfação pessoal com o ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.
- Consuma alimentos produzidos localmente e dê prioridade aos sem agrotóxico.

Dicas para um consumo consciente da água
(Fonte: Instituto Akatu)
- Elimine os vazamentos – um buraco de 2 mm num cano de água desperdiça até 3.2 mil litros por dia, 96 mil por mês – o que representa a água potável para quatro pessoas por 33 anos.
- Não deixe torneiras pingando: uma gota por segundo desperdiça em média 46 litros de água. Em um ano, são 16,5 mil litros.
- Economize água no banho: diminua o tempo ou feche a torneira enquanto estiver se ensaboando. Em 10 minutos, são gastos em média 160 litros de água.
- Escove os dentes com a torneira fechada. A cada dois minutos, são gastos 13 litros de água.
- Vasos sanitários com caixa d’água acoplada e descarga diferenciada gastam menos água.
- Instale torneiras com sensores automáticos (em prédios comerciais).
- Use vassoura para limpar a calçada e o quintal de casa.
- Use bacias ou a própria pia tampada para lavar a louça. Ao lavar a louça durante 15 minutos com a torneira aberta, gastam-se 240 litros de água.



Postado por Daniela Kussama



Instituto Helena Antipoff - Educação Especial

 http://nossomosacre06.blogspot.com/
Instituto Helena Antipoff - Educação Especial:

Responsável pela educação especial nas escolas da Prefeitura do Rio, o Instituto Helena Antipoff atua na perspectiva da educação inclusiva, acompanhando as diretrizes e metas propostas pela Política Nacional de Educação Especial. Dentro dessa ótica, a educação especial passa a integrar o projeto pedagógico da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Para efeito de conceituação, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental ou sensorial que pode ter restringida sua participação plena na escola e sociedade. Incluem-se nesse grupo alunos com autismo, síndrome do espectro de autismo e psicose infantil, além de crianças com altas habilidades/superdotação.

O IHA mantém equipes junto às Coordenadorias Regionais de Educação para acompanhar os alunos integrados nas turmas regulares e nas salas de recursos multifuncionais, classes hospitalares, classes especiais e escolas especiais.

Grupo de Pais
Nesse processo, a Secretaria de Educação conta com o fundamental apoio dos pais e responsáveis dos alunos com deficiência. Para isso, a SME e os representantes dos pais e responsáveis criaram um Grupo de Pais (Grupo de Trabalho de Pais Representantes da Educação Especial) em outubro de 2009. O GT é constituído por dois pais ou responsáveis representantes junto a cada uma das 10 Coordenadorias Regionais de Educação, sendo um titular e um suplente.  O Grupo tem como objetivo sugerir, discutir e propor ações sobre a Educação Especial na Rede Municipal , que atendam as reais necessidades dos alunos com deficiência. Para entrar em contato com um dos representantes do Grupo clique aqui.


Quem foi Helena Antipoff

Professora e psicóloga, desenvolveu um trabalho pioneiro com educação especial no Brasil. Nascida na Rússia, em 1892, veio para cá a convite do Governo de Minas Gerais, em 1929, para participar da reforma do ensino público mineiro. A reforma, inspirada no ideário da Escola Novista, previa a criação de um Instituto de Aperfeiçoamento de Professores, dedicado à formação de normalistas e com ênfase no ensino da Psicologia.

Helena Antipoff montou um laboratório de psicologia neste centro e iniciou o estudo e a pesquisa em psicologia da educação. Os estudos práticos do laboratório mineiro originaram importante programa de pesquisa sobre o desenvolvimento mental, ideais e interesses das crianças mineiras, produzindo testes de inteligência. A partir destas pesquisas, Helena introduziu, pela primeira vez, o termo "excepcional", ao invés de "retardado". O termo cunhado pela educadora queria eliminar o estigma. Na visão de Helena, seria possível levar ao aluno excepcional programas de educação compensatória, que o fizessem alcançar um aprendizado mais incisivo.

Endereço do instituto: Rua Mata Machado 15, no Maracanã.

Instituto Municipal de Medicina Física e Reabilitação Oscar Clark (IOC)

 http://nossomosacre06.blogspot.com/
Instituto Municipal de Medicina Física e Reabilitação Oscar Clark (IOC):

O Instituto Municipal de Medicina Física e Reabilitação Oscar Clark (IOC), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura do Rio, está completando 76 anos de fundação. A unidade, localizada na Rua General Canabarro 345, no Maracanã, é referência em medicina de reabilitação na Cidade, e oferece atendimento ambulatorial a pessoas portadoras de deficiência (permanente ou temporária), física ou sensorial. Os pacientes são atendidos por equipes multidisciplinares de várias especialidades, como fisiatras, fisioterapeutas, neurologistas, fonoaudiólogos e musicoterapeutas.

Fundada como obra social filantrópica por Oscar Castello Branco Clark, em maio de 1930, a unidade recebeu, inicialmente, o nome de Clínica Escolar Oscar Clark, permanecendo nessa condição até 1940. Em seguida, foi transformada em Posto Médico Pedagógico Oscar Clark, vinculada ao Departamento de Saúde Escolar da Secretaria Geral de Educação e Cultura da Prefeitura do Distrito Federal. Nesta época, a unidade contava com serviços de assistência à saúde dos estudantes nas áreas de pediatria, oftalmologia, otorrinolaringologia e enfermaria para acompanhamento de crianças operadas. Somente em 1962 a unidade foi transformada em Centro de Reabilitação do Deficiente Físico, recebendo o nome de Instituto Oscar Clark.

Atualmente, o instituto atende a pacientes encaminhados pelas redes pública e privada de saúde, com prioridade para os casos mais graves - amputados e ostomizados. Todas as ações visam promover, através de recursos terapêuticos, possibilidade de locomoção, comunicação, autonomia e independência, contribuindo para a inserção social das pessoas portadoras.

Os portadores de deficiência encontram no instituto programa de atenção ao ostomizado e amputado, reabilitação cardíaca, ortopedia funcional de maxilares - para crianças em fase de dentição mista, portadoras de maloclusão - reabilitação de lesões neurológicas (adulto e infantil), reumatológicas, ortopédicas, serviço de fisioterapia respiratória, ortopedia infantil, entre outros.

Outras informações podem ser obtidas através do telefone 2569-1419.

Diversos serviços de reabilitação oferecidos pela Prefeitura do Rio também são desenvolvidos no Centro Integrado de Assistência ao Deficiente Mestre Candeia (Ciad) no Centro. A unidade funciona como um centro multissetorial de atenção integral e integrada às pessoas portadoras de deficiência transitórias ou permanentes, com prioridade para a população carente. No local, são realizadas ações em parceria com as secretarias municipais de Educação, do Trabalho e Emprego, de Assistência Social e de Esporte e Lazer. O Ciad funciona na Avenida Presidente Vargas 1.997 – Centro. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 2242-7700.







AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 06 a 12 de outubro

 http://elosdasaude.wordpress.com/
AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 06 a 12 de outubro:
RAP DA SAÚDE: INSCRIÇÕES ABERTAS
Quer fazer a diferença em sua comunidade, contribuindo para a promoção da saúde e da cidadania no seu território? Participar de fóruns políticos, defendendo os interesses dos jovens que vão construir uma cidade, um país, um planeta mais justo e sustentável? Produzir textos, fotos, vídeos e compartilhar suas ideias na internet, contribuindo para que informações relevantes cheguem a um número cada vez maior de jovens como você? Aproveite! Se você tem entre 14 e 29 anos, mora em uma comunidade próxima a um dos oito polos do RAP da Saúde, é comunicativo, tem interesse pela área da saúde e deseja contribuir para o desenvolvimento de sua comunidade e de toda a cidade, vá em frente!  O RAP da Saúde está com inscrições abertas para o ciclo 2012-2014 até 15 de outubro. Se você mora em outra área da cidade do Rio de Janeiro, onde ainda não há um polo do RAP da Saúde, não se preocupe! Você também pode se cadastrar para participar da Iniciativa Juvenil – que promoverá encontros bimestrais de jovens e adolescentes para a construção compartilhada de soluções sociais. Saiba mais sobre o RAP da Saúde e acesse a ficha de inscrição.
PROMOÇÃO DA SAÚDE EM PADRE MIGUEL
A Clínica da Família Olímpia Esteves, em Padre Miguel, promove em outubro uma série de atividades de promoção da saúde para toda a família. Nesta segunda-feira, dia 8, às 9h, será realizada uma palestra sobre prevenção do câncer de mama, como parte da campanha Outubro Rosa, mobilização para o enfrentamento da doença que acontece em todo mundo. Na quinta-feira, 11 de outubro, a unidade de saúde comemora o Dia das Crianças, com brincadeiras, cinema, escovação com aplicação de flúor e distribuição de kits de higiene bucal. Ainda este mês, a Clínica da Família Olímpia Esteves promove palestra sobre a prevenção do câncer de colo de útero e mama, seguida de sessões de reflexologia, no dia 17. A unidade de saúde  fica na Rua Olímpia Esteves, s/ nº – Padre Miguel.
MOVIMENTOS SOCIAIS E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
A importância dos movimentos sociais na disseminação e apropriação do conhecimento pela sociedade está em debate esta semana, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), durante o seminário Diálogos entre a Academia e os Movimentos Sociais: uma reflexão sobre a agenda política dos movimentos de mulheres, LGBT e de direitos humanos. O evento acontece nesta segunda e terça-feira, dias 8 e 9 de outubro, a partir das 9h, no salão internacional da Ensp/Fiocruz, e aborda três temas principais: a igualdade de direitos constitucionais entre heterossexuais e homossexuais; a agenda de direitos humanos e a homofobia; e a violência de gênero e a luta por direitos protagonizada por transexuais. Participam do debate o deputado federal Jean Wyllys; a representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, Hildete Melo; a pesquisadora Roseli Rocha; o professor Marco José Duarte; o consultor em Gênero e Masculinidades, Marcos Nascimento; e a representante da Associação de Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro (Astra-Rio), Barbara Aires.  O seminário é atividade preparatória ao 11º Seminário Nacional Direito e Saúde, que acontece nos dias 23 e 24 de outubro, com o tema “Direitos Humanos, Saúde e Movimentos Sociais”.

SIGILO PROFISSIONAL E DOENÇAS INFECCIOSAS
Acontece nesta terça-feira, dia 9 de outubro, a última aula aberta do 6° módulo do Curso de Aperfeiçoamento Técnico em Doenças Infecciosas do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (Ipec/Fiocruz). Esta semana, Mauro Brandão Carneira ministra a palestra “A importância da ética no sigilo profissional nas doenças infecciosas”, de 9h ao meio-dia. À tarde, a partir de 13h30, será exibido o filme “As Positivas”, sobre a feminização da Aids.


E. M. GUILHERME TELL - Ler é um prazer !

 BACANA DEMAIS!!!
Ler é um prazer !:
No dia 04/10 realizamos a nossa Assembleia com o tema "Ler é um prazer!". As turmas ouviram atentamente a diretora Carmen que leu um texto informativo sobre os benefícios da leitura e houve a apresentação da biografia de três autores brasileiros (Ziraldo, Ana Maria Machado e Eva Furnari), que foram trabalhados pela professora regente de sala de leitura e nas salas de aula por seus professores regentes para a Mostra Literária .
Alunas do turno da manhã e da tarde apresentaram a coreografia "Um menino maluquinho" cantada por Milton Nascimento e Rita Lee.


 













INAUGURAÇÃO DA CLÍNICA DA FAMÍLIA DANTE ROMANÓ JÚNIOR

 http://otics-iraja.blogspot.com/
INAUGURAÇÃO DA CLÍNICA DA FAMÍLIA DANTE ROMANÓ JÚNIOR:
Inaugurada mais uma Clínica da Família no Rio de Janeiro, no bairro de Marechal Hermes, foi Inaugurada a Clínica da Família Dante Romanó Júnior. 

Contamos com a presença da excelentíssimo Hanns Dohmann 
Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil, Alexandre Modesto Coordenador da Área programática 3.3, demais autoridades, convidados e toda população.










CÂNCER DE COLO DO ÚTERO

 http://smsdc-cms-flaviocouto.blogspot.com/
CÂNCER DE COLO DO ÚTERO:
HPV É O MAIOR CULPADO

Se descoberto no ínicio, há grandes chances de cura. E a vacina contra o vírus relacionado à doença pode ser usada como medida preventiva.

O HPV, sigla em inglês para o papiloma vírus humano, é tido como o grande culpado pelos casos de câncer de colo do útero mundo afora. Mas a verdade é que esse vírus só causa danos graves em quem não faz preventivo com frequência.
Quando detectado no ínicio, quase todos os casos de câncer do colo do útero - também conhecido como câncer cervical - podem ser tratados. E, apesar de o HPV, vírus responsável por 90% dos casos desse tipo de câncer, contaminar hoje cerca de 25% das mulheres no Brasil, apenas 3% a 10% das infectadas com algum subtipo de HPV desenvolverão a doença.
Então, por mais triste que seja a realidade, muitas vezes a culpa pelo câncer do colo do útero



DICA DE Decoração Halloween com fitas

 http://www.artedefazerartesanato.com.br/
Decoração Halloween com fitas: Decoração Halloween com fitas.

Olhem que graça essa abóbora e fantasminha.



Viu que eles foram feitos com aquelas fitas chamadas gorgurão?

Ficou uma gracinha né?
Pode ser usado em várias coisas: convite de festa de Halloween, decoração, enfeite de roupinhas, tiaras.

É fácil e rápida de fazer também.