terça-feira, 23 de abril de 2013

Capacitação de Tuberculose para a Academia Carioca

 http://smsdc-cms-sylviofbrauner.blogspot.com/
Dia 19 de Abril de 2013 foi o dia escolhido para uma capacitação muito importante, a pedido da educadora física Patricia Santos, foi realizados com os alunos (as) da Academia Carioca uma capacitação de Tuberculose.
Esta capacitação tem como intuito agilizar a detecção de pessoas que possam estar contaminados com o bacilo causador da Tuberculose, e orienta-los o mais rápido possível, para buscarem em suas equipes da unidade de saúde atendimento, tendo em vista que muitos moradores da comunidade trabalham fora da mesma e em horários incompatíveis, embora a unidade de saúde permaneça aberta das 07:00 até às 18:00 hs, muitos moradores precisam sair de suas casas antes deste horário e só voltam para as suas casas muito após as 18:00.
O treinamento destas (es) alunas (os), tem como meta, a captação deste público, pois os mesmo são pais, avós, vizinhos e amigos destes trabalhadores que pelo exercício de suas funções não conseguem vir a unidade de saúde e ficam assim protelando os cuidados com a própria saúde.
A enfermeira Maria de Lourdes, foi a responsável pela capacitação, a mesma palestrou sobre as várias formas da doença, as suas formas de contágio, os seus agravantes, as formas de diagnosticar a doença, os exames que são necessários, a medicação utilizada e os cuidados para a cura da pessoa com Tuberculose.
durante a capacitação houve uma pausa para tirar dúvidas e esclarecimento dos mitos sobre a doença.
A capacitação contou ainda com a presença da Nutricionista Anne Marcelle integrante do Nasf (Núcleo de apoio a saúde da Família), que discursou sobre a hipertensão arterial, discorrendo sobre os seus malefício s para a saúde, os fatores de risco e as formas de tratar, ressaltando a importância da atividade física uma alimentação saudável e o acompanhamento médico periódico, foi mostrado pela nutricionista duas receitas, uma de sal temperado com ervas secas e outra de vinagre aromático.

Receitas
Sal de ervas secas
Ingredientes:
2 colheres de sopa de alecrim
2 colheres de sopa de manjericão
2 colheres de sopa de orégano
1 colher de sopa de tomilho
4 colheres de sal

modo de preparar:

Use as ervas desidratadas para o preparo, bata no liquidificador todos os ingredientes secos até formar uma mistura homogênea. A mistura pode ser usada em qualquer alimento.

Vinagre aromático
Vinagre branco ( o suficiente para encher os vidros)
Ervas variadas ( da dua preferência)
Um vidro ou garrafa para o vinagre
Etiquetas

modo de preparo:
coloque as ervas de sua preferencia no vidro (limpo), encha com vinagre branco, tampe e deixe por 10 dias antes de consumir, etiquete com os nomes das ervas.
Obs: não coloque muitas ervas, elas podem deixar o vinagre com um gosto muito forte.
Sugestões de ervas: alecrim, alho, cebola, cebolinha, hortelã, manjericão, orégano, salva e salvia