quarta-feira, 16 de maio de 2012

ANS publica conteúdo para Lei de Acesso à Informação

 http://www.blog.saude.gov.br/
ANS publica conteúdo para Lei de Acesso à Informação:

Foto: REB Images/Blend Images/Corbis
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou em seu portal nesta segunda-feira, 14/05/2012, informações institucionais segundo a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011). A norma determina que todos os órgãos públicos da administração direta dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo devem oferecer, na internet, informações que facilitem o relacionamento com o cidadão, como: horário de funcionamento, resultados de auditorias, remuneração de servidores e perguntas mais frequentes, entre outros. A norma entra oficialmente em vigor nesta quarta-feira, 16/05/2012.
A lei determina também que qualquer pessoa poderá pedir informações sobre um órgão público. Para isso, deverá apenas cumprir dois requisitos: identificar-se e especificar a informação requerida. Outro destaque é o prazo para atendimento das solicitações que, quando não puder ser imediato, deverá acontecer em até 20 dias, prorrogáveis por mais dez dias, com ciência ao requerente. Caso a solicitação seja negada, caberá recurso.
É importante destacar que os canais de acesso à informação no âmbito da Lei são próprios, não se confundindo com os demais canais hoje existentes. Assim, demandas usuais, como solicitação de cópias e vistas de processos às partes interessadas, continuarão sendo efetuadas por meio do Protocolo, bem como pedidos de agendamento de reunião e informações sobre andamento de processos, por meio do Portal da ANS ou do Disque ANS (0800 701 9656).
Demandas no âmbito da Lei de Acesso à Informação serão concentradas no Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), disponível por meio de atendimento presencial (em área específica localizada no Protocolo da sede, no térreo), atendimento telefônico (em opção destacada no Disque ANS), ou atendimento online (link de acesso exclusivo no Portal da ANS).
Lei de acesso à informação no portal da ANS
Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

ATENÇÃO AS DATAS !!!Provas do 2º Bimestre

 http://creged06.blogspot.com/
Provas do 2º Bimestre:

No 2º Bimestre teremos a aplicação das provas nas seguintes datas:

  • 04 de julho - LP - Leitura (2º ao 9º ano)
  • 05 de julho - Matemática (2º ao 9º ano)
  • 06 de julho - Ciências (4º ao 9º ano)
  • 21 de junho a 06 de julho - LP - Produção de Texto (2º ao 9º ano)
Além dessas, haverá a aplicação das seguintes provas:

  • 04 de julho - LP - leitura (1º ano)
  • 06 de julho - Alfabetização - Escrita (1º ano)
  • 06 de julho - Alfabetização - Escrita (2º e 3º anos)
Fiquem atentos!!!!

Curso de Impactos da Violência na Saúde

 http://saudementalrj.blogspot.com/
Curso de Impactos da Violência na Saúde:
Estão abertas as inscrições, até o dia 11 de junho, para o curso de Impactos da Violência na Saúde, oferecido na modalidade a distância, com total de 500 vagas disponíveis para todo o Brasil. Este curso tem grande abrangência, sendo voltado para gestores e profissionais de saúde de nível superior de diversas frentes. Entre eles estão pessoas que trabalham com o tema da violência, população em situação de vulnerabilidade social, promoção da saúde e cultura de paz, prevenção e vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis. O edital também informa que, no segundo semestre de 2012, será lançado um edital de seleção para este mesmo curso, porém no nível de especialização. Os profissionais que já estiverem no curso de aperfeiçoamento não poderão concorrer a estas vagas. Acesse aqui o edital e confira todas as informações sobre público-alvo e inscrições.
O aperfeiçoamento foi desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública junto com a Secretaria de Vigilância em Saúde e a Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde. Coordenado pelo Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde (Claves/ENSP), p curso tem por objetivo propiciar o desenvolvimento de competências conceituais, comunicativas, interpessoais, técnicas e políticas dos participantes em relação ao impacto da violência sobre a saúde, de forma a auxiliá-los na atitude e/ou postura frente às pessoas que vivenciam situações de violência, fomentando ainda o crescimento do poder de reflexão sobre as melhores  medidas de prevenção, atendimento das vítimas e gerenciamento de ações.
Esta formação está sob a responsabilidade da coordenadora do Claves/ENSP, Simone Gonçalves de Assis, e das pesquisadoras Kathie Njaine e Patrícia Constantino, também do Claves. 
O curso tem suas atividades distribuídas em três Unidades de Aprendizagem, subdivididas em módulos, com carga horária total de 240 horas distribuídas em dez meses. A inscrição deve ser feita pela internet por meio do preenchimento da ficha de inscrição. Além disso, o candidato deverá enviar, via Correios/ECT (recomenda-se Carta Registrada ou SEDEX), toda a documentação comprobatória exigida.
Vale destacar que o candidato deve ter experiência acadêmica ou profissional na área de Violência e Saúde. O processo seletivo será realizado por uma comissão de seleção formada pela Coordenação do curso, professores do EAD/ENSP/Fiocruz e técnicos da Secretaria de Vigilância em Saúde e ainda da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde. Ele se dará em duas etapas: a verificação da documentação exigida e análise e avaliação do currículo e do memorial. O resultado será divulgado no site da EAD/ENSP.
 Conforme já mencionado, no segundo semestre de 2012, será lançado um edital para a seleção de 90 alunos para o curso Impactos da Violência na Saúde, também na modalidade a distância, entretanto, no nível de especialização e com duração de 15 meses. A especialização tem como exigência dois encontros presenciais no Rio de Janeiro e a elaboração de um trabalho de conclusão de curso. Aqueles alunos que estiverem cursando o aperfeiçoamento não poderão concorrer às vagas de especialização.
FONTE: Site ENSP/FIOCRUZ 

PREFEITO EDUARDO PAES DÁ DICA CULTURAL - INGRESSOS A R$1,00

 NÃO PERCAM!!!
Mais um excelente trabalho da Secretaria Municipal de Cultura
Equipe Eduardo Paes

Modelos de Convites para Festa Junina

 http://suzettepaula.blogspot.com/
Modelos de Convites para Festa Junina:






FIQUE SABENDO - Prevenção contra desidratação deve ser mantida nas estações mais frias do ano

 http://www.blog.saude.gov.br/

Foto: Tanner Productions/Corbis
A preocupação com a hidratação do corpo deve permanecer mesmo quando a transpiração é menor. “Na estação mais fria do ano algumas pessoas não percebem a necessidade do consumo de água. Por falta dessa percepção, ocorre a desidratação, principalmente em crianças e idosos”, explica a consultora técnica da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN), Mariana Carvalho Pinheiro. O ideal é beber entre seis a oito copos diariamente. “Outros líquidos não substituem a água, mas podem ser agregados, como caldos e chás”, diz.
De acordo com nutricionista, para que o organismo funcione corretamente, o consumo adequado de água é primordial durante o ano todo. A água não só auxilia na regulação da temperatura corporal com o suor, como elimina as toxinas através da urina, é usada intensamente no processo de respiração e faz a distribuição de nutrientes pelos diversos órgãos do nosso corpo. “A água é essencial tanto do ponto de vista da circulação, quanto do ponto de vista da filtração e da manutenção de toda estrutura corporal, células, tecidos e até ossos”, observa Mariana.
Ela alerta que o adequado é beber água antes de sentir sede. “Normalmente quando o organismo dispara os mecanismos da sede, já é sinal de que o corpo está prestes a entrar em estado de desidratação”, afirma. Mariana acrescenta que o público mais vulnerável é o idoso e a criança. “Com o envelhecimento, diminuem a percepção de alguns mecanismos corporais, entre eles, a sede. Por isso o idoso leva mais tempo para perceber que está desidratado. Já a criança, não tem consciência de que precisa beber água”, explica a nutricionista.
Bebês de até seis meses de idade não precisam de água. Eles devem consumir exclusivamente leite materno. “É muito comum que as mães achem que devem oferecer água ou chá, mas isso não é necessário. O leite materno oferece os nutrientes e a quantidade de água que o bebê precisa. Para a produção do leite materno quem tem que consumir a água é a mãe”, frisa. Ela ensina que, à medida que for introduzido alimentos para essas crianças, deve-se introduzir a água.
Fonte: Ana Paula Ferraz/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde

CSF EPITÁCIO FAZ AÇÃO NA C. M. YARA AMARAL

http://yaraamaral.blogspot.com/
SEMANA DA SAÚDE /2012
VISITA DA DENTISTA DA
 CLÍNICA DA FAMÍLIA









 TALES FICOU FELIZ COM O PRESENTE: ESCOVA , FIO DENTAL E CREME DENTAL.


FIQUE SABENDO - Afeto, aleitamento materno e ambiente calmo garantem pleno desenvolvimento de bebês

http://www.blog.saude.gov.br/
Afeto, aleitamento materno e ambiente calmo garantem pleno desenvolvimento de bebês:

Foto: Annie Engel/cultura/Corbis
Com quase 40 anos de experiência no atendimento pediátrico, o médico Ronaldo Lerch, do Hospital da Criança Conceição, vinculado ao Ministério da Saúde, destaca a importância dos dois primeiros anos de vida para o perfeito desenvolvimento, físico e neurológico de uma criança.
“O mais importante é o contato da criança com a mãe, principalmente, e com o pai, quando a relação de afeto que se estabelece. Como complementares ao bom desenvolvimento, aponto o aleitamento materno e o ambiente em que a criança vive”, explica o médico, que é chefe do Ambulatório de Pediatria.
Segundo Ronaldo Lerch, o período de amamentação é de extrema importância para as crianças. “O aleitamento materno é fundamental nos seis primeiros meses. Infelizmente, nem todas as mães conseguem amamentar por mais tempo, por conta dos compromissos profissionais. Se as mães puderem amamentar até um ano, um ano e meio, como pediatra, acho ótimo”, analisa.
Na visão do médico, o ambiente em que o bebê vive deve ser de carinho, conforto e tranquilidade. “As crianças devem viver em locais calmos, mesmo antes de nascerem, ainda no período da gestação. Os lugares devem ser livres de poluição e do cigarro, por exemplo. Hoje, está comprovado que locais em que há fumantes prejudicam o desenvolvimento da criança”.
Ronaldo Lerch também destaca a importância das vacinas. “Hoje, temos um calendário vasto de vacinação, com algumas doenças erradicadas. É fundamental seguir esse calendário, como está na carteirinha”, informa, para em seguida avaliar quais são os problemas mais comuns. “O Brasil é um país continental, com vários climas e temperaturas. No Rio Grande do Sul, onde está localizado o Hospital da Criança Conceição, nessa época do ano, 70% dos atendimentos são de problemas respiratórios. Em alguns outros estados, a diarreia é mais preocupante”.
O médico esclarece quais são os cuidados a serem tomados para impedir as crises respiratórias. “É necessário agasalhar a criança, fazer com que ela esteja sempre em ambientes arejados, evitar aglomerações e a troca brusca de temperatura, como sair de um local extremamente refrigerado e chegar à rua com 40 graus. A criança gosta de seu ambiente em casa e nos primeiros meses é importante que ela fique mais nele, na companhia dos familiares. Quando há aglomeração, aumenta o risco de que uma doença seja transmitida para a criança”.
Brasil Carinhoso - O Ministério da Saúde incluirá, a partir de 4 de junho, no programa Saúde Não Tem Preço, medicamentos para asma de forma totalmente gratuita à população. A expectativa do ministério é que a inclusão dos medicamentos tenha impacto positivo especialmente na saúde infantil. A asma está entre as principais causas de internação entre crianças de até seis anos. Em 2011, do total de 177,8 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência da doença, 77,1 mil foram crianças de 0 a 6 anos. Além disso, cerca de 2,5 mil pessoas morrem por ano por conta da doença.
Para combater a anemia nutricional infantil, o Ministério da Saúde também vai ampliar seu programa de distribuição de suplementos nutricionais. A iniciativa prevê a garantia de acesso ao sulfato ferroso em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do país para crianças de seis a 18 meses. Com essas medidas, o Ministério da Saúde pretende reduzir os casos de anemia na primeira infância em 10% e a deficiência de Vitamina A em 5% ao ano.
Fonte: Marcos Moura/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde

CMS FAZENDA FAZENDO ATIVIDADE NA E. M. ÉRICO VERÍSSIMO

Partilhando com todos as fotos das atividades do PSE desenvolvidas na Escola Municipal Érico Veríssimo, na qual foram feitos o levantamento epidemiológico, escovação supervisionada e promoção de saúde bucal.

Dentista: Cristiane Pingarilho
THB: Claudete Gaia
ASB: Luciana Silva

Participação dos ACS da equipe Lacy Ferreira
Parabéns Equipe pelo trabalho.
















ALUNOS DAS ESCOLAS DA PREFEITURA PARTICIPAM DO PROJETO CONHECENDO O JUDICIÁRIO

FONTE: PCRJ

Objetivo do projeto é possibilitar que os alunos conheçam como funciona a justiça do país, as profissões e as funções que as pessoas exercem em um Fórum

15/05/2012

A Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Fórum da cidade do Rio de Janeiro/AMAERJ e a Fetranspor está oferecendo aos alunos do 9° Ano de 10 Ginásios Experimentais, o Projeto Conhecendo o Judiciário. O projeto tem por objetivo possibilitar que os alunos da prefeitura conheçam como funciona a justiça do país, as profissões e as funções que as pessoas exercem em um Fórum.

Ao longo do ano, representantes da AMAERJ irão até as escolas apresentar aos alunos conceitos pertinentes ao tema do projeto como: esclarecer como o Poder Judiciário tem importante missão na resolução dos conflitos sociais, desigualdades e preservação de valores; promover um espaço de discussão crítica e reflexiva entre os alunos acerca do respeito aos direitos alheios como forma de terem os seus direitos respeitados; além de subsidiar a disciplina “Projeto de Vida”, ao elencar as diferentes profissões e funções exercidas por profissionais que viabilizam o funcionamento de um Fórum.
 
Após esse encontro, os alunos farão uma visita ao Fórum da cidade e posteriormente irão realizar produções textuais sobre o Projeto Conhecendo o Judiciário. Ao final do ano, os trabalhos dos alunos serão encaminhados às respectivas coordenadorias e os melhores textos constituirão uma coletânea que será distribuída nas 11 escolas participantes do projeto.  
 
GINÁSIO EXPERIMENTAL CARIOCA
 
O programa, criado em 2011, pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem como base três eixos: excelência acadêmica, educação para valores e projeto de vida do aluno. O novo modelo de ensino, realizado em tempo integral, é voltado para alunos do 7° ao 9° Ano da rede municipal. A metodologia é adotada em 19 unidades que oferecem mais tempos de aulas de Português, Matemática, Ciências e Inglês, além de professores com dedicação exclusiva aos alunos, salas de aula temática, com o deslocamento dos alunos até a sala de cada disciplina e bibliotecas compostas com grande clássicos da literatura e material de pesquisa de profissões.
 
No Ginásio Experimental Carioca são oferecidas diversas atividades para que cada aluno possa detalhar seus sonhos profissionais e assim elaborar um projeto de vida. Com ajuda do seu professor tutor, os alunos são orientados a participar de atividades eletivas que o auxiliem a prosseguir no seu projeto de vida. Todas as disciplinas eletivas têm um cunho pedagógico, com o conceito de que para realizar qualquer sonho os alunos precisam ter uma formação básica sólida.
 
Lista das 10 escolas que participam do Projeto Conhecendo o Judiciário
 
Escola Municipal Rivadávia Corrêa
Escola Municipal Orsina da Fonseca
Escola Municipal Bolívar
Escola Municipal Anísio Teixeira
Escola Municipal Mário Paulo de Brito
Escola Municipal Coelho Neto
Escola Municipal Governador Carlos Lacerda
Escola Municipal Nicarágua
Escola Municipal Von Martius
Escola Municipal Princesa Isabel

Prefeitura inspeciona mais de 600 imóveis em muitarão da dengue em Guadalupe

 FONTE: PCRJ
Prefeitura inspeciona mais de 600 imóveis em muitarão da dengue em Guadalupe

FIQUE SABENDO - Falta de ferro e vitamina A prejudica desempenho escolar e crescimento saudável

 http://www.blog.saude.gov.br/
Falta de ferro e vitamina A prejudica desempenho escolar e crescimento saudável:

Foto: Tim Pannell/Corbis Images
Como ação do programa Brasil Carinhoso, lançado pela presidenta Dilma Rousseff, o Ministério da Saúdevai distribuir suplementos de Ferro e Vitamina A para as crianças brasileiras. O objetivo é reduzir os índices de anemia, que prejudica o desempenho na escola e compromete o crescimento saudável.
A nutricionista e consultora técnica da Equipe de Programas Estratégicos de Alimentação e Nutrição da Coordenação Geral de Alimentos e Nutrição do Ministério da Saúde, Karla Lisboa, explica que a anemia contribui para a morbidade infantil. Isso porque a deficiência nutricional abaixa a imunidade e gera menos resistência a infecções. Crianças com fadiga generalizada, falta de apetite, pouca disposição e palidez podem estar com anemia.
Segundo ela, a vitamina A é uma substância importantíssima para evitar o quadro de anemia. “Ela faz parte do metabolismo do Ferro, assim como outros nutrientes também fazem parte, por isso é importante que não haja deficiência da vitamina”, explica Karla Lisboa. A complementação nutricional pelo sulfato ferroso é a medida ideal para tratar a deficiência de Ferro. A nutricionista afirma que alimentos folhosos na cor verde escuro, além de leguminosas e grãos integrais, contêm Ferro, e auxiliam a tratar a deficiência do nutriente.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS), realizada em 2006, 20,9% da população infantil brasileira entre zero e cinco anos possuem deficiência de ferro e 17,4% carência de vitamina A. Serão usadas as campanhas de vacinação para distribuir a dose de Vitamina A para crianças de seis meses a cinco anos de idade, em 2.755 municípios. O investimento é de R$ 5 milhões ao ano. Quem estiver na idade alvo receberá uma dose da vitamina a cada seis meses. As campanhas de vacinação vão reforçar a importância de receber a dose. As doses podem reduzir o risco geral de morte em 24% e o risco de mortalidade por diarreia em 28%.
A iniciativa também prevê a garantia de acesso ao sulfato ferroso em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do país para crianças de seis a 18 meses. Com essas medidas, o MS pretende reduzir os casos de anemia na primeira infância em 10% e a deficiência de Vitamina A em 5% ao ano. A medida vai impactar diretamente na redução da mortalidade infantil.
Veja os alimentos que contém Ferro e Vitamina A
Ferro
Vitamina “A”
-Folhosos verde-escuros: (exceto espinafre), agrião, couve, cheiro-verde, taioba.
-Leguminosas: feijão, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha.
-Grãos integrais ou enriquecidos: nozes, castanhas, melado de cana-de-açúcar, rapadura e açúcar mascavo.
A vitamina A é encontrada quase que exclusivamente em produtos animais, como leite humano, carnes, fígado, óleos de peixe, gema, leite integral entre outros.
Para o bebê, o leite materno é a principal fonte de Vitamina A.
Fonte: Maria Carolina Lopes / Agência Saúde

FIQUE SABENDO - Combate ao crack deve ser feito junto com estados e municípios

 http://www.blog.saude.gov.br/
Combate ao crack deve ser feito junto com estados e municípios:
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou, na tarde desta terça-feira (15), do debate sobre o combate ao crack e outras drogas nos municípios de todo o País, durante a XV Marcha dos Prefeitos a Brasília. Também estava presente o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, além de prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil.
Durante o evento, Padilha ressaltou que o Brasil vive uma epidemia de crack e que é necessário tratamento específico. “Caracterizar como epidemia significa definir que existe o problema. E não se enfrenta o crack sem prevenção, cuidado e repressão”. Além das ações já realizadas para combater este problema, esta semana o Ministério da Saúde vai habilitar 22 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em oito estados brasileiros. Juntos, Bahia, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo receberão, mais de R$ 9, 9 milhões por ano. Com o dinheiro, esses estados poderão custear o funcionamento de oito centros de porte I, dois de porte II, três porte III, quatro direcionados aos usuários de Álcool e Drogas 24 horas e mais cinco destinados ao público infanto-juvenil.
O aumento nos números de CAPS no Brasil faz parte das ações do programa “Crack, é possível vencer”, lançado em dezembro de 2012, pelo Governo Federal. Eles oferecem tratamento continuado a pessoas, e seus familiares, com problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e drogas. Atualmente são 1.742 em todo Brasil.
Durante o debate da Marcha, Padilha reforçou que o Ministério da Saúde tem uma área específica para que os municípios possam se informar sobre a oferta de serviço que melhor se adequa à cidade. “É necessária a mobilização de estados e municípios para exterminar o problema em todo o País”, enfatizou o ministro.
Como o município pode procurar ajuda – O Ministério da Saúde distribuiu aos prefeitos presentes na marcha uma cartilha que explica como os municípios podem enviar propostas para participarem de programas e projetos desenvolvidos pelo Ministério da Saúde.
Também foi disponibilizada uma revista para apresentar as principais ações desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no esforço de melhorar a qualidade do atendimento e ampliar o acesso aos serviços, além de estimular a humanização no atendimento aos usuários e incentivar a qualificação de médicos e outros profissionais de saúde.
Ilana Paiva / Blog da Saúde